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Coluna semanal com dicas e novidades sobre automóveis

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Viés de alta
A venda de carros e comerciais leves teve um crescimento de 9,4% em junho em comparação ao mesmo período do ano passado, com emplacamento de 213,42 mil unidades. Por outro lado, houve uma queda de 8,9% em relação a maio de 2019. No acumulado do primeiro semestre do ano, houve um crescimento de 10,8% ante igual intervalo de 2018, com a venda de 1,35 milhão de unidades. O “Top Ten” de junho dos modelos teve o Chevrolet Onix na primeira posição, com 19,5 mil unidades emplacadas, à frente do Ford Ka (8,2 mil), do Hyundai HB20 (8,1 mil), do Renault Kwid (7,8 mil), do Fiat Argo (7,5 mil), do Volkswagen Gol (6,5 mil), da Fiat Strada (6,4 mil), do Chevrolet Prisma (6,06 mil), do Jeep Renegade (5,9 mil) e do Volkswagen Polo (5,3 mil). Entre as fabricantes, a General Motors liderou no sexto mês de 2019, com 36.509 veículos vendidos e uma participação de mercado de 17,1%, seguida da Volkswagen (32.515 e 15,2%) e da Fiat (30.940 e 14,5%).

Nova placa adiada
Os Estados e o Distrito Federal terão até o dia 31 de janeiro de 2020 para implantarem a nova placa unificada do Mercosul. O Contran definiu que o novo modelo de Placas de Identificação Veicular será exigido para veículos zero-quilômetro, quando houver mudança de município e se a placa for roubada ou danificada. A placa do Mercosul tem itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a clonagem e a falsificação. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, e, considerando o padrão de crescimento da frota no Brasil, poderá valer por mais de cem anos. A nova placa já está presente em sete Estados (Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul), embora não seja obrigatória, por enquanto. Mais de dois milhões de veículos já estão circulando com o novo modelo das placas no Brasil.

Segurança inteligente
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um veículo é roubado ou furtado no Brasil a cada minuto. Apesar desse dado assustador, cerca de 74% da frota do país não tem seguro, conforme a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, que destaca o alto valor da apólice ser o principal motivo para os motoristas ficarem longe da segurança patrimonial. De olho nesse nicho de mercado, a Wings, empresa especializada em tecnologia automotiva, criou um dispositivo de segurança automotiva de baixo custo que se utiliza das inovações de conectividade móvel e inteligência artificial do VAI (Vehicle Artificial Intelligence). O dispositivo, capaz de rastrear todas as informações do automóvel, custa a partir de R$ 18 por mês e permite ao proprietário monitorar seu veículo via celular por meio de um aplicativo. Coloca ainda à disposição funcionalidades como o Estacionamento Seguro. Nessa função, o condutor é notificado em qualquer tentativa de partida do veículo quando estacionar.

Não é brincadeira
Com a chegada das férias escolares, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) ressalta a importância do transporte dos pequenos de forma segura e correta. Seja por lei ou por uma questão de consciência limpa dos pais ou responsáveis, a cadeirinha tem de ser usada. A própria definição da cadeirinha já diz tudo: é um equipamento de segurança. Estudos e estatísticas mundiais comprovam sua eficácia na preservação da vida das crianças e até do motorista. As regras do uso da cadeirinha se dividem por idade. De um a quatro anos, a criança fica sentada para a frente, como os demais ocupantes. A criança fica presa por meio das tiras de retenção do equipamento (sistema de cinco pontos). De quatro a 7,5 anos, deve ser utilizado o assento de elevação para que a criança seja presa ao cinto de segurança do próprio veículo. De 7,6 a dez anos, ela deve ser transportada apenas no banco traseiro, sem auxílio de equipamento, diretamente com o cinto do assento do veículo. A não utilização da cadeirinha é considerada como infração gravíssima, resultando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 293,47.

