Veículos

CARMAIS

Confira as novidades sobre automóveis desta semana

Continue lendo...

Depois da enchente

Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ritmo de crescimento da produção foi interrompido em maio deste ano pelos reflexos dos alagamentos no Rio Grande do Sul.

Fábricas pararam ou tiveram seu ritmo reduzido não apenas no Estado como também em outras regiões do Brasil devido aos vários fornecedores estabelecidos no extremo sul.

Além das milhões de pessoas atingidas no Rio Grande do Sul, a malha rodoviária foi seriamente afetada em quase sua totalidade no Estado.

A produção nacional em maio fechou em 166,7 mil unidades entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus – uma queda de 24,9% na comparação com abril. Mas houve uma boa notícia para o setor em maio com o nível de empregos diretos nas fábricas.

O número de vagas diretas chegou a 103.299, um crescimento de 1,3 mil empregos em relação a abril e de 3,1 mil sobre maio de 2023. “Esse é o melhor nível desde novembro de 2022, indicando os primeiros reflexos positivos dos investimentos anunciados pelas fabricantes desde o ano passado”, comemorou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, destacando ainda o poder de geração de empregos indiretos na cadeia automotiva, de dez para cada vaga direta.

Coração platino

A Ford fez uma remodelação completa na fábrica de General Pacheco, na Argentina, para o lançamento da nova Ranger na América do Sul. Agora, a marca norte-americana deu início à fabricação local de motores, com tecnologias de vanguarda e processos de produção 4.0.

A unidade fará os dois motores turbodiesel que equipam a Ranger, o Lion 3.0 V6, com 250 cavalos de potência e o maior torque da categoria, de 60,4 kgfm, e o Panther 2.0 de quatro cilindros, com 170 cavalos e 40,5 kgfm.

“A melhoria contínua dos produtos e da competitividade é chave para o negócio da Ford na região. Desde o seu lançamento, a nova Ranger avançou em todos os indicadores.

A qualidade é um grande diferencial do produto, que impacta diretamente na satisfação dos nossos clientes”, afirma Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul. A evolução tecnológica da picape média ajuda a explicar seu sucesso comercial.

“No Brasil, a Ranger foi a picape que mais cresceu em 2023, com um avanço de 42,5% e mais de 20 mil unidades vendidas no país. Este ano, até maio, as vendas subiram 41%, somando mais de 9.700 unidades”, revela Pedro Resende, diretor de Vendas e Rede da Ford. 

Por enquanto, só em Paris

A Peugeot estreou como patrocinadora oficial da Paris Fashion Week deste ano – que se realiza de 18 a 27 de junho – destacando o novo 408 Allure. Vendido no Brasil até 2018 na versão sedã, o 408 agora é um SUV estilo cupê médio.

Com 4,68 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,78 metros de entre-eixos, o novo 408 adota a plataforma modular EMP2, com a principal opção de motorização híbrida, com um 1.6 turbo de 150 cavalos associado a um elétrico de 109 cavalos, com potência combinada de 225 cavalos, torque de 36,7 kgfm e câmbio automático de 8 marchas.

O novo 408 esteve cotado para vir para o mercado brasileiro quando foi lançado na Europa.

No entanto, a Stellantis revela que ainda não existe um plano definido para a marca “408” retornar ao catálogo da Peugeot no Brasil. 


Na estação caseira

De janeiro a maio deste ano, foram vendidos 25.713 automóveis 100% elétricos no Brasil, com um aumento de 760,3% em comparação ao mesmo período de 2023. Com uma rede de recarga pública ainda se estabelecendo no país, a transformação da própria residência em estação de reabastecimento das baterias é a saída mais concreta no momento.

O primeiro passo para isso é avaliar a instalação elétrica existente na residência. Uma inspeção completa feita por um eletricista é essencial para determinar se o painel elétrico e a fiação da casa têm capacidade suficiente para suportar a carga adicional necessária para um ponto de recarga.

Depois, vem o momento da escolha do tipo de carregador.

Os de Nível 1, que se conectam a uma tomada padrão de 120 volts, são uma opção viável, mas para uma recarga mais rápida, os de Nível 2, conectados a uma tomada de 240 volts, são mais recomendados.

“Após a instalação, é fundamental que se faça testes para garantir que o carregador esteja funcionando corretamente, assim como a manutenção regular, incluindo inspeções periódicas de um eletricista e a limpeza, para preservar a segurança e o desempenho ideal do sistema a longo prazo”, recomenda Fabrício Pinheiro, especialista em eletrotécnica. 

Será que volta?

O Vitara pode estar retornando ao mercado brasileiro, desta vez, como um híbrido.

