Veículos

Tempo de transição

Para substituir o A4 sedã, a Audi apresenta na Europa a nova família do A5

A montadora apresentou as versões sedã e station wagon

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A Audi apresentou na Europa o novo A5 sedã e Avant (station wagon), concluindo a reestruturação de nomenclatura dos modelos da marca alemã. Em um futuro próximo, os números pares representarão apenas os carros elétricos da Audi, enquanto os ímpares serão reservados exclusivamente para os veículos com motores a combustão.

Assim, a última geração do antigo A4 – modelo com mais de três décadas de tradição – assume o nome de A5, sendo produzido em Neckarsulm, na Alemanha. E o próximo A4 será um modelo 100% modelo elétrico e provavelmente se transformará em A4 e-Tron. 

A família do novo A5 terá quatro variantes: os sedãs A5 e S5 e as peruas A5 Avant e S5 Avant, com base na Premium Platform Combustion (PPC). As duas primeiras desembarcarão no Brasil, mas sem previsão de data. Curiosamente, há apenas dois meses, em maio, a Audi do Brasil apresentou a linha 2025 do A4 Quattro e do A5 Sportback Quattro.

O sedã e sua derivação com traseira em estilo cupê – que terão sua produção encerrada com a chegada da nova linha A5 – voltaram a ser equipados com a tração integral “Quattro”, que não era oferecida nos dois modelos no mercado brasileiro desde 2021. 

A nova família A5 foi completamente redesenhada, ficando o sedã mais longo no comprimento e na distância de entre-eixos, com 4,82 metros e 2,90 metros, respectivamente, e rodas de 17 a 20 polegadas.

As duas variantes do sedã têm a parte de trás bem diferente – mais arredondada -–, se estendendo a partir das colunas “B” (as centrais), com uma área do terceiro volume do carro mais curta, provavelmente para atrair os clientes mais fiéis do A5 Sportback.

A frente do novo A5 é dominada pela grade Singleframe larga e mais plana, com uma estrutura tridimensional tipo favo de mel e faróis redesenhados e mais finos. Graças ao “nariz” menos pronunciado e mais integrado com o para-choque, o capô ficou mais nivelado com a parte frontal do carro.

A nova família A5 oferece luzes de circulação diurna digitais com tecnologia Led na frente e lanternas OLED digitais com cerca de 60 segmentos por painel, atravessando de ponta a ponta a traseira do carro. Acima, estão as quatro argolas entrelaçadas da marca, pela primeira vez escurecidas e não com o cromado habitual. Mais abaixo, grandes escapamentos duplos em cada lado saltam do difusor escuro opaco.

“Em conjunto com a expansão do nosso portfólio totalmente elétrico, estamos lançando uma nova geração de modelos com motores de combustão eficientes. A família A5, com seu design atlético, interior completamente novo e arquitetura eletrônica será a primeira. A tecnologia MHEV plus permite uma direção parcialmente elétrica”, explicou Gernot Döllner, CEO da Audi.

O design do interior do novo A5 tem como base quatro características. A primeira é ser centrado em todos os ocupantes, não apenas no motorista.

A segunda é o Digital Stage, estabelecendo uma visão mais compartilhada do motorista com o passageiro dianteiro na forma dos displays do Audi MMI. O Material Driven Design é a “terceira via”, oferecendo uma generosa sensação de espaço com nível de conforto sofisticado.

O layout claro e a fácil operação do interior fornecem uma visão geral em todas as situações para formar o quarto recurso: o Visual Clarity. Somado a isso está a iluminação de bordo dinâmica opcional para dar suporte à interação do carro com os ocupantes.

Para os designers de interiores da marca alemã, o panorâmico Audi MMI é o ponto de destaque da cabine da nova família A5, com um design curvo e tecnologia OLED. Ele consiste no Audi Virtual Cockpit com uma tela de 11,9 polegadas e o display “touchscreen” MMI de 14,5 polegadas. O estágio digital é complementado na frente pelo display opcional de 10,9 polegadas para o passageiro, integrado ao design do painel. O motorista tem a opção de controlar o veículo e as funções de infoentretenimento por meio do head-up display.