Incentivo aos “verdes”
O banco Itaú passa a oferecer condições especiais para o financiamento de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Os clientes podem adquirir automóveis desses segmentos, de qualquer marca, com taxas a partir de 0,79% ao mês, variando de acordo com as condições escolhidas, o perfil e o relacionamento do correntista com o banco. “A iniciativa faz parte de uma série de ações na estratégia de negócio do Itaú com objetivo de estimular a transição para uma economia de baixo carbono. Com isso, buscamos influenciar a cadeia de valor, abrangendo clientes e fornecedores. Com o reforço positivo para uma economia mais limpa e inclusiva, os impactos serão percebidos em toda a sociedade”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor da área de veículos do Itaú.

Casca grossa
A Volvo Cars anuncia a produção de seu primeiro modelo blindado de fábrica, o SUV XC90. Os carros serão destinados para a Europa e a América Latina. Após a construção, os blindados serão adaptados no Brasil, onde há uma demanda considerável por esse tipo de veículo, assim como uma importante experiência na produção em empresas independentes. “Estamos muito orgulhosos em ver reconhecido o potencial técnico do Brasil como centro global de transformação e fornecimento de blindados”, comemorou João Oliveira, diretor geral de Operações da Volvo Cars Brasil. O XC90 blindado é fabricado em Torslanda, na Suécia, e montado a partir da versão T6 Inscription. Depois, o carro é enviado para a Trasco Bremen GmgH, empresa alemã especializada na construção de veículos de qualidade superior com altos índices de proteção. A blindagem de aço de alta resistência tem 10 milímetros de espessura e os vidros, cinquenta milímetros. O peso do carro aumenta em 1.490 quilos, totalizando 4.490 quilos. As vendas estão programadas para o mercado brasileiro para o primeiro semestre do próximo ano. O preço ainda não foi definido.

Futuro em teste
O Power BEV é um veículo experimental da BMW equipado com três unidades de acionamento elétrico de quinta geração, com potência combinada de 720 cavalos. Segundo a marca alemã, o protótipo acelera de zero a 100 km/h em menos de três segundos. Um motor elétrico desse tipo fará sua estreia na produção em série no iX3, com apenas um propulsor. Um exemplar do Série 5 está servindo atualmente de veículo-teste para o Power BEV. A integração de um sistema de propulsão como esse em um carro de produção representa um importante passo e está sendo alcançado sem nenhuma restrição no espaço do compartimento de passageiros. A tecnologia permite ainda que os engenheiros observem mais efetivamente as possibilidades abertas por dois motores elétricos gerenciados separadamente no eixo traseiro com vetorização de torque eletrônica.

Sexta geração
O novo Hyundai Azera está estreando no mercado brasileiro com preço de R$ 269.900. Com três décadas de uma trajetória de sucesso em escala global, o sedã de luxo chega ao Brasil importado pela Caoa, após receber mudanças que deixaram o modelo mais esportivo, equilibrado e elegante, conforme informações divulgadas pela marca sul-coreana. O Azera agora é equipado com o motor Lambda II 3.0 GCi V6 com 261 cavalos de potência a 6.400 rotações por minuto e torque de 31 kgfm a 5.300 giros. A sexta geração do Azera estreia no Brasil a transmissão automática de 8 velocidades, com seletor de modo de condução para economia de combustível. O conforto e a praticidade estão presentes no volante multifuncional com controles de áudio, Bluetooth e piloto automático, além do start-stop, o ar-condicionado de duas zonas, o teto panorâmico e o revestimento em couro da direção e da manopla de câmbio. O sedã acrescenta uma nova e intuitiva central de entretenimento de oito polegadas posicionada acima do painel, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.

