Veículos

LANÇAMENTO

Caoa Chery Tiggo 3X estreia com motor turbo e quer ser o mais vendido da marca

O novo SUV da marca ficará posicionado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X

Continue lendo...

Dando sequência ao plano de expansão de portfólio iniciado há três anos, a Caoa Chery lança mais um SUV, o Tiggo 3X, que será posicionado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X.

O modelo é derivado de fato do Tiggo 2, a versão mais atualizada da plataforma, com utilização de aços nobres e novos materiais de isolamento acústico. 

A meta da marca é emplacar 1.000 unidades/mês do modelo, fazendo com que o Tiggo 3X assuma a liderança e deixe o Tiggo 5X em segundo lugar, falando apenas dos modelos da montadora.

Serão duas versões: Plus, por R$ 100.990, e Pro, por R$ 105.990. No lançamento, a marca oferecerá bônus de R$ 6 mil para as duas versões, que serão vendidas por tempo limitado a R$ 94.990 (Plus) e R$ 99.990 (Pro).

O modelo concentra a maioria das modificações na parte dianteira, como grade, para-choque, faróis dois blocos estilo Fiat Toro e assim por diante. 

A grade imponente ganhou desenhos exclusivos para cada versão, trazendo movimento e profundidade ao design, tanto no desenho tipo “matrix” da versão Plus quanto no diamond da versão Pro.

Mesmo com os novos para-choques, o Tiggo 3X repete exatamente todas as medidas externas do “irmão”, com 4.200 milímetros de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.570 mm de altura e 2.555 mm de distância entre eixos. O volume no porta-malas é de 420 litros.

No interior, o modelo passa a ter painel exclusivo, novo volante, console central redesenhado e alavanca de câmbio inédita. 

O quadro de instrumentos traz tela digital de 7” na versão Pro, considerada a topo de linha; já na versão de entrada, o painel é analógico, combinado com um computador de bordo de 3,5”, enquanto a nova central multimídia de 9” é compatível com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay via cabo, de série nas duas versões. 

Com interface simples e sem recursos de conectividade, além de Bluetooth e da única entrada USB, o multimídia fica um passo atrás de concorrentes.

Leia as últimas notícias

 

O novo conjunto motor e câmbio do Tiggo 3X é resultado do trabalho da engenharia brasileira. 

Foram mais de cinco mil horas de desenvolvimento especificamente para a calibração do motor e da transmissão, com o objetivo de entregar ao consumidor nacional uma experiência ao volante que atendesse às expectativas. 

No total, o projeto de desenvolvimento do modelo para o Brasil levou cerca de dois anos e contou com mais de 150 mil quilômetros rodados em testes veiculares e 1.500 horas de desenvolvimento em dinamômetro de motor.

O motor 1.0 Turbo Flex, desenvolvido pela Caoa Chery para o mercado brasileiro, associado ao câmbio CVT de nove velocidades traz uma dirigibilidade focada 100% na experiência do consumidor. 

Para proporcionar essa experiência, o modelo vem com 17.1 kgfm de torque com etanol e 16.8 kgfm a gasolina já a 2.000rpm, o que posiciona o modelo acima dos concorrentes, inclusive de motores de maior cilindrada. 

A potência máxima é de 102 cv a 5.000 rpm.

Tecnologia  e segurança

O novo modelo tem ar-condicionado eletrônico com visualização das configurações na central multimídia, travamento elétrico das portas, vidros elétricos com descida contínua e abertura pela chave, ajuste de altura dos faróis, que têm funções “follow me” e “car find”, e entrada USB. 

O sensor de estacionamento traseiro faz parte do pacote e já vem incluso nas duas versões, com câmera de ré na versão topo de linha.

Direção elétrica, assistente de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência também vêm de série nas duas versões. 

A topo de linha conta ainda com acendimento automático dos faróis, botão de partida, luz de boas-vindas nas portas dianteiras e faróis (alto e baixo) em LED.

O modelo vem com controle de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas, com ABS, EBD e BAS, e ambas versões têm air-bag duplo, indicador de pressão dos pneus e Isofix.

O Tiggo 3X Turbo está disponível nas cores sólidas branca e preta, nas metálicas vermelha, cinza e prata e também em branco perolizado. 

A garantia é de cinco anos para motor e câmbio e de três anos para o veículo completo.

Assine o Correio do Estado

Ficha técnica

Caoa Chery Tiggo 3X Turbo Pro
Motor1.9 VVT Turbo Flex, dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, injeção multiponto e intercooler
Potência 102 cavalos com etanol e 98 cavalos com gasolina
Torque 17,1 kgfm com etanol e 16,8 kgfm com gasolina
Transmissão CVT com 9 velocidades simuladas
Dimensões 4,20 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura, 2,55 metros de entre-eixos
Peso em ordem de marcha 1.249 quilos
Carga útil386 quilos
Capacidade do tanque50 litros
Volume do porta-malas420 litros
Suspensãodianteira MacPherson do tipo independente, com barra estabilizadora; traseira semi-independente, com barra de torção e barra estabilizadora
Preço de lançamento da versãoR$ 99.990