Estudantes de Mato Grosso do Sul foram convocados para desenvolver um robô capaz de atuar em um desastre, resgatando pessoas em locais inóspitos, onde um ser humano não conseguiria entrar. E o mais importante: os robôs precisam realizar a tarefa sozinhos, sem a interferência de seus criadores. A tarefa será realizada na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que reúne os melhores estudantes de robótica do Estado em dois campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os participantes terão de construir e programar um robô capaz de percorrer sozinho uma pista que simula o resgate. O evento começa na próxima sexta-feira (15). Serão realizadas etapas regionais e estaduais da competição para alunos de nível fundamental e médio em Ponta Porã e Campo Grande. Dezesseis equipes estão inscritas.
Horários e datas
Na Capital, no dia 15, das 12 às 18h, será realizada a Etapa Estadual de Nível 1, na qual competem estudantes de nível fundamental. Quatro equipes estão inscritas e os vencedores se classificam para a competição nacional. No dia 16, será a Etapa Regional Nível 2, que ocorre simultaneamente nos dois campus, das 8 às 18h. Oito equipes de estudantes de nível médio participam em Campo Grande e quatro em Ponta Porã. Os vencedores estarão classificados para a Etapa Estadual Nível 2, que será em Ponta Porã nos dias 28 e 29 de agosto. Nos dois níveis, os vencedores das etapas estaduais participarão da competição nacional, que será realizada em outubro na cidade de São Carlos (SP).
Locais
Todas as provas são abertas ao público. Em Campo Grande, serão realizadas no campus provisório do IFMS, na Avenida Júlio de Castilho, 4960, Jardim Panamá. Em Ponta Porã, o campus está localizado na Rodovia BR 463, Km 14, s/n.
Preparação
Para a realização das provas, os dois campus estão construindo pistas novas que simulam o local de desastre e precisam ser percorridas pelos robôs. Em Campo Grande, serão duas arenas com provas simultâneas. Também haverá espaço para que as equipes façam ajustes nos equipamentos. Das 12 inscritas (níveis 1 e 2) na Capital, cinco são do IFMS.
Em Ponta Porã, haverá uma pista de competição. Das quatro equipes inscritas no município, três são do Instituto e vêm se preparando desde o começo do ano. Com tradição na OBR, estudantes do campus foram classificados para a fase nacional nos últimos dois anos. Esta é a primeira vez que o Instituto é convidado para sediar a competição, da qual participa com equipes desde 2011, já tendo vencido etapas regionais e alcançado boas classificações em nível nacional.


