Veículos

CARRO ESPORTIVO

Adrenalina a mais de mil a bordo do novo e potente Mustang Mach 1

Das pistas, para as ruas, o bólido acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de quatro segundos

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Ver um bólido ao vivo é empolgante, saber que vai pilotá-lo em uma pista fechada empolga ainda mais. Com o novo Mustang Mach 1 foi assim. Fomos até o Autódromo Velocittá, no interior de São Paulo, para conhecer e acelerar o ícone que marca gerações.

Relembrar é viver

Desde quando começou a vir oficialmente para o Brasil, a Ford deixou claro que o novo Mustang foi inspirado nos clássicos de 1969. Em 2017, a marca veio com o GT Premium e foi assim até 2020, quando apresentou o Black Shadow, e agora para 2021 está trazendo o Mach 1. Falando nisso, você sabe o que significa Mach 1?

É uma medida usada pela Aeronáutica que corresponde à velocidade do som. O número Mach 1,00 é igual a 1.216 km/h ao nível do mar. Claro que isso é só uma curiosidade, o que importa mesmo é saber como foi pilotar o bólido.

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O carro

O Mustangão, como carinhosamente o apelidei, vem com diversas peças arrojadas, trazidas das versões mais esportivas, como GT350, GT500 e Bullitt. Por isso, o Mach 1 é mais potente que a versão anterior e rende 483 cv, tem 56,7 kgfm de torque e o câmbio recalibrado continua com 10 velocidades.

No visual, para-choque aerodinâmico, com referência ao Mach 1 de 1969, defletor de ar traseiro do Shelby GT500 e escapamento com saídas de 4,5”. Já no interior, todo o requinte e a sofisticação que todo carro de luxo deve ter, além do painel de instrumentos de 12” customizável, badge exclusivo Mach 1, FordPass connect e sete modos de condução.

A experiência

O carro já havia sido apresentado por meio de uma coletiva virtual, então, quando chegamos ao autódromo, sabíamos tudo na teoria, restava somente colocar em prática o que mais gostamos de fazer: dirigir, ou melhor, pilotar. Vale dizer que todos que estavam no evento fizeram testes para Covid-19 e testaram negativo.

Confesso que, ao escutar o som do Coyote 5.0 na primeira partida, não tem como não arrepiar. No total, foram quatro voltas na pista. A primeira para reconhecimento e as demais para pegar o jeito da máquina.

Na primeira acelerada, mesmo em modo normal, parece que a alma sai do corpo. Sério! O carro vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de quatro segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.

Quando coloquei o carro no modo pista, automaticamente o painel ficou mais arrojado e com visual mais esportivo. Vale ressaltar que, se quiser usar o modo manual, basta tocar nas borboletas do volante.  

Mas sinceramente não há necessidade, pois o câmbio automático é bem ágil, fazendo com que as trocas de marcha sejam mais precisas. Uma experiência única.  

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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