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Ciente de que rentabilizar é preciso, o Grupo Renault apresenta plano Renaulution

O objetivo é ganhar competitividade e aumentar a lucratividade de suas marcas

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O Grupo Renault apresentou na França o seu novo plano estratégico global, denominado de Renaulution, com o objetivo de aumentar a rentabilidade e projetar a empresa para o futuro. O destaque do plano é a previsão do lançamento, até 2025, de vinte e quatro modelos das marcas que compõem o conglomerado francês – Renault, Dacia, Alpine e a nova Mobilize, centrada nas novas formas de mobilidade. Desses, pelo menos dez serão 100% elétricos. 

Na Europa, o grupo pretende apoiar-se na aliança com Nissan e Mitsubishi para reduzir custos e incrementar a capacidade de desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, o que deve levar à redução dos volumes de produção. 

Liderar o mercado europeu na eletrificação até 2025 é uma das ambições. Está prevista a criação, provavelmente no norte da França, de um novo polo de produção de veículos elétricos com a maior capacidade do grupo em todo o mundo, além de estabelecida uma joint-venture relacionada com o hidrogênio, para atacar o mercado das fuel cells, de forma que a gama de modelos seja a mais “verde” do Velho Continente.

Na marca Renault, a estratégia batizada como “Nouvelle Vague” aponta para o lançamento de quatorze modelos até 2025, sete deles 100% elétricos e outros sete destinados aos segmentos de médios e médio-grandes, mais rentáveis e que passarão a ser o foco principal da marca na Europa. Apesar disso, a próxima grande aposta europeia da marca será um compacto – o relançamento do Renault 5, antecipado pelo Renault 5 Prototype, que pretende representar a própria materialização do plano Renaulution em termos de produto. O protótipo urbano ilustra a pretensão da marca do losango de democratizar o automóvel elétrico na Europa, por meio de uma abordagem moderna de um modelo extremamente popular na sua época.

Na Dacia, a eficiência será incrementada pela redução do número de plataformas utilizadas de quatro para uma. A marca romena lançará sete modelos, incluindo os novos Sandero e Logan e o inédito Spring, que promete ser o mais acessível urbano elétrico da Europa. Também está previsto um novo modelo já antecipado pelo Bigster Concept, protótipo de um SUV de sete lugares com 4,6 metros de comprimento, robusto e espaçoso, feito sobre uma plataforma capaz de acolher motores com energias alternativas e híbridos. 

Já a marca Alpine passa a reunir a Alpine Cars, a Renault Sport Cars e a Renault Sport Racing em uma nova empresa. O fato de a Alpine passar a ser a divisão esportiva do Grupo Renault significa que lhe caberá assegurar a sua representação na Fórmula-1, na qual a equipe do espanhol Fernando Alonso e do francês Estebon Ocon levará o nome de Alpine F1. Está previsto o lançamento de um compacto esportivo Alpine baseado na plataforma CMF-B EV – possivelmente o sucessor do Renault Clio R.S..

Se para a Europa a aposta é nos modelos médios e elétricos, para a América do Sul, as operações continuarão focadas nos compactos com motores convencionais – no Brasil, motores flex, movidos a gasolina ou etanol –, considerados localmente mais viáveis. Este ano, a Renault lançará a reestilização do Captur, que promete elevar expressivamente o padrão de qualidade do SUV compacto. Para os próximos anos, ainda estão previstos o lançamento das novas gerações de Logan e Sandero com motor 1.0 turbo e de um SUV compacto inédito, menor que o Duster.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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