Um sistema elétrico de 48 volts dá suporte ao motor a gasolina para aumentar a eficiência e o conforto, reduzindo as emissões de CO2 e aumentando o desempenho.

O motor 2.0 TFSI está disponível com 110 kW (150 cavalos) ou 150 kW (204 cavalos), equipado com turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG).

A tecnologia VTG permite um acúmulo consistente e ágil de torque mesmo em baixas rotações. O turbo de quatro cilindros está disponível com uma caixa de câmbio de dupla embreagem e 7 marchas.

O motor da geração EA288 herda a combustão otimizada de seu antecessor graças ao sensor de pressão de cilindro TwinDosing para controle de emissão de gases de escape e dois eixos de equilíbrio para operação suave do motor. Desenvolve 40,7 kgfm de torque de 1.750 e 3.250 rpm. 

Já o S5 é um esportivo com motor 3.0 V6 TFSI com 270 kW (367 cavalos) de potência, também com turbocompressor com geometria VTG e tecnologia MHEV plus.

A transmissão de dupla embreagem S tronic revisada no S5 foi projetada para mais torque, reduzindo o peso no eixo dianteiro.

A eletrificação vem do sistema MHEV plus de 48 volts, utilizando o mesmo câmbio de dupla embreagem e 7 marchas, com tração “Quattro” ultra. A Audi promete ainda dois híbridos plug-in do novo A5 com base no motor a gasolina de 2,0 litros, com potências de 300 cavalos e 367 cavalos e autonomia puramente elétrica de mais de cem quilômetros. 

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

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Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

CARMAIS

Confira as dicas e novidades sobre veículos

19/09/2024 16h00

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original Divulgação

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Revelação gradual

A Volkswagen do Brasil escolheu o “Rock in Rio” deste ano para mostrar um protótipo de seu menor SUV a ser vendido no mercado nacional.

A marca promete que o novo carro será inédito, inaugurando um novo segmento e está confirmado para chegar no próximo ano, se juntando à gama de utilitário esportivos formada pelos modelos T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

O projeto do “teaser” tecnológico exposto no “Rock in Rio” tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do novo SUV, com uma camuflagem especial e envolvido por uma redoma de “leds glass” – combinando transparência e luminosidade com efeitos holográficos.

Um tratamento fotográfico permite mostrar um pouco mais que a foto original divulgada.

O público pode conhecer a assinatura dos faróis e das lanternas (bem horizontalizadas) e a silhueta do carro (do porte do Polo, só que mais elevado). A marca alemã pretende revelar o novo SUV gradualmente, até seu lançamento. “O ‘Rock in Rio’ é o local certo para celebrarmos ícones. E o novo SUV – 100% desenvolvido e produzido no Brasil – pretende ser um novo ícone no coração dos brasileiros”, explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. 


Um olho nos brasileiros, outro nos chineses

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ritmo elevado de produção verificado em julho continuou em agosto, configurando o maior volume deste ano, com 259.613 unidades fabricadas entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023.

“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, analisou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O acumulado deste ano, de 1,62 milhão de veículos produzidos, é o maior desde 2019. De acordo com a entidade, o comportamento dos modelos importados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, com leve queda de 1,7%. A Anfavea estima, no entanto, de que há no Brasil um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades. 

 

Já com preço 

Confirmado recentemente para chegar ao Brasil via El Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 208 teve seus preços finalmente revelados pela Stellantis.

Assim, a versão de entrada Active 1.0 MT, que traz de série ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro airbags, tem preço de R$ 76.990.

A Style 1.0 MT acrescenta faróis full-led, multimídia de 10,3 polegadas, câmera de ré e teto panorâmico e sai por R$ 88.990. Já as variantes equipadas com o motor turbo T200, de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas, custa R$ 98.990 na Allure.

A topo de linha GT soma seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisionPark 180 graus e tem preço de R$ 114.990.

O novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova opção na paleta de cores da marca do leão.  