O modelo, na sua quarta geração, esteve no catálogo da Suzuki pela última vez no Brasil de 2016 a 2019.

Para o mercado europeu, a marca japonesa oferece as versões Mild Hybrid com o sistema SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki), integrando um gerador ISG (Integrated Starter Generator) de 48V.

O sistema trabalha com o propulsor a combustão 1.4 Boosterjet de 95 kW (130 cavalos), fornecendo uma potência extra de 10 kW (13,5 cavalos).

As variantes Strong Hybrid combinam o motor 1.5 Dualjet de 75 kW (102 cavalos) a um elétrico de 25 kW (35 cavalos).

O sistema é completado com uma unidade MGU (Motor Generator Unit) e o sistema Power Back (bateria de íons de lítio de 140V e inversor). O Vitara tem um novo design frontal, caracterizado por linhas mais “limpas” e detalhes requintados.

Os novos faróis full-led, para-choques e a grade têm molduras pretas.

Na traseira, o novo spoiler se estende em direção à coluna “C”. O modelo tem um novo sistema de infoentretenimento com funções mais avançadas e tela de 9 polegadas de alta definição, com navegação, reconhecimento de voz, câmara de visão traseira e conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. 

Luxo em oferta

Em parceria com a BMW Serviços Financeiros, a marca bávara elegeu o mês de junho para colocar em oferta no Brasil especialmente sua linha de veículos elétricos.

O principal destaque fica por conta do iX, com todas suas versões podendo ser adquiridas por meio do Sign & Go – indicado para quem deseja um carro zero-quilômetro sem se descapitalizar e com intenção de trocar de veículo ao término do contrato –, com taxa de zero por cento ao mês, entrada de 40%, 23 parcelas e mais uma final ou ainda com taxa zero, financiamento em 36 meses e entrada a partir de 50%.

Como exemplo para a variante xDrive40, o modelo tem preço sugerido de R$ 699.950 à vista ou entrada de R$ 279.980, mais 23 parcelas de R$ 3.565,43 e uma final de R$ 349.975.

Todas as configurações do iX vêm acompanhadas de um Wallbox e de um FlexCharger de 11 kW. A xDrive40 tem um motor dianteiro de 258 cavalos e 29,6 kgfm e um traseiro de 272 cavalos e 34,7 kgfm, alimentados por uma bateria de 76,6 kWh, que permite autonomia de até 425 quilômetros. 


Revisão básica e essencial

A manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança e o desempenho de qualquer veículo. A substituição periódica de peças desgastadas não só aumenta a vida útil do carro como também previne acidentes e falhas mecânicas.

O filtro de óleo precisa ser substituído junto ao óleo de acordo com a quilometragem, a viscosidade e a aditivação. Já o óleo do motor precisa ser trocado conforme a sua composição ou usando o parâmetro de tempo de no máximo seis meses, mesmo não atingindo a quilometragem recomendada pelo manual do proprietário.

Os prazos de troca são de 60 mil a 100 mil quilômetros para a correia dentada, de 10 mil ou um ano para o fluído de freio e de 40 mil a 60 mil quilômetros para a bomba d’água.

“Filtros de ar, de combustível, de transmissão e do ar-condicionado, velas de ignição, bateria, amortecedores e suspensão, lâmpadas e fusíveis e sistema de arrefecimento devem ser verificados com mais frequência, além das revisões regulares.

Já os pneus devem ser trocados a cada cinco anos, sendo aconselhado o rodízio a cada 10 mil quilômetros”, aponta Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas.

Carro de luxo

Porsche terá primeira concessionária em Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (9), a marca alemã fez o anúncio da empresa que representará o veículo esportivo no Estado

09/08/2024 17h50

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado Divulgação Porsche

Continue Lendo...

A marca de carros esportivos conhecida mundialmente anunciou nesta sexta-feira (9), a concessionária que representará o veículo em Campo Grande.

O grupo Bamaq foi escolhido para ser a concessionária oficial para vender o Porsche em Mato Grosso do Sul. Com cinco décadas de atuação a empresa trabalha com os seguintes equipamentos:

  • Construção;
  • Caminhões;
  • Automotivo e financeiro.


Com expertise no mercado, o grupo empresarial atua em Minas Gerais e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E agora o destaque está por conta de trazer a marca alemã em solo sul-mato-grossense. 
O CEO do Grupo Bamaq, Clemente Faria Jr., destacou que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado a receber o carro de luxo, dentro dos planos de expansão de negócios da Porsche.


