Veículos

LANÇAMENTO NA EUROPA

Ducati apresenta a DesertX Discovery

Com esta nova versão, a montadora promete uma motocicleta pronta para qualquer aventura

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A Ducati acaba de apresentar a DesertX Discovery, uma versão ainda mais radical da DesertX, a bigtrail aventureira lançada em janeiro de 2022. Depois da configuração Rally da DesertX, com foco no desempenho off-road, apresentada em outubro de 2023 e que continua sendo comercializada, a nova Discovery chega disposta a proporcionar aventuras inesquecíveis dentro e fora da estrada, graças a equipamentos para desbravar qualquer destino.

A nova variante da DesertX incorpora componentes projetados para aumentar o conforto e a proteção da motocicleta e do piloto mesmo onde o asfalto termina.

Oferecida nas cores Thrilling Black (preta) e Ducati Red (vermelha), a DesertX Discovery estará nas concessionárias europeias a partir deste mês – mas ainda não há previsão de chegada para o Brasil.

Robusta e aerodinâmica, a carenagem da DesertX Discovery foi projetada para oferecer proteção contra os elementos.

Apesar de manter a base vista no modelo de origem, a Discovery foi criada para ser “imparável” em qualquer terreno.

Por isso, é equipada de série com itens inéditos na linha DesertX, como protetores de mão reforçados.

Os manetes aquecidos e o para-brisa maior buscam aumentam o conforto em baixas temperaturas, e o suporte central visa tornar a motocicleta mais estável, facilitando o acesso à bagagem durante as paradas e as operações de manutenção da corrente e da roda traseira.

Os faróis duplos de leds proporcionam visibilidade adequada em todas as condições.

O coração da Discovery é o mesmo da DesertX original: o motor Testastretta 11 graus de distribuição desmodrômica, refrigerado a líquido, de 937 cc, com 110 cavalos a 9.250 rpm e torque máximo de 9,4 kgfm a 6.500 rpm, também presente na Monster 937 e na Multistrada V2.

É otimizado para uso específico na caixa de câmbio e nos equipamentos eletrônicos da DesertX Discovery. Três modos de pilotagem são dedicados ao uso na estrada, enquanto dois são projetados especificamente para pilotagem em trilhas.

Graças a um tanque com capacidade de mais de 21 litros, é possível viajar limitando ao mínimo as paradas para reabastecimento.

Para ser uma motocicleta que se sente à vontade tanto em rotas alpinas mistas quanto em trilhas, a DesertX adota um chassi com base em uma estrutura de treliça de aço, com longo curso de suspensão.

Com roda dianteira de 21 polegadas, a homologação tripla dos pneus permite que o piloto opte entre diferentes possibilidades, desde a condução no asfalto ou em trilhas.

O painel de instrumentos de TFT de 5 polegadas oferece uma interface intuitiva, com display projetado para integração com o Sistema Multimídia Ducati, que permite conectar um smartphone, ativando funções como controle de música, gerenciamento de chamadas e navegação Turn by Turn (opcional), com indicações de estrada diretamente no painel.

Imersão ao novo mundo

O novo Mini Countryman SE desembarca no Brasil em duas versões

Maior modelo já produzido pela Mini, ele chega com preço a partir de R$ 294.990

08/07/2024 08h00

O Countryman SE é equipado com dois motores  um em cada eixo  tornando o carro um 4x4, com 306 cavalos de potência, 49,4 kgfm de torque e autonomia de até 320 quilômetros

O Countryman SE é equipado com dois motores um em cada eixo tornando o carro um 4x4, com 306 cavalos de potência, 49,4 kgfm de torque e autonomia de até 320 quilômetros Divulgação

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O mais longo modelo feito pela Mini acaba de chegar ao Brasil, em sua versão 100% elétrica. O Countryman SE ALL4 debuta no mercado brasileiro – produzido em Oxford, Inglaterra – em duas opções, a Exclusive, com preço de R$ 294.990, e a Top, a R$ 339.990. Ambas têm dez opções de cores para a carroceria (Cinza Melting, Vermelho Chili, Verde British, Preto Midnight, Branco Nanuq, Azul Sunset, Azul Blasing, Cinza Legend, Azul Slate e Verde Smokey). Em relação à cor do teto, a Exclusive tem três escolhas (branco, preto ou da cor do veículo) e a Top acrescenta uma quarta, em prata. Quanto ao revestimento interno, a Exclusive pode ter a combinação de Vescin e tecido em preto ou cinza. Na Top, há três possibilidades – preto e Vescin Dark Petrol, marrom e Vescin Vintage Brown ou apenas Vescin Beige.

