Veículos

ALAGAMENTOS

Especialistas orientam como encarar alagamentos e evitar prejuízos com o carro

Durante o verão, os temporais são mais frequentes e podem surpreender quem está dirigindo

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A melhor maneira de enfrentar uma inundação é parar o carro em um local seguro e esperar a água baixar”, costuma ensinar o experiente piloto gaúcho Jorge Fleck, 67 anos, bicampeão da Fórmula-Truck, em 1999 e 2000, e um dos vencedores do Rali Volta da América, em 1978. 

Mas quando não for possível seguir o sábio ensinamento e o motorista tiver de enfrentar o “rio” a sua frente, é bom ter algumas “cartas na manga”. 

Dirigir em áreas alagadas exige prática e conhecimento não somente das normas de trânsito como também das condições do veículo, das vias e dos arredores, bem como das técnicas de direção defensiva. 

A chegada do verão é sempre uma alegria para os brasileiros. Sol, dias mais longos e clima quente agradam de norte a sul do país. No entanto, os temporais também fazem parte da estação mais quente do ano e, muitas vezes, surpreendem os motoristas, causando prejuízos com as enchentes.

Os alagamentos podem danificar desde o sistema elétrico do automóvel até o motor ou mesmo causar a perda total do carro. 

Um dos grandes motivos de pânico para quem atravessa inundações dirigindo é o famoso calço hidráulico, que ocorre quando a água entra pelo cano de descarga e “inunda” o motor do veículo, causando empenamento de componentes internos. 

Contar com a cobertura de danos causados pelas enchentes é fundamental, principalmente nesta época do ano em que os motoristas são pegos de surpresa pelas chuvas de verão e, muitas vezes, não sabem como lidar com a situação. Nesse caso, é recomendado que o motorista tenha cautela e tome decisões prudentes, evitando se arriscar com o veículo no meio do alagamento. Essa é uma medida que visa a preservar tanto o bem quanto o próprio dono do veículo”, explica Frank Nelson Ohi, diretor de Sinistro da seguradora HDI. 

É importante ter-se em mente a melhor decisão a se tomar quando “aparece” de surpresa uma via alagada pela frente. Para que o motorista possa trafegar com segurança nessas situações, os especialistas recomendam alguns procedimentos básicos.

Para atravessar o alagamento

A travessia de um local alagado deve ser feita lentamente, em primeira ou segunda marcha, mantendo uma boa distância do carro à frente. Manter a velocidade e a aceleração constantes evitam a formação de ondas e a entrada de água pelo escapamento do veículo.

Limite da altura da água

O ideal é que o volume de água no local não passe da metade da altura da roda do carro. Se esse limite for ultrapassado, o risco de o motorista ficar pelo caminho aumenta consideravelmente. A exceção é se o veículo tiver o acessório snorkel, bastante conhecido dos praticantes de off-road, que eleva a saída do escapamento justamente para evitar a “invasão” da água no motor.

Inundações repentinas

Se a chuva continuar forte e o condutor perceber que o nível de água está subindo rapidamente, o indicado é abandonar o veículo no lugar mais elevado e seguro possível e procurar ajuda. É importante lembrar que se a água chegar à altura da janela do carro, a abertura da porta pode se tornar impossível.

Cuidado com as derrapagens

No período de chuvas ou nos locais com asfalto molhado, o risco de aquaplanagem (quando uma lâmina de água impede o contato dos pneus com a pista) é grande. Por isso, é bom manter uma distância maior do carro à frente para poder ter mais tempo e espaço para contornar essa situação de risco.

Desligar aparelhos aumenta a força

O motor do veículo pode precisar aumentar seu esforço para vencer a resistência da água. Nesse caso, é recomendado ao motorista desligar o rádio, o ar-condicionado, a luz interna e tudo o que não for estritamente necessário para a segurança na travessia.

Revisão após a enchente

Mesmo não aparentando ter sofrido danos, é importante que o veículo passe por uma revisão completa logo após ter atravessado um trecho alagado. Dificilmente um veículo sai totalmente “ileso” de um alagamento, e os problemas causados pela água podem se tornar perceptíveis somente tempos depois.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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