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Consórcios ajudam muita gente a realizar o sonho da motocicleta nova

Existem planos de doze a oitenta meses, com parcelas a partir de R$ 130

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O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens inventada há sessenta anos no Brasil – foi criado por funcionários do Banco do Brasil em 1961 – e funciona por meio da união de pessoas que compartilham o mesmo objetivo: a compra de um patrimônio novo. 

Muito popular no setor de motocicletas, a lógica é simples. O preço total da moto é fracionada e mensalmente cada participante paga uma parte desse valor. 

Todo mês, quando acontece a assembleia, os consorciados são escolhidos por sorteio ou lance. Para participar das reuniões, o consorciado deve estar com as parcelas em dia. 

Existem planos de doze a oitenta meses, com parcelas a partir de R$ 130 – caso da Pop 110i, o modelo mais acessível da Honda. 

“São os consumidores que buscam uma compra planejada, dentro de suas necessidades financeiras e querem prazos maiores com parcelas mais baixas e menor custo de administração”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios –, entidade que reúne quase uma centena de empresas do país. 

“No consórcio, o consumidor terá maior disciplina financeira ao se planejar. Atualmente, as aplicações financeiras oferecem baixa rentabilidade. Enquanto no consórcio, o resultado do investimento o cliente vê na sua garagem, na forma de uma moto ou carro novo. Esse veículo pode ser usado como meio de locomoção, lazer ou mesmo para gerar ou aumentar renda”, complementa Rossi. 

Quando o assunto é gerar renda, é importante lembrar que, desde o surgimento da pandemia do croronavírus no Brasil, o sistema de consórcio tem sido muito utilizado pelos entregadores. Esses profissionais usam a modalidade para planejar a troca da moto e assim, manter seu patrimônio sempre atualizado. 

“Uma moto nova para o uso em ‘delivery’ poderá rodar mais quilômetros, oferecendo menor consumo de combustível e baixa manutenção. Mais economia, segurança e melhor produtividade. Fazendo um bom planejamento é possível adquirir uma moto de maior valor”, conclui o executivo da ABAC, aproveitando para lembrar que o consórcio não cobra juros, mas sim uma taxa de administração. 

As empresas de consórcios afirmam que a modalidade funciona na prática como planejamento financeiro puro, oferecendo maior flexibilidade para o consumidor, se comparado com a caderneta de poupança. 

No caso do Consórcio Honda, todos os meses acontecem as assembleias dos grupos e para participar, é imprescindível que o consorciado esteja em dia com as parcelas. 

Nas assembleias, são definidos os contemplados por sorteio – com base na extração da Loteria Federal ou por lance, que pode ser fixo ou livre, de acordo com o plano escolhido. 

No fixo, os participantes ofertam o mesmo percentual e concorrem entre si. Já o livre, o consorciado que oferecer o maior lance é o vencedor e poderá retirar a moto. 

O vencedor poderá deduzir o valor do lance nas parcelas restantes ou diminuir a quantidade de prestações que restam no plano de seu grupo. 

Os lances são interessantes para o consumidor que tem algum dinheiro guardado e quer trocar por um modelo “zero-quilômetro”.

Os consórcios também atuam no ambiente digital. No caso do Consórcio Honda, o consumidor pode tirar dúvidas, simular valores, fazer a contratação de forma rápida e sem burocracia, além de acompanhar a situação do grupo sem sair de casa. 

Até os lances podem ser feitos online pelo aplicativo do Honda Serviços Financeiros (Android e IOS), pelo WhatsApp (11) 2172-7007 ou pelo site do Consórcio Honda. 

Para quem tem dificuldades em acessar a internet ou usar os meios digitais, uma boa opção é contar com o atendimento presencial, que pode ser feito em uma das centenas de concessionárias da marca em todo o país.

 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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