O Countryman cresceu em relação à variante a combustão, medindo agora 4,43 metros de comprimento (13,6 centímetros maior), 1,84 metro de largura (dois centímetros a mais), 1,64 metro de altura (ante 1,57 metro da anterior) e 2,69 metros de entre-eixos (também dois centímetros a mais). Como consequência direta, o Countryman elétrico oferece mais espaço para todos os ocupantes. Na prática, o motorista e o passageiro da frente ganham quase três centímetros de largura para os ombros e cotovelos. Atrás, há mais 2,5 centímetros na largura para os ombros. O porta-malas passa a ter 460 litros de capacidade (55 litros a mais que a geração anterior), crescendo para 1.450 litros com o banco traseiro rebatido.

As rodas têm 18 ou 20 polegadas e variam de acordo com a configuração. Para ambas, o design é inédito, sendo aerodinamicamente otimizadas, reforçando o caráter esportivo do Countryman SE. Na lateral, o desenho da coluna “C” (a traseira), com o logotipo “ALL4” estampado, apoia a linha do teto na parte de trás do veículo e faz com que o modelo pareça mais curto, embora não sendo. A traseira tem linhas mais “limpas”, para-choque com design robusto e lanternas em leds em posição vertical. De acordo com a Mini, forma e função caminham lado a lado no novo Countryman elétrico. O modelo teve sua aerodinâmica aprimorada em túnel de vento para melhorar sua eficiência para cortar o vento, resultando em um coeficiente aerodinâmico de 0,26 cx, enquanto o carro a combustão tem 0,31 cx. A título de balizamento, a média do coeficiente de um carro de passeio fica em 0,30 cx, em 0,40 cx em picapes e em 0,49 cx no antigo Fusca.

Dois motores elétricos com uma potência total de 306 cavalos e torque de 49,4 kgfm (instantâneo, como em todo elétrico) movem o Countryman SE, justificando o “sobrenome” ALL4. Segundo a Mini, o novo Countryman acelera de zero a 100 km/h em 5,8 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente. A fabricante britânica garante ainda que o novo modelo mantém o Go-Kart Feeling (algo como “sensação de estar dirigindo um kart”), assegurando um bom comportamento especialmente nos contornos de curvas mais rápidas. A bateria do Countryman SE tem um conteúdo energético de 66,45 kWh e possibilita até 320 quilômetros de autonomia, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Com capacidade de carregamento rápido de até 130 kW, pouco menos de 30 minutos são suficientes para carregar a bateria de 10% a 80%.

Uma das características mais cativantes em um Mini é seu interior, principalmente no visual oferecido ao motorista. E a marca se inspirou em suas origens para conferir ao novo Countryman um interior ergonômico e uso inteligente de espaço. O modelo mantém como principal destaque o enorme display redondo de 24 centímetros de diâmetro. A tela OLED tem alta resolução e é a mesma utilizada nos smartphones mais modernos. Compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ela é responsável por reunir todas as informações do veículo, desde o painel de instrumentos até os sistemas de assistência ao motorista e entretenimento. Equipada com o novo Mini Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente por meio de toque ou pelo assistente de voz. Há ainda animações para entreter os ocupantes, com o sistema de som da versão topo de linha assinado pela Harman-Kardon.

Já pelo Mini Experience Modes, os ocupantes do novo Countryman podem experimentar um visual completamente distinto em todo o interior do carro por meio de gráficos de iluminação especiais em diferentes cores e padrões, enquanto o Mini Driving Sounds cria um ambiente futurista para a cabine, mudando o som emitido nas acelerações de acordo com o modo de condução selecionado. O design minimalista do cockpit fica evidente em uma barra de controle, posicionada logo abaixo da tela OLED. Ela reúne quase todos os controles físicos necessários para o funcionamento do carro, incluindo os comandos de funções, como o “D” (de driving), o “R” (de ré) e o “P” (de parking). Isso elimina a necessidade de um seletor de marcha e cria espaço no console central para porta-objetos, com os smartphones podendo ser armazenados em um grande compartimento e carregados sem fios ao mesmo tempo.

