Veículos

VEÍCULO ELETRIFICADO

Pequena solução para grandes problemas: o ultracompacto Citroën My Ami Cargo

Criado para transportar pequenos volumes, o veículo quer viabilizar a micro-mobilidade com zero emissões

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A Citroën acaba de apresentar na França o My Ami Cargo, um ultracompacto elétrico de entregas que se propõe a associar todas as vantagens do microcarro Ami a um volume útil total de mais de 400 litros e uma carga de 140 quilos. 

Com dimensões reduzidas – 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura – e lançamento comercial previsto para o final de maio, o novo veículo eletrificado pretende satisfazer às necessidades das entregas urbanas, que se multiplicaram com o crescimento do e-commerce e do delivery de restaurantes, e também ser uma opção prática para os prestadores de serviços de curtas distâncias: artesãos, encanadores, eletricistas, chaveiros, cabelereiros a domicílio, empresas de assistência pessoal, profissões liberais ou ainda órgãos públicos e associações. 

O My Ami Cargo também pode ser útil para instalações industriais nas quais os empregados precisam circular entre as diferentes unidades transportando documentos, ferramentas, pequenos materiais, ou para estruturas de lazer ou turismo, como campings, em que pequenos deslocamentos para informar ou prestar serviços à clientela são frequentes. 

As limitações impostas aos deslocamentos urbanos, a necessidade de dispor de uma solução zero emissão e o forte aumento da demanda de entregas de encomendas levaram a Citroën a desenvolver o My Ami Cargo, a versão utilitária do Ami, que pode ser dirigido na França por pessoas a partir dos quatorze anos. 

O veículo associa a capacidade de carga com a funcionalidade de um escritório móvel e os benefícios do modo elétrico, incluindo liberdade de acesso às zonas regulamentadas e facilidade de recarga em apenas três horas em uma tomada convencional, além da serenidade proporcionada pela condução elétrica e custos de utilização controlados. 

O My Ami Cargo oferece uma resposta engenhosa para os novos desafios dos profissionais. É um veículo que traz uma solução concreta para as entregas do último quilômetro, especialmente para as pequenas encomendas, que tiveram um crescimento exponencial nos últimos meses. É um produto que vem completar a gama dos veículos utilitários da Citroën, todos eles agora também disponibilizados na versão elétrica”, explica Laurence Hansen, diretora de Produto e Estratégia da Citroën.

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No My Ami Cargo, a Citroën acomodou, ao lado do assento do condutor, um espaço de carga modular que permite transportar encomendas, correspondência, ferramentas e objetos de todos os tipos com total segurança. 

O My Ami Cargo oferece uma arrumação funcional, associada aos benefícios do modo elétrico. 

Ele proporciona mais proteção do que um veículo de duas ou três rodas e é muito mais ágil em comparação a um utilitário de segmentos superiores, graças as suas dimensões ultracompactas e a sua manobrabilidade. Por fora, o My Ami Cargo preserva o aspecto insólito e simpático do Ami. 

Do lado de dentro, o lugar do passageiro se transforma em um espaço de armazenamento de 260 litros com capacidade para acolher carga útil de 140 quilos, graças à substituição do banco por uma caixa modular. 

A parede de separação vertical delimita o espaço do condutor e o de carga. 

Ela está posicionada de maneira a assegurar um espaço suficiente, protegendo o usuário de sua carga e garantindo ao mesmo tempo o conforto de condução comparável ao da versão convencional do Ami. 

O design acompanha as funcionalidades. 

A altura da divisória foi pensada para ficar abaixo da linha de cintura, o que garante visibilidade de 360 graus para preservar a segurança. 

A mesinha modular serve de tampa e suporta peso de até 40 quilos e dispõe de face superior planejada para servir de escritório móvel. 

Uma superfície no formato A4 foi criada para colocar documentos, como notas de entrega, caderno de encomendas ou um tablet digital.

Sendo elétrico, o My Ami Cargo não produz nenhuma emissão de CO2, franqueando livremente o acesso dos profissionais às zonas regulamentadas do centro das cidades e proporcionando uma condução fácil e silenciosa, graças ao torque imediatamente disponível na partida. 

Sua bateria de íons de lítio de 5,5 kWh é recarregável em tomada doméstica convencional de 220V em apenas três horas, de maneira tão simples quanto um smartphone. Sua autonomia de até 75 quilômetros é perfeitamente adaptada aos trajetos curtos em áreas urbanas. 

O motor de 6 kW (8,15 cavalos) desenvolve velocidade máxima de 45 km/h. 

Na França, o My Ami Cargo custa a partir de 6.490 euros (cerca de R$ 42 mil) incluindo imposto. Há ainda a oferta de aluguel de longa duração por 36,31 euros por mês (cerca de R$ 232), sendo o primeiro aluguel no valor de 2.508 euros (aproximadamente R$ 16 mil). 

Esse aluguel, que inclui a bateria, oferece custo de utilização reduzido. 

Não há previsão da vinda do My Ami Cargo para o mercado brasileiro, mas com a recente criação do grupo Stellantis, que uniu os antigos grupos FCA e PSA, a marca Citroën talvez seja reposicionada, inclusive no Brasil – e a mobilidade urbana elétrica é uma demanda em alta em todo o mundo.

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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