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NOVIDADE ELÉTRICA

A JAC iEV750V será a primeira van 100% elétrica de grande porte do mercado brasileiro

A rede autorizada começará a receber o produto inédito e será vendido por R$ 386.990

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A diminuição das emissões de poluentes na frota de qualquer empresa melhora os indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que expressam os critérios ambientais, sociais e de governança coorporativa nas organizações. 

Boas práticas nesses campos são essenciais para a tomada de decisões dos investidores e representam resultados positivos ao valor das empresas. 

Em todo o mundo, clientes, acionistas e governos pressionam pela redução de emissões e a substituição das frotas de entregas urbanas por veículos 100% elétricos – um fenômeno já recorrente na China e na Europa. 

No Brasil, uma das marcas que se mobilizam para atender à demanda é a JAC Motors, que importa da China a picape iEV330P e duas versões do caminhão leve iEV1200T, com PBT de 7,5 e de 8,5 toneladas, modelos que permanecem únicos disponíveis em seus segmentos no mercado nacional. 

Agora, a rede autorizada da marca chinesa começará a receber um novo produto inédito em seu segmento: a JAC iEV750V, a primeira van de grande porte totalmente elétrica do mercado brasileiro, vendida por R$ 386.990.

Estamos bastante entusiasmados com esse modelo, considerando algumas aplicações bem específicas, como o segmento de entregas urbanas, por exemplo. Não é exagero afirmar que, depois da JAC iEV750V, nenhuma outra van a diesel tipo furgão será adequada para essa finalidade”, comemora Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. 

Uma van movida a diesel que rode por 40 mil quilômetros por ano emite cerca de 20 toneladas de CO2 no período.

São 200 toneladas para cada veículo em um prazo de dez anos! A introdução dessa van 100% elétrica da JAC na frota das empresas de entregas urbanas consiste na anulação dessa gigantesca emissão de carbono”, acentua Habib. 

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Segundo a JAC Motors do Brasil, a iEV750V tem um custo total por quilômetro rodado de duas vezes e meia menor que seu equivalente com motor diesel. 

Com torque imediato de 76,5 kgfm e 163 cavalos de potência, a van elétrica é equipada com uma bateria de 92 kWh de capacidade. 

Pode transportar um volume de 12,3 metros cúbicos e capacidade de carga de 1,54 tonelada – superando amplamente a BYD eT3, van elétrica compacta também importada da China, que tem capacidade para e 3,3 mil litros e 720 quilos de carga. 

De acordo com os dados da fabricante, o novo modelo oferece 235 quilômetros de autonomia – podendo atingir 280 quilômetros com a utilização do modo Eco, que aumenta a regeneração de carga nas desacelerações e nas frenagens, e o ar-condicionado desligado. 

Pelas contas da JAC Motors, a iEV750V dispende um valor seis vezes mais baixo nas despesas de manutenção do que todas as rivais com o mesmo porte movidas a diesel no país. 

Afinal, o modelo livre de emissões da JAC não tem câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, catalisador e correias. 

Além das vantagens no custo de manutenção, os veículos totalmente elétricos oferecem um nível de ruído próximo a zero, o que se traduz em maior conforto ao condutor e contribui para a diminuição da poluição sonora no tráfego urbano. 

Ainda segundo a fabricante, uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh). 

Como, conforme os dados da JAC, a nova van percorre até 280 quilômetros após esse investimento por recarga, a conta final resultaria em R$ 0,20 por quilômetro rodado. 

Com óleo diesel, que custa em média R$ 4,50 nos postos paulistas, como as vans costumam fazer 7 km/l a diesel, isso geraria um custo por quilômetro rodado de R$ 0,64. 

Considerando a menor despesa no custo de manutenção da van elétrica, mais o valor poupado no abastecimento, a economia média chegaria a R$ 0,50 por quilômetro rodado.

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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