“Essa confiança em nosso trabalho, depositada pela marca de luxo mais valiosa do mundo, nos deixa extremamente orgulhosos”, frisou Clemente Faria Jr e completou:


“Somente para o negócio Porsche, temos uma projeção inicial de investimento de mais de R$ 35 milhões. Nesse novo ponto, vamos oferecer aos clientes locais uma grande variedade de experiências, com a alta qualidade, que é padrão da Porsche e do Grupo Bamaq. Acreditamos muito no estado do Mato Grosso do Sul e estamos felizes com essa conquista".

Serviço especializado


Quem adquirir o veículo ainda contará com toda estrutura oferecida pelo grupo, que irá oferecer inclusive o serviço de assistência técnica. Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, por enquanto ainda não há um endereço oficial, mas o local contará com tudo o que a marca exige em termos de excelência e experiência ao usuário.


Concessionária


Marcelo Rohlfs da Divisão Automotiva do Grupo Bamaq, explicou que está previsto para o segundo semestre de 2024, a inauguração de uma loja que transmita o conceito da marca alemã.


Nesta, unidade o público terá uma experiência com a marca e poderá adquirir produtos. 


“Estamos realizando a contratação e o processo de onboarding do time que atenderá a região e, antes mesmo da abertura oficial da concessionária, vamos iniciar os trabalhos de revisão e manutenção, utilizando uma estrutura de Centro de Serviços em Campo Grande. Além disso, ainda temos uma estrutura móvel, que pode atender os clientes que residem no interior. Projetamos inaugurar nossa loja completa já em 2025, com uma estrutura moderna de vendas e pós-vendas, seguindo os padrões mundiais da marca”, explicou Rohlfs.

Empresa


Completando 50 anos de operação em 2024, o Grupo Bamaq se destaca em 18 estados com sua atuação em automóveis de luxo, serviços financeiros e máquinas pesadas. Desde 2018, a divisão automotiva da empresa, um importante nome no setor de concessionárias no Brasil, tem apresentado um crescimento constante.

Isso se deve, em grande parte, à sua representação da marca Porsche em Minas Gerais, o que impulsionou a expansão da divisão no segmento premium.


Além de representar a Porsche nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, e a Mercedes-Benz em Minas Gerais, a divisão automotiva da Bamaq se diferencia pelo seu foco no segmento premium e pela experiência de atendimento ao cliente.


Desde o início de 2023, a divisão também passou a representar a montadora global GWM, especializada em carros híbridos e elétricos. A marca possui lojas nas seguintes capitais:

  • Belo Horizonte (MG);
  • Campo Grande (MS);
  • Em breve, também em Dourados (MS).

Assine o Correio do Estado
 

LANÇAMENTO

Novo Peugeot 2008 traz nova identidade da marca no país

Moderno e cheio de estilo o novo SUV tem um dos motores mais premiados do grupo Stellantis

08/08/2024 23h07

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um carro novo, com design impactante. Idealizado para quem esbanja atitude, tem um perfil tecnológico e ousado. Assim é o Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo, que pode receber tratamento em preto brilhante ou na cor do carro, dependendo da versão. 

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuA assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em preto brilhante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Na lateral do novo 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga, diamantadas, de 17”, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro.

Apesar do visual mais robusto, o novo SUV tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos, no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros. Por falar em "E" antes do nome do carro, indica que ele é 100% elétrico. O modelo foi apresentado em três versões com motor turbo flex e muito em breve, terá a 100% elétrica para somar na gama. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Todas as versões do Peugeot 2008 são equipadas com o motor turbo 200, que rende até 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol e até 125 cv com gasolina, e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuEle traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O desempenho do novo 2008 fica completa com o câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento:

  • Modo Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto;
  • Modo Manual – voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts);
  • Modo Sport – garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor turbo 200.

Por fim, a gama completa do novo Peugeot 2008 ficou assim:

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Active - Preço sugerido:  R$ 119.990,00 

Faróis e DRL em LED, rodas de liga leve 17” diamantadas, nova central Peugeot i-Connect 10,3”, i-Cockpit® 2D digital

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
Allure
- Preço sugerido: R$ 129.990,00

Todos os itens da versão Active, mais:

Carregador de smartphone por indução, bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento eletrônico, chave presencial (abertura e fechamento de portas), sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° (Visiopark 360°) e  alerta de Ponto Cego.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

GT - Preço sugerido:  R$ 149.990,00

Todos os itens da versão Allure, mais:

Conjunto ópticotodo em LED, teto biton, teto solar panorâmico, i-Cockpit® 3D, identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos, grade na cor do carro, pedais esportivos em alumínio, paddle shift para troca de marchas no volante, bancos exclusivos em couro com costura verde GT, Peugeot Driver Assist, 6 airbags.

Todos os preços são ofertas especiais de lançamento, podendo sofrer alteração a qualquer momento. 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).