Política

CAMPO GRANDE

Vereador pede cassação de Benites e promete denunciar participantes de atos contra a democracia

Professor André Luís fez pedido para cassar mandato de colega nesta terça-feira, e diz que monitora outros participantes de atos em frente ao CMO

Continue lendo...

O vereador Professor André Luís (Rede) protocolou na sessão desta terça-feira (8) requerimento pedindo abertura de processo disciplinar contra seu colega vereador Dr. Sandro Benites (Patriota), por ter participado de atos antidemocráticos em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande.

André Luís ainda informou que acionou sua equipe para filmar, fotografar e obter informações sobre os atos, que obstruem a Avenida Duque de Caxias, em Campo Grande, há mais de uma semana. O material, segundo ele, será entregue a todos os órgãos de fiscalização, como as polícias Civil, Militar, Federal, além de órgãos do Poder Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal e o Superior. 

Caso a representação disciplinar contra Sandro Benites avance, o vereador do Patriotas pode ser punido até mesmo com a cassação. Para que tal medida fosse adiante, seria necessária a abertura de um processo no Conselho de Ética do Legislativo Municipal.  

“Ele foi eleito em um regime democrático, e está pedindo que a democracia seja revogada. É uma grande incoerência”, queixa-se André Luís. 

O autor do pedido de abertura de processo disciplinar contra o colega, ainda afirmou que não há sequer cabimento tentar pedir desculpas por ter participado dos atos antidemocráticos. “Isso é uma tentativa de homicídio contra a democracia. O que ele está pedindo é um golpe militar. Isso não é um ato de apoio ao atual presidente (Jair Bolsonaro-PL). Isso é crime e tem de ser punido”, queixou-se. 

Na sessão desta terça-feira, Sandro Benites não pediu desculpas. Apenas disse ter sido mal-interpretado.

“General Davi, nós Campo-grandenses, patriotas, humildemente, pedimos socorro, nos livre desse mal, e juntos não aceitamos ser governados por um ladrão, por um narcotraficante, nos ajude General, é o que pedimos hoje, em nome da pátria. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!”, disse Sandro Benites, em cima do Trio Elétrico, ao pedir intervenção militar contra o resultado das eleições. 

No segundo turno disputado em 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sagrou-se vencedor, com mais votos que Jair Bolsonaro (PL). 

Fiscalização

André Luís ainda disse que, juntamente com sua equipe, pretende catalogar todas as pessoas que subiram no caminhão de som colocado em frente ao Comando Militar do Oeste. “Já estou fazendo as manifestações, para que todos tenham ciência dos atos cometidos”, disse. 

Na noite de segunda-feira (7), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que todas as polícias estaduais e federais monitorem todos os bloqueios de rodovias e vias urbanas, e cataloguem e identifiquem os participantes e seus veículos. 

A multa para os que promoverem os atos antidemocráticos pode chegar a R$ 100 mil. Nesta terça-feira (8), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) informou que atendeu à ordem de Moraes, e passou a identificar os responsáveis. Os policiais também iriam pedir para os que ainda obstruem vias, que desocupem os locais públicos.

Presidente da Câmara

Procurado, o presidente da Câmara, Carlão (PSB), disse que ainda irá ler a representação feita por André Luís.

“Se entender que cabe mandar para o Conselho de Ética, vou mandar para o Conselho de Ética”, afirmou. “Não posso dizer se é caso de cassação, de suspensão ou de advertência. Mas eu vou analisar o pedido”, complementou o presidente da Câmara. 

Carlão disse que ainda não consegue afirmar se é o caso de Benites é de advertência, ou de uma punição mais drástica, como a cassação. “Vamos ver. Se ele repetir isso, começar com brincadeira de novo, e achar que é o “bambambam” da ver. Ele poderá se ferrar”, disse o chefe do Legislativo.

Assine o Correio do Estado

 

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

"Pé direito"

Gordinho do Bolsonaro pede boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Deputado federal jogou chinelos no lixo e disse que irá passar virada do ano ouvindo Zezé de Camargo

22/12/2025 14h45

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em polêmica que envolveu boa parte da direita, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conhecido como "Gordinho do Bolsonaro" pediu boicote à Havainas após a atriz Fernanda Torres estrelar a nova propaganda da marca"alfinetando" indiretamente o espectro bolsonarista.

Na propaganda, a atriz afirma aos espectadores que não deseja que eles comecem o próximo ano "com o pé direito", fator que revoltou o deputado, que fez questão de descartar os chinelos em uma lixeira, gravar a ação e postar em suas redes sociais.

"Passei a minha vida inteira usando chinelo havaianas, mas infelizmente como eu não vou poder virar 2026 com o pé direito, aqui em casa vai pro lixo, havainas aqui na minha casa não entra mais, e tem outra vou passar a virada escutando Zezé de Camargo", destacou Gordinho. 

Abaixo, a íntegra da propaganda estrelada pela atriz. 

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama", diz Fernanda, no comercial.

Vale destacar que o comercial gerou polêmica com outros políticos da direita. O "jogo de palavras" com a conhecida expressão popular significou, para Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros, uma indireta ao espectro político da direita.

"Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém 'declaradamente de esquerda'", disse em suas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, a declaração do deputado conta com 155 mil curtidas e mais de 15 mil comentários. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).