Conceito italiano
A Fiat Toro na linha 2020 chega este mês às concessionárias com uma novidade a mais: o conceito italiano S-Design, apresentado no Salão de Genebra de 2017. No Brasil, a versão especial da picape estará nas configurações Freedom bicombustível com preço de R$ 114.990 e a diesel a R$ 145.990. Com uma combinação de estilo e conteúdo para satisfazer as necessidades de um público dinâmico e esportivo, a versão estreou na Europa no Tipo e no 500X. Depois, foi a vez do 124 Spider, do 500L e do Tipo StationWagon receberem o pacote S-Design (o S vem de “shadow”, sombra em inglês). A Toro Freedom S-Design traz um visual bem mais agressivo, podendo ser customizado com qualquer cor de pintura externa (Prata Billet, Marrom Deep, Azul Jazz, Branco Ambiente, Branco Polar, Vermelho Colorado, Preto Carbon, Cinza Antique e Vermelho Tribal). Por fora, destacam-se as faixas adesivas no capô e nos badges especiais, criando uma nova identidade visual. O pacote traz ainda santantônio e estribos laterais em preto (normalmente, são cromados) e pintura cinza em itens como a capa dos retrovisores externos. O interior é escurecido, com forrações exclusivas nos bancos. O volante e as laterais de porta são em couro com costura preta. Alguns itens do pacote especial são incorporados à picape na fábrica, em Goiana (PE), pelo Mopar Custom Shop, mantendo a qualidade e a garantia do veículo, e aumentando o preço em R$ 5 mil.

"TOP" DE LINHA

Teste da picape Fiat Titano na versão Ranch

Ela ainda enfrenta entraves inesperados para crescer no segmento de picapes médias

21/09/2024 08h00

A Titano Ranch é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas

A Titano Ranch é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas Divulgação

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Para ajudar sua novata Titano a encarar as picapes médias mais prestigiadas no mercado brasileiro, a Fiat adaptou a estratégia recente das marcas chinesas. Montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, a Titano chegou ao mercado brasileiro em três versões: a Endurance, com preço de R$ 219.990, a Volcano, a R$ 239.990, e a topo de linha Ranch, a R$ 259.990.

Na picape média da Fiat, chama a atenção o tamanho da caçamba, que leva o maior volume da categoria, com 1.314 litros – na “top” Ranch, cai para 1.220 litros, por conta do protetor de caçamba. Contudo, apesar dos preços e da caçamba avantajada, a Titano ainda não vende tão bem quanto a Fiat esperava. 

A Titano tem como base a plataforma KP1, desenvolvida pela chinesa Changan em conjunto com a PSA Peugeot Citroën. A KP1 deu origem à picape Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e à “clone” Peugeot Landtrek, fabricada na China desde 2020. A picape média da marca francesa também é montada no Uruguai e foi lançada em outros países latino-americanos. Entretanto, no mercado brasileiro, o grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, entre outras – optou por colocar na nova picape média o emblema da Fiat. A extensa rede de concessionárias e de serviços da marca italiana no país e sua liderança nos segmentos de picapes menores, com a compacta Strada – o veículo mais vendido no mercado nacional há mais de três anos – e a intermediária Toro – primeira colocada de sua categoria – contaram a favor da decisão. Para adaptação às exigências do mercado brasileiro, a Titano recebeu novos coxins de cabine, suspensões, rodas, bancos e calibrações na suspensão. 

A picape média da Fiat é equipada nas três versões com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas na Ranch. De origem PSA e fabricado na França, é o mesmo motor usado em utilitários como o Fiat Escudo e o Peugeot Boxer. A Titano conta com caixa de transferência e bloqueio manual do diferencial traseiro e oferece três modos de tração: o “2H”, o “4H” e o “4L”. 

Com 5,33 metros de comprimento, 2,22 metros de largura (com espelhos), 1,89 metro de altura (com barras longitudinais) e 3,18 metros de entre-eixos, a Titano Ranch vem com rodas de liga leve de 18 polegadas. Na frente de aspecto imponente, a grade adota temas geométricos e robustos, emoldurada pelas luzes de circulação diurna (DRL) em leds e pelo “skid plate” (protetor do motor). A grande capacidade da caçamba é garantida pela área de carga com 1,63 metro de comprimento, 1,92 metro de largura e 50 centímetros de altura, com santantônio, protetor e capota marítima. A Titano está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto (a do modelo testado), Preto Carbon e Prata Billet e a sólida Branco Ambiente. A Ranch se diferencia por ter mais detalhes cromados, como nos frisos e nas maçanetas. A versão vem com seis airbags e recursos como alerta de saída de faixa, assistente para descidas acentuadas, detector de pressão dos pneus, Electronic Stability Program (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control, para ajudar a estabilizar o reboque. A picape média é o primeiro modelo da Fiat a oferecer garantia de cinco anos, com as revisões a cada um ano ou 10 mil quilômetros.

