Veículos

NOVA GERAÇÃO

Lançado há 12 anos, a Porsche traz para o Brasil a nova família do 911 GTS

Os preços dos modelos começam em R$ 919 mil, podendo chegar a R$ 1,009 milhão

Continue lendo...

Há doze anos, a Porsche apresentou a primeira versão GTS do 911. 

Agora, uma nova geração do esportivo acaba de ser lançada e já está no Brasil. 

Com time completo, o 911 GTS desembarca no país com o Carrera GTS Coupé, com preço de R$ 919 mil, o Carrera GTS Cabriolet, a R$ 969 mil, o Carrera 4 GTS Coupé, a R$ 959 mil e o Carrera 4 GTS Cabriolet e o Targa 4 GTS, ambos a R$ 1,009 milhão. 

O motor 6.0 com turbocompressor do novo 911 GTS oferece 480 cavalos e um torque de 57,5 kgfm, um aumento de quase três quilos/torque em relação ao seu antecessor. Segundo a marca alemã, a aceleração de zero a 100 km/h na versão Carrera 4 GTS Coupé é feita em 3,3 segundos. 

A motorização é acompanhada da transmissão de 8 velocidades com embreagem dupla PDK (enquanto uma marcha está engatada, a seguinte já fica pronta para entrar em ação, tudo de forma automática), mas uma transmissão manual de 7 velocidades com curso de mudança particularmente curto está disponível para todos os modelos 911 GTS como uma alternativa à PDK.

O câmbio Porsche de 8 marchas com embreagem dupla ou o manual de 7, assim como uma suspensão específica com o Gerenciamento de Suspensão Ativa Porsche (PASM) e o sistema de frenagem de alto desempenho, asseguram, de acordo com a fabricante alemã, a grande transmissão de forças longitudinais e laterais para os modelos. 

A dinâmica de condução foi melhorada com o pacote Lightweight Design (construção leve), disponível pela primeira vez no GTS e que reduz o peso em até 25 quilos. 

O visual esportivo discreto dos novos modelos apresenta elementos contrastantes em preto da carroceria e as áreas escurecidas dos faróis. 

O preto também é a cor dominante do interior. Vários recursos feitos de microfibra Race-Tex criam um ambiente dinâmico e elegante.

Os engenheiros ajustaram o desempenho de parada para corresponder com a performance aprimorada do GTS, que faz uso do sistema de frenagem de alto desempenho do 911 Turbo. 

As rodas de liga leve de 20 polegadas (dianteiras) e 21 polegadas (traseiras) pretas com fixação central também são do 911 Turbo. 

O sistema de escape esportivo de série é responsável por uma emissão sonora característica, graças a sua configuração específica para GTS e ao isolamento interno, naturalmente, nas versões fechadas. Detalhes externos em preto ou escurecidos são outras marcas dos 911 GTS. 

O Targa 4 inclui ainda o arco que define o modelo e as letras do nome da versão. Os elementos adicionais pintados em Silk Preto brilhante estão no spoiler, nas rodas de liga leve com trava central, nas persianas da tampa do motor e na escrita “GTS” nas portas e na parte traseira do carro.

Leia as últimas notícias

 

O pacote externo, no qual esses e outros detalhes são feitos em preto brilhante, pode ser escolhido como opcional. Todos os modelos 911 GTS têm o pacote Sport Design, com acabamentos diferenciados nas soleiras dianteira, traseira e laterais. 

Os aros dos faróis e os contornos das luzes diurnas são escurecidos, e o veículo está equipado com faróis de leds de série com o Sistema Porsche de Iluminação Dinâmica Plus. 

As lanternas são exclusivas dos GTS.

Os detalhes esportivos dos modelos continuam na parte interna, tanto no aspecto funcional quanto no visual. 

A alavanca de câmbio manual foi encurtada em um centímetro, o que permite mudanças rápidas com um pequeno movimento do pulso, bem ao estilo das antigas “palancas” dos carros de competição. Volante GT Sport, pacote Sport Chrono com seletor de modos, aplicativo Porsche Track Precision e indicador de temperatura dos pneus são equipamentos de série. 

Os bancos esportivos Plus com regulagem elétrica de quatro vias proporcionam apoio lateral. Várias características Race-Tex realçam o ambiente. 

As partes centrais dos bancos, o aro do volante, as maçanetas das portas, os apoios de braço, a tampa dos porta-objetos e a alavanca de mudança são revestidos em material de microfibra. 

Com o pacote interno GTS, as costuras decorativas estão disponíveis em Vermelho Carmine ou Crayon como opcional. 

Os cintos de segurança e as letras “GTS” bordadas nos apoios de cabeça, no tacômetro e no relógio Sport Chrono vêm nas mesmas cores contrastantes. As inserções decorativas no painel e nos frisos das portas são em carbono fosco.

A nova geração do Porsche Communication Management (PCM) apresenta funções adicionais e operação simplificada. 

As áreas sensíveis ao toque no menu Media foram aumentadas e a opção de reorganizar os blocos na tela inicial é nova. 

O assistente de voz reconhece a fala natural e pode ser ativado com o “Hey Porsche”. 

Os usuários de iOS e Android desfrutam de conectividade total. Com o Apple Car Play e o Android Auto, as funções dos celulares correspondentes podem ser totalmente utilizadas nos novos modelos 911 GTS. 

A Porsche ressalta, porém, que alguns serviços podem não estar disponíveis no Brasil.

Assine o Correio do Estado

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).