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Land Rover confirma a chegada ao Brasil da linha 2021 do Discovery Sport e Range Rover Evoque

Os modelos chegam para reforçar a liderança da Land Rover no aristocrático segmento de SUVs premium grandes

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A Land Rover confirma a chegada ao Brasil da linha 2021 dos dois modelos mais vendidos da marca britânica no país, o Discovery Sport e o Range Rover Evoque. 

O Discovery Sport, produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ), terá três versões: a S, com motor P250 bicombustível e preço de R$ 280.950, e as SE e R-Dynamic SE, as duas a diesel, partindo de R$ 289.650. Todas as configurações oferecem opção de sete lugares. 

Já o Evoque, que deixou de ser feito no Brasil em 2019, passando a ser importado da Inglaterra desde então, terá na linha 2021 apenas uma versão, a R-Dynamic SE, com motor P250 flex. Com o pacote R-Dynamic, o sempre estiloso utilitário esportivo, lançado em 2010, terá preço de R$ 357.950.

Para os modelos 2021, conseguimos trazer ainda mais conectividade e tecnologia para os nossos SUVs mais vendidos aqui no Brasil. A união do software e do hardware do novo Pivi Pro e das tecnologias embarcadas transformam a experiência digital do consumidor na cabine e mantêm os carros sempre atualizados automaticamente, ideal para o uso no dia a dia sem qualquer preocupação”, explica Tiago Yoshitake, gerente de Produtos da Land Rover do Brasil. 

Conjuntamente à linha 2021 dos dois modelos, a Land Rover comemora a liderança no segmento de SUVs premium grandes no ano passado, com “market share” de 31,3%, conforme dados finais divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em 2020, o Discovery Sport produzido no Brasil teve 1.645 unidades vendidas. Somados os veículos importados aos ainda estocados nas concessionárias feitos no país até 2019, o Evoque teve exatamente novecentas e noventa e oito unidades emplacadas no ano passado.

O Discovery Sport e o Evoque 2021 trazem mais equipamentos, como a nova central multimídia e uma câmera de 360 graus. O primeiro recebeu um motor turbodiesel, enquanto o Evoque deixou de ter a versão P300 com sistema híbrido leve. No Discovery Sport 2021, a principal novidade é o acréscimo do propulsor 2.0 turbodiesel de 199 cavalos de potência e 43 kgfm de torque a partir de 1.750 rotações por minuto, associado à transmissão automática de 9 velocidades. A configuração de entrada S manteve o motor 2.0 turboflex de 250 cavalos e 27,5 kgfm de torque, com o mesmo câmbio automático.

O “powertrain” do Evoque em versão única no Brasil tem o 2.0 turbo bicombustível de 250 cavalos a 5.500 giros e 37,2 kgfm de torque a partir de 1.300 rpm, acoplado ao câmbio automático de 9 marchas. Lamentavelmente, o Evoque deixou de ter a poderosa versão R-Dynamic HSE, que era equipada com o motor 2.0 turbo de 300 cavalos de potência em conjunto com um sistema híbrido leve de 48V.

Os dois utilitários esportivos de luxo e de alto desempenho tiveram o ganho da central multimídia Pivi Pro, que fez estreia no novo Defender – o modelo-símbolo da fabricante britânica –, apresentado no ano passado, com sistema de atualização online. 

Conforme a Land Rover, a experiência digital na cabine dos dois veículos foi transformada com a introdução do sistema de infoentretenimento Pivi Pro, com a central multimídia já estando à disposição do motorista logo quando ele ativa o motor, graças ao sistema de dados e bateria independentes. Com as atualizações OTA (over the air), a plataforma garante que o condutor receba sempre as últimas mudanças em mapas, aplicativos e funcionalidades do veículo, sem a necessidade de visitar uma concessionária autorizada para isso.

Acompanhando o Pivi Pro, os modelos receberam ainda uma câmera de 360 graus e o ClearSight Ground View (em livre tradução, capô transparente), com imagens do chão a sua frente, logo abaixo do “cofre do motor”. É um importante recurso pois os dois SUVs contam com tração integral permanente e preparação para o off-road severo.

 Ainda na central de entretenimento, a cabine incorporou o Sensor de Profundidade (Wade Sensing). O sistema monitora a profundidade da água em que o carro está percorrendo, indicado para a travessia de rios e pequenos alagamentos. O Discovery Sport tem capacidade de imersão de até 60 centímetros e o Evoque, de até 53 centímetros. 

Nos quesitos acabamento e pintura, a linha 2021 dos dois SUVs pode vir nas cores Cinza Nolita, Azul Portofino, Bronze Lantau, Cinza Carpathian e Prata Silicon e podem ter o interior em couro Windsor ou o revestimento Kvadrat, composto por materiais sintéticos e matéria-prima derivada de produtos reciclados.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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