Política

Política

Soraya diz por redes sociais que 'golpistas' clonaram seu WhatsApp

Senadora de MS disparou alerta: "não envie dinheiro ou qualquer informação"

Continue lendo...

A senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke, do União Brasil, divulgou nesta sexta-feira (18) via redes sociais que seu whatsapp foi clonado.

Em conta do Facebook, ela postou: "Atenção. Clonaram o meu WhatsApp. Não envie dinheiro ou qualquer informação para os golpistas". Não há mais detalhes no comunicado.

Ainda de acordo com informações de pessoas ligadas à senadora, o golpista teria tentando fazer contato com a mãe dela, mas não conseguiu.

 

O QUE FAZER?

 

De acordo com texto publicado no portal da Serasa, birô de crédito, há dicas para se proteger do crime em questão.

Meu WhatsApp foi clonado. E agora?

Você já viu como saber se seu WhatsApp foi clonado. Mas, se mesmo com todos os cuidados você perceber que o seu aplicativo foi hackeado, é necessário tomar algumas atitudes para evitar transtornos maiores.

A primeira delas é recuperar a sua conta. Para isso, entre no WhatsApp com o seu número de telefone e confirme o código que receberá por SMS. Assim que fizer o processo, a pessoa que estiver com a sua conta indevidamente será desconectada.

Além disso, assim que perceber que o seu WhatsApp foi clonado, avise amigos e familiares por mensagens em redes sociais, e-mails e ligações para que não falem com o golpista que está se passando por você.

Depois que resolver a situação, siga alguns procedimentos para aumentar a segurança da ferramenta e evitar que novos golpes ocorram:

Nunca compartilhe o código de registro do WhatsApp enviado por SMS;

Ative a confirmação em duas etapas, clicando em "Configurações" e "Conta" para criar um PIN;

Tenha um antivírus para identificar possíveis ameaças em seu celular;

Utilize sempre a versão oficial do WhatsApp e faça o download do aplicativo apenas na loja de aplicativo do seu smartphone;

Altere as suas configurações de privacidade para que apenas os seus contatos vejam a sua foto de perfil;

Se receber algum pedido estranho de amigo ou familiar, principalmente relacionado a dinheiro, confirme isso por ligação para evitar cair em golpes.

Agora você já descobriu como saber se seu WhatsApp foi clonado, fica mais fácil se proteger. Como dissemos, essa ferramenta conta com tecnologia de ponta para garantir mais segurança e privacidade aos usuários, mas os criminosos também se aperfeiçoam para "burlar" essa proteção.

Assine o Correio do Estado

Pesquisa IPR

Nelson Cintra lidera briga pela prefeitura de Porto Murtinho

Na pesquisa espontânea, o candidato do PSDB aparece com 56,77% da preferência dos entrevistados

20/09/2024 12h12

Nelson Cintra

Nelson Cintra

Continue Lendo...

Pesquisa de intenções de voto para prefeito de Porto Murtinho (MS), realizada pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), no período de 14 a 16 de setembro, junto a 303 moradores do município com 16 anos ou mais, revela que, se as eleições municipais fossem hoje, o atual prefeito Nelson Cintra (PSDB) seria reeleito. 

Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Nelson Cintra aparece com 56,77% da preferência dos entrevistados.

Já o segundo colocado, Fábio Netto (PL), tem 13,53%, o terceiro, Ton Olmedo (PSB), tem 5,61%, e a quarta, Dulce Leão (Republicanos), tem 1,65%, e 22,44% ainda estão indecisos.

Na pesquisa estimulada, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, o atual prefeito amplia sua vantagem, alcançando 61,72% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem os candidatos Fábio Netto, com 18,15%, Ton Olmedo, com 7,92%, e Dulce Leão, com 2,31%, enquanto 8,58% estão indecisos e 1,32% votarão em branco ou anularão.

REJEIÇÃO

O IPR ainda levantou a rejeição dos quatro candidatos a prefeito de Porto Murtinho. Nesse quesito, 24,75% dos entrevistados falaram que, se as eleições fossem hoje, não votariam de jeito nenhum em Ton Olmedo, seguido por Nelson Cintra, com 11,55%, Dulce Leão, com 7,59%, e Fábio Netto, com 1,98%, enquanto 46,53% não rejeitam nenhum dos quatro, 1,32% rejeitam todos os candidatos e 6,27% estão indecisos.

Além disso, o IPR também avaliou a administração de Nelson Cintra, e verificou que 70,62% dos entrevistados a aprovam. Desses, 33,66% classificaram sua gestão como ótima, e 36,96% a consideraram boa.

Outros 15,18% disseram que a gestão é regular, 2,64% falaram que é ruim, 9,57% declararam que é péssima e 1,98% não souberam ou não responderam.

QUEM GANHA

O instituto perguntou aos 303 entrevistados quem será eleito prefeito de Porto Murtinho nas eleições deste ano, independentemente dos seus respectivos votos, e 70,63% falaram que será Nelson Cintra. 
Já 13,86% disseram que será Fábio Netto, 5,61% citaram Ton Olmedo e 1,65% apontaram Dulce Leão, enquanto 8,25% se declararam indecisos. 

 O levantamento realizado pelo IPR foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº MS-04019/2024, tendo margem de erro de 5,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. (DP)

Mudanças

Crhistinne Maymone é exonerada da Ses

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado

20/09/2024 10h09

Crédito Governo do Estado

Continue Lendo...

Secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a doutora em ciências Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, foi exonerada do cargo hoje, sexta-feira (20), segundo publicação 11.621 do Diário Oficial do Estado (DOE)

Conforme o informativo, a exoneração, assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), decorre da aposentadoria de Crhistinne na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Devido a essa mudança em seu regime previdenciário, a profissional se afastará do cargo na SES.

Nomeada em 2 de janeiro de 2023 para o cargo em comissão de Administração Superior e Assessoramento da SES, Crhistinne recebia uma remuneração fixa de R$ 34 mil.

Com vasta experiência na área da saúde, a profissional é graduada em Odontologia pela UFMS, a secretária chegou a ocupar  outros cargos de chefia no setor. Veja a nota:



"Ela permanece no cargo, a exoneração foi apenas por questões previdenciárias, devido a aposentadoria dela no serviço federal".

Confira a publicação:
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).