 

Experiência a bordo

Na versão Ranch da Titano, os bancos são em um polímero que simula couro, com costuras aparentes para realçar o requinte. Os dianteiros têm ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até cem quilos atrás da segunda fileira de bancos. O volante multifuncional também é em couro sintético, mas faz falta um ajuste de profundidade. O habitáculo oferece bom espaço para cabeça, pernas e ombros. Na segunda fileira de assentos, o bom ângulo de reclinação amplia o conforto. Na frente, há um console central com porta-copos, nichos para objetos e um amplo apoio de braços central, que abriga um compartimento de boas dimensões. 

Apesar de a escolha dos revestimentos internos até refletir a proposta de tornar a “top” Ranch mais sofisticada, a montagem da Titano no Uruguai não atinge o padrão de qualidade das picapes “made in Brazil” da Fiat – a compacta Strada, feita em Minas Gerais, e a média Toro, produzida em Pernambuco. Algumas peças da Titano – como a proteção plástica da alavanca interna que aciona a abertura do acesso ao tanque de combustível e as luzes internas do teto –, parecem inadequadamente fixadas ou têm aspecto frágil. 

O painel de instrumentos tem tela digital colorida de 4,2 polegadas e a central multimídia tem tela de 10 polegadas. É possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos por meio das entradas USB no console central. O multimídia tem navegação TomTom e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. O ar-condicionado digital é dual zone, e a picape oferece o sistema “keyless entry’n go” (chave presencial com partida por botão). A câmera de 360 graus ajuda na hora de estacionar e é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a manobra. 

 

Impressões ao dirigir

Para lançar sua primeira picape média, a Fiat tinha dois caminhos. Um seria desenvolver uma nova plataforma própria sobre longarinas, algo que levaria tempo e teria custos elevados. O outro, adaptar uma plataforma sobre longarinas da Stellantis, o que poderia ser feito rapidamente e com baixos custos. Não foi uma decisão tão difícil. A escolha recaiu sobre a plataforma chinesa da Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e que em 2020 foi adotada na Peugeot Landtrek. É verdade que a indústria automotiva chinesa evoluiu rapidamente nos últimos anos, especialmente nos veículos elétricos. Porém, a plataforma chinesa de 2019 enfrenta no mercado brasileiro modelos com arquiteturas mais modernas e mais ajustados às atuais demandas do segmento de picapes médias. O resultado é que a Titano vibra mais e é mais rumorosa que as concorrentes – ou seja, não tem aquele comportamento de “SUV com caçamba”, que virou tendência nas picapes médias contemporâneas. Além disso, o motor 2.2 turbodiesel entrega força suficiente para mover os 2.150 quilos de picape com destreza, especialmente em baixos giros, mas não é tão elástico – e nem tão econômico. Na aferição do Inmetro, a Titano Ranch teve médias de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, com notas “D” na categoria e “E” no geral 

A vibração, especialmente com a caçamba vazia, torna-se mais perceptível em terrenos irregulares. Mas os bons ângulos de entrada (29 graus) e de saída (27 graus) facilitam a transposição de obstáculos no off-road. Para encará-los, a picape aproveita bem seus 23,5 centímetros de distância em relação solo, além de contar com caixa de transferência e do bloqueio manual do diferencial traseiro. Há ainda três modos de tração, o “2H” (dois High Speed), com a força ficando 100% nas rodas traseiras, o “4H” (quatro High Speed), para terrenos mais difíceis, e o “4L” (quatro Low Speed) com reduzida, para condições extremas de off-road. Já no asfalto e nos caminhos mais planos, a Titano é menos confortável do que se espera de uma picape recém-lançada. A suspensão de longo curso absorve razoavelmente bem o impacto de grandes buracos, mas não filtra tão eficientemente as pequenas irregularidades. Todavia, a picape média da Fiat não mostra flutuação em velocidades altas ou rolamento excessivo nas curvas. 

 

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

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Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

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