Veículos

VEÍCULOS

A General Motors apresenta nos Estados Unidos o Bolt EUV (Electric Utility Vehicle)

A previsão é que o utilitário esportivo elétrico, chegue ao Brasil ainda em 2021

Continue lendo...

Dentro da proposta da General Motors de popularizar os carros elétricos, foi apresentado nos Estados Unidos o novo Bolt EUV (Electric Utility Vehicle, ou veículo utilitário elétrico). 

A previsão é de chegada às concessionárias da América do Norte em meados deste ano e para o último trimestre no mercado brasileiro, para se juntar ao Bolt EV, hatch elétrico vendido no país desde 2016, com preço inicial de R$ 262 mil. 

No mercado norte-americano, o Bolt 2022 sai a partir de US$ 31.995, equivalente a R$ 172 mil, enquanto o Bolt EUV partirá de US$ 33.995, ou R$ 183 mil.

A sigla “EUV” está relacionada à denominação SUV, para Sport Utility Vehicle, adotada nos utilitários esportivos a combustão comum. 

O novo SUV 100% elétrico da Chevrolet se diferencia do Bolt EV, do qual divide a plataforma, por ser 16,1 centímetros mais longo (4,33 metros) e 7,5 centímetros maior na distância de entre-eixos (2,67 metros), resultando principalmente em mais espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás. 

Visualmente, os dois automóveis são muito parecidos. 

Embora o EUV tenha um estilo final próprio, é totalmente baseado no design, nas linhas da carroceria, nos faróis estreitos e nas lanternas do hatch de segunda geração, que também virá este ano para o Brasil.

O EUV tem design frontal agressivo, com luzes de circulação diurnas estreitas e indicadores de mudança de direção localizados na parte de cima do para-lama, com os faróis logo abaixo. 

A parte superior da grade hexagonal, naturalmente fechada, pois os carros elétricos não contam com radiador de arrefecimento do motor a combustão, tem um destaque na cor da carroceria no lugar do plástico preto, característico da geração anterior do Bolt EV.

O Bolt EUV herda também o conjunto elétrico do EV, com motor de 204 cavalos de potência (150 kW) e 35,7 kgfm de torque instantâneo. 

No entanto, tem uma autonomia um pouco menor (402 quilômetros ante os 416 quilômetros do EV) por conta do peso maior de 45 quilos (1.669 quilos). 

O carregamento rápido DC é o mesmo para os dois modelos, com autonomia para até 161 quilômetros com uma carga de meia hora. 

Trazem ainda um novo cabo com um plugue intercambiável que permite carregar em tomadas de 120 e 220 volts.

Nos Estados Unidos, haverá o Bolt EUV Launch Edition – versão de lançamento – com recursos especiais, destacando o Super Cruise (exclusivo do utilitário esportivo elétrico), tecnologia que estará disponível como opcional pela primeira vez em um veículo inteiramente “verde” da marca na configuração topo de linha Premier. 

O Super Cruise é um sistema avançado de assistência ao motorista, adicionando condução autônoma ao controle de cruzeiro adaptativo e monitor de fadiga mais avançado. 

O EUV sai de fábrica com câmera traseira e o pacote Chevrolet Safety Assist, com frenagem de emergência automática (AEB), alerta de colisão frontal, assistente de permanência de faixa, indicador de distância do veículo à frente, IntelliBeam (troca automática de farol baixo e alto) e frenagem dianteira com alerta para pedestres e os opcionais câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptável e alerta de movimentação traseira.

A cabine do Bolt EUV foi bem atualizada em relação à geração anterior do EV. 

O painel de instrumentos 100% digital tem uma tela “touchscreen” de 10,2 polegadas com interface nova, espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE e carregamento sem fio. 

Conforme a GM, os bancos são mais confortáveis, com revestimento em material sintético de alta qualidade com costuras contrastantes. 

O console central apresenta um novo botão no lugar da alavanca de câmbio dos carros comuns, para ativar o sistema para se dirigir usando apenas um pedal.

No início deste ano, a gigante norte-americana anunciou seu objetivo mundial de vender apenas veículos de emissão zero até 2035. 

Assim, somente veículos 100% elétricos ou movidos a célula de combustível estarão nos planos da fabricante a médio e longo prazos. 

No Brasil, a GM deu partida a sua oferta de veículos elétricos com o Bolt EV, com o hatch logo se transformando no 100% “verde” mais vendido do país. 

A GM tem o compromisso de liderar a eletrificação no Brasil e na região. 

Desde que apresentamos o Bolt EV no Salão do Automóvel de São Paulo, temos observado um crescente interesse do consumidor pelos carros elétricos. 

O sucesso do Bolt EV nos encoraja a continuar investindo em novidades no segmento. Até o final do ano, acrescentaremos ao nosso catálogo o Bolt EUV”, prometeu Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).