Sempre haverá Paris

Como de costume, o principal anfitrião do Salão do Automóvel de Paris, o Grupo Renault confirma o retorno da mostra francesa – ausente desde o início da pandemia da Covid-19, que será realizado de 14 a 30 de outubro deste ano –, apresentando suas quatro marcas: Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.

O Salão de Paris volta ao Centro de Exposições Porte de Versailles – utilizado para alguns eventos das Olimpíadas de 2024.

A principal marca de automóveis francesa revelará o Renault 4, em estreia mundial, um elétrico do segmento B desenvolvido em parceria com a Ampere, especializada em elétricos inteligentes.

O novo modelo estará na mostra ao lado do Renault 5 elétrico, um dos veículos mais aguardados do salão. Na sequência do evento parisiense, será lançado o novo Twingo.

A Dacia apresentará os novos Duster, Spring e Sandero, enquanto a Alpine mostrará o A290 – lançado este ano na Europa – e revelará em estreia mundial o Alpenglow Hy6, equipado com um novo motor a combustão de seis cilindros ou pela opção movida a célula de hidrogênio.

Já a Mobilize revelará, também em estreia mundial, o Duo, elétrico disponível para utilização sem carteira de habilitação, e o Bento, um micro-utilitário elétrico para uso em lugares urbanos restritos.


Campo de prova real

A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e de competição da marca norte-americana, está dando prosseguimento aos testes da picape Raptor T1+ para o Rali Dakar 2025. A segunda fase de testes foi há duas semanas, em Zaragoza, na Espanha, e em Fontjoncouse, na França.

Uma das missões da equipe é, basicamente, tentar “quebrar” o veículo que acabou de construir, enfrentando pistas desérticas, rápidas e esburacadas, mais parecidas com as utilizadas no Dakar. Para isso, conta com uma experiência de peso, o piloto espanhol Carlos Sainz, “El Matador” – tetracampeão do Dakar e pai do piloto Carlos Sainz Jr., da Ferrari -, que assumiu o volante da picape pela primeira vez.

Pelo regulamento do rali mais famoso e perigoso do mundo, não se pode mexer muito nas características originais do veículo, com o trabalho se concentrando nos coletores de admissão e escape para extrair o máximo de potência do 5.0 V8 Coyote usado no carro do Dakar.

Após um dia extenuante de 800 quilômetros de testes, a equipe finalmente conseguiu rachar em dois lugares a parte traseira do chassi da Raptor T1+ com a ajuda de uma “G-Out”, uma depressão ou um mergulho acentuado no terreno para comprimir totalmente a suspensão, criando um impacto significativo de Força G. 


Novo SUV-cupê no horizonte

O próximo lançamento da Citroën para a América do Sul está chegando. O inédito Basalt vem com a intenção de oferecer um pacote inteligente de versões projetado para atender às demandas dos clientes da região, incluindo a acessibilidade, o estilo e a inovação da carroceria SUV-cupê.

Fará parte dessa estratégia a disponibilização do propulsor turbo T200 produzido em Betim (MG).

Na Citroën, pertencente à Stellantis, o motor T200 está presente na versão You do C3, no Aircross, no C4 Cactus e no novo utilitário Jumpy.

O motor turbo reúne conceitos como o comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor refrigerado com “wastegate” elétrica e injeção direta de combustível. Conforme a Citroën, o Basalt será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com mais detalhes sendo revelados nas próximas semanas.  


Flexibilidade “made in Brazil”

A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anunciou investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.

A nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os propulsores bicombustível de 1,0 litro (HR10) e 1,3 litro (HR13) da empresa.

Com previsão de produzir 210 mil cabeçotes por ano, a Horse criará 60 empregos permanentes.

A nova linha está prevista para entrar em operação plena em 2026.

A empresa paranaense faz o modelo HR10 desde janeiro deste ano, enquanto a fabricação do HR13 deve se iniciar em novembro, sendo compatível com o Proconve L7, equivalente ao Euro 6, que já está em processo de certificação para os futuros padrões L8.

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