Veículos

MASERATI

A Maserati completa a coleção de alto desempenho Trofeo com o Ghibli e o Quattroporte

Os três veículos da coleção tem as cores da bandeira italiana: verde, branco e vermelho

Continue lendo...

Após o lançamento em 2018 do Levante, a versão mais extrema e potente do utilitário esportivo da Maserati, dois novos modelos se juntam agora à invejável coleção Trofeo da marca italiana do Tridente. São o Ghibli e o Quattroporte Trofeo, duas novas peças na cobiçada família marcada pela esportividade e pelo luxo. Italianíssima, a Maserati apresenta os três veículos da coleção nas cores da bandeira nacional, sendo o verde reservado para o Quattroporte, o branco para o Levante e o vermelho para o Ghibli, que se combinam aos cromados polidos e às aplicações em vermelho brilhante para alcançar uma aparência particularmente agressiva e elegante. A fabricante faz na coleção Trofeo uma nova interpretação de suas berlinas (como os italianos se referem aos sedãs com estilo esportivo) sublinhando a introdução do motor V8. O coração do Ghibli e do Quattroporte Trofeo é o V8 Twin Turbo de 3,8 litros com potência de 580 cavalos e um torque de 74 kgfm. O motor, que estreou com o Levante, é construído na fábrica da Ferrari, em Maranello, conforme as especificações da Maserati, e foi modificado e desenvolvido para oferecer desempenho marcante nos dois sedãs com tração traseira. Novidade absoluta no Ghibli, o oito cilindros em “V” já foi utilizado no passado no Quattroporte GTS em sua versão de 530 cavalos. Segundo a Maserati, com a “usina” de 580 cavalos, os dois sedãs passam a ser os mais rápidos da marca, podendo atingir a velocidade máxima de 326 km/h, enquanto no Levante, a final fica em 302 km/h.

Assim como no modelo da coleção apresentado há dois anos, o Ghibli e o Quattoporte incorporam o sistema de Controle Integrado do Veículo (IVC) com uma configuração específica, que garante uma melhor dinâmica de condução, maior segurança ativa e respostas ainda mais emocionantes, de acordo com a engenharia da Maserati. Os dois novos modelos contam ainda com o botão Corsa - configura o automóvel para um estilo mais esportivo - e um controle que “liberta” o propulsor para o motorista encontrar a verdadeira emoção de conduzir um carro da marca italiana. Os três “bólidos” de alta performance da coleção Trofeo utilizam a transmissão automática ZF de 8 marchas com calibragem diferente para cada um, diferencial traseiro autoblocante mecânico, suspensão Skyhook com triângulos sobrepostos na frente e multilink atrás e controle eletrônico de tração e de estabilidade. Segundo a Maserati, o Ghibli acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e o Quattroporte, em 4,5 segundos.

Os novos Ghibli e Quattroporte Trofeo se diferenciam esteticamente por alguns elementos exclusivos, como a grade frontal com barras verticais duplas e acabamento em Black Piano, aplicações em fibra de carbono nas molduras das tomadas de ar dianteiras e no defletor traseiro, cor vermelha nos perfis inferiores das saídas de ventilação laterais e no raio no emblema do Tridente colocado nas colunas “C” (as de trás), com ambos equipados com rodas de 21 polegadas em alumínio. O Ghibli Trofeo tem um capô redesenhado e com duas entradas de ventilação para melhor refrigeração do motor.

No interior, o Quattroporte e o Ghibli herdam do Levante a cordialidade típica italiana com a tela “touchscreen” do sistema de infoentretenimento dando as “boas-vindas” ao motorista quando a ignição é acionada, os encostos de cabeça com logotipo “Trofeo” afixado em relevo e o revestimento em pele natural Pieno Fiore de grão integral. Os dois modelos incorporam ainda as novidades introduzidas em suas respectivas famílias, como sinaleiras reestilizadas, silhueta tipo bumerangue (inspirada no 3200 GT e no protótipo Alfieri), os mais recentes sistemas avançados de assistência à condução, o assistente virtual MIA (Maserati Intelligent Assistant) e a tela do sistema multimídia com resolução aumentada e 10,1 polegadas, substituindo a anterior de 8,4 polegadas.  

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).