Veículos

LANÇAMENTO

Citroën apresenta mundialmente – em parte – a nova geração do C3

O modelo será mostrado por inteiro apenas no primeiro trimestre de 2022

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Mais de meio ano antes da estreia da nova geração, a Citroën promoveu o “lançamento” mundial e uma espécie de “reserva de espaço” do novo C3. 

A motorização é um dos tantos “segredos guardados a sete chaves” pronunciados de forma monocórdia pela comunicação da marca francesa pertencente à Stellantis durante a “live”. 

Preços e versões, nem pensar, apenas a promessa que virão junto com a chegada do carro, no primeiro trimestre de 2022. De concreto, o antes hatch surgido em 2002 passou por uma grande reestilização, inclusive, mudando de turma, ganhando roupagem de um estiloso SUV compacto – na verdade, o novo modelo parece um “pequeno Cactus”, uma versão menor do carro mais vendido da marca no Brasil. 

Assegurar o futuro da Citroën exige uma maior presença internacional e a consolidação da marca em todos os mercados em que operamos, incluindo a América do Sul, o Oriente Médio, a África, Ásia e China, bem como uma abertura para outros países, como a Índia. Para isso, desenvolvemos um ambicioso plano de produtos que prevê o lançamento de três modelos com vocação internacional em três anos. Modelos pensados, desenvolvidos e produzidos em regiões estratégicas. O novo C3 é uma peça essencial dessa aceleração e o primeiro estágio de nossa estratégia de crescimento. É um hatch que mira um dos principais segmentos da América do Sul”, explicou Vincent Cobée, CEO da Citroën.

Se a marca francesa prefere manter segredos, é possível fazer algumas especulações com base no que a Stellantis (união da FCA – Fiat e Chrysler – e da PSA – Peugeot e Citroën) tem a oferecer em termos de motorização para o novo C3. 

Provavelmente, uma das versões do C3 hatch-SUV terá “powertrain” herdado do Peugeot 208, um 1.6 aspirado bicombustível de até 118 cavalos de potência, 15,4 kgfm de torque e câmbio automático de 6 marchas. Nas configurações de entrada, pode ter o 1.0, também aspirado, Firefly da Fiat de 77 cavalos, 10,9 kgfm e câmbio manual de 5 velocidades, o mesmo do Argo e do Mobi. 

O mais provável: o novo C3 deve ter o motor 1.0 GSE turbo que estreará no primeiro SUV da Fiat no Brasil, o Pulse – um dos principais lançamentos da indústria automotiva nacional para este ano.

Totalmente desenvolvido na América do Sul e para atender às demandas da região, em especial, o mercado brasileiro, o novo C3 exigiu uma atenção maior da Citroën, que decidiu expandir seus processos habituais de criação e produção, trabalhando com as equipes locais para definir um veículo único, feito sob medida. 

A próxima geração do C3 é o primeiro modelo do projeto C-Cubed – apresentado em 2019 –, prevendo o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024, com três critérios predominantes: criar uma oferta competitiva, com um estilo forte e estender a experiência da Citroën concebida para adaptar-se às especificidades dos países-alvo. 

Para produzir o novo C3, a fábrica de Porto Real (RJ) passou por uma profunda transformação industrial nos últimos anos”, afirmou Antonio Filosa, CEO da Stellantis na América do Sul.  

O novo C3 tem um capô elevado e uma estrutura dianteira que reforça a impressão de largura, se mantendo fiel ao padrão de formas da Citroën, com modelagens amplas e superfícies esculpidas em várias partes. 

Outros atributos da marca francesa estão na forma do capô moldada junto ao logotipo da fabricante e ao desenho da grade dianteira, trazendo a parte frontal com uma assinatura luminosa em dois níveis, com os duplos “chevrons transformando-se em barras cromadas e se estendendo ao longo de toda a largura do veículo, passando pelos faróis, antes de se separar e formar um “Y” nas extremidades. 

Os faróis são compostos por dois elementos separados, com as luzes altas e baixas, os indicadores de direção e as luzes de circulação diurnas (DRL) no nível superior. A assinatura luminosa traseira reproduz as duas linhas horizontais, formando um triângulo. 

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A Citroën não mostra, mas promete um design interno remetendo às características dos SUVs, incluindo a posição de dirigir mais alta. Por fora, as laterais são musculosas, com painéis de proteção esculpidos na carroceria e nos para-lamas robustos. 

As grandes rodas, a altura livre do solo elevada, as molduras pretas das caixas e as barras de teto também são elementos inspirados nos utilitários esportivos. Segundo a marca francesa, a altura livre do solo foi projetada para evitar choques em estradas de várias condições de rodagem, assim como os ângulos de ataque (dianteiro) e de saída (de trás). Esses detalhes foram estudados para garantir um modelo robusto e adequado às condições de trafegabilidade brasileiras. 

Na América do Sul, as calçadas particularmente altas influenciaram a definição dos para-choques.

Em questão de “vestimenta”, o novo C3 tem uma paleta variada de cores, assim como um catálogo de acessórios bem dotado para a customização. 

De acordo com a Citroën, a escolha de cores, dos materiais e sua resistência e os acabamentos foram definidos pelas equipes locais para mais bem se ajustar às preferências dos clientes de cada país. O novo carro terá uma carroceria de duas cores, com uma linha de separação bem nítida entre a parte de baixo e a capota. 

Dessa forma, treze combinações estarão presentes na América do Sul, incluindo veículos de cor única, dependendo da versão. Todo o interior do novo carro tem como base a palavra da marca francesa, pois o conteúdo da cabine não foi divulgado em imagens na pré-estreia. 

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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