A diminuição das emissões de poluentes na frota de qualquer empresa melhora os indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que expressam os critérios ambientais, sociais e de governança coorporativa nas organizações.
Boas práticas nesses campos são essenciais para a tomada de decisões dos investidores e representam resultados positivos ao valor das empresas.
Em todo o mundo, clientes, acionistas e governos pressionam pela redução de emissões e a substituição das frotas de entregas urbanas por veículos 100% elétricos – um fenômeno já recorrente na China e na Europa.
No Brasil, uma das marcas que se mobilizam para atender à demanda é a JAC Motors, que importa da China a picape iEV330P e duas versões do caminhão leve iEV1200T, com PBT de 7,5 e de 8,5 toneladas, modelos que permanecem únicos disponíveis em seus segmentos no mercado nacional.
Agora, a rede autorizada da marca chinesa começará a receber um novo produto inédito em seu segmento: a JAC iEV750V, a primeira van de grande porte totalmente elétrica do mercado brasileiro, vendida por R$ 386.990.
“Estamos bastante entusiasmados com esse modelo, considerando algumas aplicações bem específicas, como o segmento de entregas urbanas, por exemplo. Não é exagero afirmar que, depois da JAC iEV750V, nenhuma outra van a diesel tipo furgão será adequada para essa finalidade”, comemora Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Uma van movida a diesel que rode por 40 mil quilômetros por ano emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período.
“São 200 toneladas para cada veículo em um prazo de dez anos! A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de entregas urbanas consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono”, acentua Habib.
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Segundo a JAC Motors do Brasil, a iEV750V tem um custo total por quilômetro rodado de duas vezes e meia menor que seu equivalente com motor diesel.
Com torque imediato de 76,5 kgfm e 163 cavalos de potência, a van elétrica é equipada com uma bateria de 92 kWh de capacidade.
Pode transportar um volume de 12,3 metros cúbicos e capacidade de carga de 1,54 tonelada – superando amplamente a BYD eT3, van elétrica compacta também importada da China, que tem capacidade para e 3,3 mil litros e 720 quilos de carga.
De acordo com os dados da fabricante, o novo modelo oferece 235 quilômetros de autonomia – podendo atingir 280 quilômetros com a utilização do modo Eco, que aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e nas frenagens, e o ar-condicionado desligado.
Pelas contas da JAC Motors, a iEV750V dispende um valor seis vezes mais baixo nas despesas de manutenção do que todas as rivais com o mesmo porte movidas a diesel no país.
Afinal, o modelo livre de emissões da JAC não tem câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, catalisador e correias.
Além das vantagens no custo de manutenção, os veículos totalmente elétricos oferecem um nível de ruído próximo a zero, o que se traduz em maior conforto ao condutor e contribui para a diminuição da poluição sonora no tráfego urbano.
Ainda segundo a fabricante, uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh).
Como, conforme os dados da JAC, a nova van percorre até 280 quilômetros após esse investimento por recarga, a conta final resultaria em R$ 0,20 por quilômetro rodado.
Com óleo diesel, que custa em média R$ 4,50 nos postos paulistas, como as vans costumam fazer 7 km/l a diesel, isso geraria um custo por quilômetro rodado de R$ 0,64.
Considerando a menor despesa no custo de manutenção da van elétrica, mais o valor poupado no abastecimento, a economia média chegaria a R$ 0,50 por quilômetro rodado.







