Veículos

Tempo de transição

Para substituir o A4 sedã, a Audi apresenta na Europa a nova família do A5

A montadora apresentou as versões sedã e station wagon

Continue lendo...

A Audi apresentou na Europa o novo A5 sedã e Avant (station wagon), concluindo a reestruturação de nomenclatura dos modelos da marca alemã. Em um futuro próximo, os números pares representarão apenas os carros elétricos da Audi, enquanto os ímpares serão reservados exclusivamente para os veículos com motores a combustão.

Assim, a última geração do antigo A4 – modelo com mais de três décadas de tradição – assume o nome de A5, sendo produzido em Neckarsulm, na Alemanha. E o próximo A4 será um modelo 100% modelo elétrico e provavelmente se transformará em A4 e-Tron. 

A família do novo A5 terá quatro variantes: os sedãs A5 e S5 e as peruas A5 Avant e S5 Avant, com base na Premium Platform Combustion (PPC). As duas primeiras desembarcarão no Brasil, mas sem previsão de data. Curiosamente, há apenas dois meses, em maio, a Audi do Brasil apresentou a linha 2025 do A4 Quattro e do A5 Sportback Quattro.

O sedã e sua derivação com traseira em estilo cupê – que terão sua produção encerrada com a chegada da nova linha A5 – voltaram a ser equipados com a tração integral “Quattro”, que não era oferecida nos dois modelos no mercado brasileiro desde 2021. 

A nova família A5 foi completamente redesenhada, ficando o sedã mais longo no comprimento e na distância de entre-eixos, com 4,82 metros e 2,90 metros, respectivamente, e rodas de 17 a 20 polegadas.

As duas variantes do sedã têm a parte de trás bem diferente – mais arredondada -–, se estendendo a partir das colunas “B” (as centrais), com uma área do terceiro volume do carro mais curta, provavelmente para atrair os clientes mais fiéis do A5 Sportback.

A frente do novo A5 é dominada pela grade Singleframe larga e mais plana, com uma estrutura tridimensional tipo favo de mel e faróis redesenhados e mais finos. Graças ao “nariz” menos pronunciado e mais integrado com o para-choque, o capô ficou mais nivelado com a parte frontal do carro.

A nova família A5 oferece luzes de circulação diurna digitais com tecnologia Led na frente e lanternas OLED digitais com cerca de 60 segmentos por painel, atravessando de ponta a ponta a traseira do carro. Acima, estão as quatro argolas entrelaçadas da marca, pela primeira vez escurecidas e não com o cromado habitual. Mais abaixo, grandes escapamentos duplos em cada lado saltam do difusor escuro opaco.

“Em conjunto com a expansão do nosso portfólio totalmente elétrico, estamos lançando uma nova geração de modelos com motores de combustão eficientes. A família A5, com seu design atlético, interior completamente novo e arquitetura eletrônica será a primeira. A tecnologia MHEV plus permite uma direção parcialmente elétrica”, explicou Gernot Döllner, CEO da Audi.

O design do interior do novo A5 tem como base quatro características. A primeira é ser centrado em todos os ocupantes, não apenas no motorista.

A segunda é o Digital Stage, estabelecendo uma visão mais compartilhada do motorista com o passageiro dianteiro na forma dos displays do Audi MMI. O Material Driven Design é a “terceira via”, oferecendo uma generosa sensação de espaço com nível de conforto sofisticado.

O layout claro e a fácil operação do interior fornecem uma visão geral em todas as situações para formar o quarto recurso: o Visual Clarity. Somado a isso está a iluminação de bordo dinâmica opcional para dar suporte à interação do carro com os ocupantes.

Para os designers de interiores da marca alemã, o panorâmico Audi MMI é o ponto de destaque da cabine da nova família A5, com um design curvo e tecnologia OLED. Ele consiste no Audi Virtual Cockpit com uma tela de 11,9 polegadas e o display “touchscreen” MMI de 14,5 polegadas. O estágio digital é complementado na frente pelo display opcional de 10,9 polegadas para o passageiro, integrado ao design do painel. O motorista tem a opção de controlar o veículo e as funções de infoentretenimento por meio do head-up display.

Um sistema elétrico de 48 volts dá suporte ao motor a gasolina para aumentar a eficiência e o conforto, reduzindo as emissões de CO2 e aumentando o desempenho.

O motor 2.0 TFSI está disponível com 110 kW (150 cavalos) ou 150 kW (204 cavalos), equipado com turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG).

A tecnologia VTG permite um acúmulo consistente e ágil de torque mesmo em baixas rotações. O turbo de quatro cilindros está disponível com uma caixa de câmbio de dupla embreagem e 7 marchas.

O motor da geração EA288 herda a combustão otimizada de seu antecessor graças ao sensor de pressão de cilindro TwinDosing para controle de emissão de gases de escape e dois eixos de equilíbrio para operação suave do motor. Desenvolve 40,7 kgfm de torque de 1.750 e 3.250 rpm. 

Já o S5 é um esportivo com motor 3.0 V6 TFSI com 270 kW (367 cavalos) de potência, também com turbocompressor com geometria VTG e tecnologia MHEV plus.

A transmissão de dupla embreagem S tronic revisada no S5 foi projetada para mais torque, reduzindo o peso no eixo dianteiro.

A eletrificação vem do sistema MHEV plus de 48 volts, utilizando o mesmo câmbio de dupla embreagem e 7 marchas, com tração “Quattro” ultra. A Audi promete ainda dois híbridos plug-in do novo A5 com base no motor a gasolina de 2,0 litros, com potências de 300 cavalos e 367 cavalos e autonomia puramente elétrica de mais de cem quilômetros. 