Sistemas de assistência inéditos, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, dão suporte ao motorista. Além do controle de velocidade adaptativo, o novo Countryman conta com o Steering and Lane Assistant, para manter o carro dentro da faixa de rodagem. Todas as opções oferecidas pelos sistemas avançados de assistência ao motorista são visualizadas em tempo real pelo Assisted View na tela OLED. O novo Mini soma as funções de estacionamento automático e do Parking View de 360 ??graus, e é capaz de identificar possíveis vagas de estacionamento graças a 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras.

100% ELÉTRICO

Scania apresenta o ônibus elétrico K 230E B4x2LB

O primeiro ônibus elétrico 100% da Scania no Brasil, será a novidade da marca na Lat.Bus 2024, em agosto, e chega às ruas em 2025

07/07/2024 10h00

O motor EMC 1-2 tem potência contínua de 230kW (equivalente a 310 cavalos) a 1.750 rpm e torque de 224,3 kgfm disponível a qualquer rotação

O motor EMC 1-2 tem potência contínua de 230kW (equivalente a 310 cavalos) a 1.750 rpm e torque de 224,3 kgfm disponível a qualquer rotação Divulgação

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A Scania já revelou sua principal novidade para a Lat.Bus 2024, a feira latino-americana do transporte coletivo rodoviário, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo. Trata-se do K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico 100% da marca sueca no país e que será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As vendas terão início na Lat.Bus 2024, e as primeiras unidades devem sair da linha de montagem no segundo trimestre de 2025. “Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, comemora Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. 

O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300 quilômetros (já dimensionado em uma condição severa, com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. O propulsor é chamado de EMC 1-2, tem potência contínua de 230 kW (equivalente a 310 cavalos) a 1.750 rpm, torque de 224,3 kgfm disponível a qualquer rotação (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300 kW (equivalente a 407,8 cavalos) a 1.400 rpm. Ligado a um câmbio com duas marchas, desenvolvido para trazer maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares, sua vocação principal é a aplicação urbana. Tem tração 4x2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. 

A produção do K 230E B4x2LB não interfere na parceria firmada em 2022 entre a Scania e a encarroçadora paulista Caio para a produção do ônibus urbano eMillennium, com tração elétrica Eletra e motor e bateria WEG, que segue normalmente. “Naquele formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. Já o K 230E B4x2LB é 100% Scania. São veículos completamente diferentes”, esclarece Nucci.  “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania de duas marchas e bateria Scania-Northvolt, importados. O motor tem design simples, para facilitar a manutenção, e entregar um custo de manutenção mais baixo comparado aos motores de combustão interna. No motor a combustão tradicional, o torque máximo é obtido após a aceleração contínua. Um elétrico já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade”, complementa Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. 

As baterias do ônibus elétrico da Scania serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado, que são de LFP (lítio-ferro-fosfato), importadas da Suécia. As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. As baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira. O ônibus tem um carregador de 130 kW, em uma capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, explica Gallao.

O momento de mercado da Scania, no acumulado deste ano – de janeiro a maio –, está positivo tanto em caminhões (liderança no segmento de pesados) quanto em ônibus (alta de 137%). A fabricante vendeu 235 chassis de ônibus no acumulado do ano entre urbanos e rodoviários (segmento em que conquistou 13,6 de participação). “Daremos uma condição especial de preço de lançamento na Lat.Bus 2024. O Scania Banco oferecerá um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%, muito competitiva. E nossa linha a diesel continuará disponível e entregando o menor custo total de operação, além da gama a gás. O produto elétrico reforça o portfólio e não substitui outra matriz energética atualmente comercializada. Nossas soluções de produtos, serviços e alternativas financeiras estão oferecendo a máxima rentabilidade e disponibilidade ao cliente”, salienta Nucci.  

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