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VEÍCULOS PESADOS

A Foton Caminhões investe em táticas de crescimento sustentável com nova geração de caminhões

Em busca da meta de oferecer veículos em todos os segmentos de mercado, surge a família Aumark S

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A Foton Caminhões, que desde 2010 representa no Brasil a fabricante chinesa Foton Motor Group, está lançando no mercado nacional sua nova geração de caminhões leves e médios. Trata-se da família Aumark S, recentemente lançada na China. Os veículos chegam ao Brasil em três versões: Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16. 

Os modelos de 6,5 e 11 toneladas já começaram a ser comercializados em toda a rede de concessionárias, enquanto o de 9 toneladas estará disponível a partir de 2021. O Citytruck 6.5-15 tem peso bruto total de 6.660 quilos, o Citytruck 9-16, 8.850 quilos e o Citytruck 11-16, 11 mil quilos.

Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. Trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, comemora Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil. 

O trem de força dos novos caminhões adota motorização Cummins e transmissão ZF que, segundo a Foton, asseguram otimização do consumo, reduzidos níveis de emissões e atende às normas Proconve P7. A versão Citytruck 6.5-15 vem equipada com o motor Cummins ISF 2.8 L com potência de 150 cavalos e torque de 36,7 kgfm, acoplado à transmissão ZF 5S 368, sincronizada com “overdrive”. 

Já a versão Citytruck 11-16 traz o Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 51 kgfm em conjunto com a transmissão ZF 6S 500, sincronizada e com “overdrive”. Ambas têm janela para tomada de força (PTO). A versão Citytruck 9-16 vem equipada com o mesmo “powertrain”, com potência e torque iguais. 

A diferença está no entre-eixos, de 3,8 metros, tanque de combustível e nos pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos de capacidade legal e de 11 mil quilos na capacidade técnica. 

Os veículos da família Aumark S contam com sistemas de injeção common rail e tratamento dos gases de escape com tecnologia SCR para a redução de emissões. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16, 160 litros e o Citytruck 11-16, 200 litros.

Os três novos modelos da Foton contam com freio a ar, da Wabco. E a versão Citytruck 6.5-15 é a única da categoria que vem equipada com freio a ar, tanto no freio dianteiro quanto no traseiro. Os novos modelos da família Aumark S contam com freio-motor e têm uma tecla de ajuste de condução, para favorecer a redução no consumo de combustível. 

Além disso, têm sistemas de segurança ativa da Wabco com freio ABS e EBD no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16 e DRL em leds. Os novos veículos têm sistema de segurança passiva, atendendo aos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29). São duas opções de cabine, ambas com defletores de série. Esses equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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