Carro de luxo

Porsche terá primeira concessionária em Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (9), a marca alemã fez o anúncio da empresa que representará o veículo esportivo no Estado

09/08/2024 17h50

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado Divulgação Porsche

Continue Lendo...

A marca de carros esportivos conhecida mundialmente anunciou nesta sexta-feira (9), a concessionária que representará o veículo em Campo Grande.

O grupo Bamaq foi escolhido para ser a concessionária oficial para vender o Porsche em Mato Grosso do Sul. Com cinco décadas de atuação a empresa trabalha com os seguintes equipamentos:

  • Construção;
  • Caminhões;
  • Automotivo e financeiro.


Com expertise no mercado, o grupo empresarial atua em Minas Gerais e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E agora o destaque está por conta de trazer a marca alemã em solo sul-mato-grossense. 
O CEO do Grupo Bamaq, Clemente Faria Jr., destacou que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado a receber o carro de luxo, dentro dos planos de expansão de negócios da Porsche.


“Essa confiança em nosso trabalho, depositada pela marca de luxo mais valiosa do mundo, nos deixa extremamente orgulhosos”, frisou Clemente Faria Jr e completou:


“Somente para o negócio Porsche, temos uma projeção inicial de investimento de mais de R$ 35 milhões. Nesse novo ponto, vamos oferecer aos clientes locais uma grande variedade de experiências, com a alta qualidade, que é padrão da Porsche e do Grupo Bamaq. Acreditamos muito no estado do Mato Grosso do Sul e estamos felizes com essa conquista".

Serviço especializado


Quem adquirir o veículo ainda contará com toda estrutura oferecida pelo grupo, que irá oferecer inclusive o serviço de assistência técnica. Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, por enquanto ainda não há um endereço oficial, mas o local contará com tudo o que a marca exige em termos de excelência e experiência ao usuário.


Concessionária


Marcelo Rohlfs da Divisão Automotiva do Grupo Bamaq, explicou que está previsto para o segundo semestre de 2024, a inauguração de uma loja que transmita o conceito da marca alemã.


Nesta, unidade o público terá uma experiência com a marca e poderá adquirir produtos. 


“Estamos realizando a contratação e o processo de onboarding do time que atenderá a região e, antes mesmo da abertura oficial da concessionária, vamos iniciar os trabalhos de revisão e manutenção, utilizando uma estrutura de Centro de Serviços em Campo Grande. Além disso, ainda temos uma estrutura móvel, que pode atender os clientes que residem no interior. Projetamos inaugurar nossa loja completa já em 2025, com uma estrutura moderna de vendas e pós-vendas, seguindo os padrões mundiais da marca”, explicou Rohlfs.

Empresa


Completando 50 anos de operação em 2024, o Grupo Bamaq se destaca em 18 estados com sua atuação em automóveis de luxo, serviços financeiros e máquinas pesadas. Desde 2018, a divisão automotiva da empresa, um importante nome no setor de concessionárias no Brasil, tem apresentado um crescimento constante.

Isso se deve, em grande parte, à sua representação da marca Porsche em Minas Gerais, o que impulsionou a expansão da divisão no segmento premium.


Além de representar a Porsche nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, e a Mercedes-Benz em Minas Gerais, a divisão automotiva da Bamaq se diferencia pelo seu foco no segmento premium e pela experiência de atendimento ao cliente.


Desde o início de 2023, a divisão também passou a representar a montadora global GWM, especializada em carros híbridos e elétricos. A marca possui lojas nas seguintes capitais:

  • Belo Horizonte (MG);
  • Campo Grande (MS);
  • Em breve, também em Dourados (MS).

Assine o Correio do Estado
 

LANÇAMENTO

Novo Peugeot 2008 traz nova identidade da marca no país

Moderno e cheio de estilo o novo SUV tem um dos motores mais premiados do grupo Stellantis

08/08/2024 23h07

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um carro novo, com design impactante. Idealizado para quem esbanja atitude, tem um perfil tecnológico e ousado. Assim é o Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo, que pode receber tratamento em preto brilhante ou na cor do carro, dependendo da versão. 

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuA assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em preto brilhante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Na lateral do novo 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga, diamantadas, de 17”, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro.

Apesar do visual mais robusto, o novo SUV tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos, no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros. Por falar em "E" antes do nome do carro, indica que ele é 100% elétrico. O modelo foi apresentado em três versões com motor turbo flex e muito em breve, terá a 100% elétrica para somar na gama. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Todas as versões do Peugeot 2008 são equipadas com o motor turbo 200, que rende até 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol e até 125 cv com gasolina, e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuEle traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O desempenho do novo 2008 fica completa com o câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento:

  • Modo Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto;
  • Modo Manual – voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts);
  • Modo Sport – garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor turbo 200.

Por fim, a gama completa do novo Peugeot 2008 ficou assim:

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Active - Preço sugerido:  R$ 119.990,00 

Faróis e DRL em LED, rodas de liga leve 17” diamantadas, nova central Peugeot i-Connect 10,3”, i-Cockpit® 2D digital

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
Allure
- Preço sugerido: R$ 129.990,00

Todos os itens da versão Active, mais:

Carregador de smartphone por indução, bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento eletrônico, chave presencial (abertura e fechamento de portas), sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° (Visiopark 360°) e  alerta de Ponto Cego.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

GT - Preço sugerido:  R$ 149.990,00

Todos os itens da versão Allure, mais:

Conjunto ópticotodo em LED, teto biton, teto solar panorâmico, i-Cockpit® 3D, identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos, grade na cor do carro, pedais esportivos em alumínio, paddle shift para troca de marchas no volante, bancos exclusivos em couro com costura verde GT, Peugeot Driver Assist, 6 airbags.

Todos os preços são ofertas especiais de lançamento, podendo sofrer alteração a qualquer momento. 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).