O Google apresentou nesta quarta-feira a sua solução para editoras que querem oferecer conteúdo digital pago à leitores. O anúncio vem apenas um dia depois que a Apple divulgou seu plano para assinaturas no iPad.
O serviço, chamado de One Pass (ou “passe único”, na tradução do inglês para o português) permite que as editoras escolham o preço e a duração da assinatura. Uma revista semanal pode cobrar 40 dólares por mês, por exemplo. Já os usuários poderão acessar o conteúdo por qualquer aparelho - computador, tablet ou smartphone - usando a mesma senha.
Pelo seu papel de intermediário, o Google ficará com uma comissão de 10%, valor muito menor que o cobrado pela Apple: 30% das assinaturas de novos consumidores que a Apple alistar. O valor cobrado pela empresa de Steve Jobs foi considerado alto pela imprensa especializada em tecnologia e negócios. Outra restrição imposta pela Apple diz respeito ao valor da assinatura. Ela deve ser igual ou menor ao que a editora cobra por outro tipo de assinatura digital - como acesso a conteúdo pago em sites.
O Google One Pass também possibilita que editoras tenham controle sobre quais conteúdos serão pagos e quais serão gratuitos. O serviço está disponível para editoras dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha e Grã-Bretanha.