Veículos

TESTE DRIVE

Qualidades além do visual, da Chevrolet Trailblazer, a terceira mais vendida da sua categoria

Muito além que uma S10 fechada, a Trailblazer mostra a sua eficiência e conforto no teste da semana

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Distante de ser a líder de vendas no seu segmento, a Chevrolet Trailblazer tem vantagens que vão além do visual. Ela é a terceira mais vendida na sua categoria, com 1.812 unidades comercializadas neste ano, ficando atrás da Toyota SW4 (7.344) e do Caoa Chery Tiggo 8 (4.669).  

Afinal, a linha 2022 não mudou quase nada, com exceção da grade dianteira. Já no interior, bem conservador, diga-se de passagem, a atração é a nova multimídia, com funções de rede Wi-Fi integrada e espelhamento de smartphone sem fio.  

Rodamos quase 400 quilômetros com o SUV, que consideramos “raiz”, pois tem chassis e carroceria fixados por cima, aumentando a capacidade off-road.  

Vale dizer que agora a Trailblazer só vem na versão Premier, com motor diesel já consagrado 2.8 turbo, que rende até 200 cv com 51 kgfm de torque. Ao todo, ela mede 4,88 metros de comprimento, 2,84 metros de entre-eixos e 1,84 metro de altura.

Espaço é o ponto forte da Trailblazer, por ter sete lugares. O porta-malas tem três tamanhos diferentes: 554 litros com a terceira fileira abaixada, 205 litros com os sete lugares “armados” e 878 litros com tudo rebatido, sobrando só os dois lugares na dianteira.

Na prática

Priorizamos o nosso teste na cidade, no centro, para ser mais preciso, mas também rodamos cerca de 60 quilômetros em rodovias pavimentas e, claro, também sem pavimento, onde o SUVzão pode mostrar toda a sua capacidade.

A camionete é muito silenciosa e fácil de guiar, a ponto até de se esquecer estar a bordo de um “camburão”. A direção elétrica faz parte do pacote e, por não ser tração integral – o 4x4 é acionado por meio de um botão –, deixa as rodas dianteiras livres. O raio de manobras é excelente, assim como o ângulo de ataque, que, por conta dos novos para-choques, agora é de 29 graus, e o de saída é de 19,6 graus. Mas como nem tudo são flores, hoje, o preço do modelo pelo site é de R$ 325.090.

Por mais que a multimídia esteja evoluída em conectividade e fácil de mexer, o painel é o mesmo da S10, que custa cerca de R$ 67 mil a menos na sua versão topo de linha.  

Ainda falando do interior, os bancos são confortáveis, mas é possível ajustar apenas o do motorista. No banco traseiro, a regulagem pode ser feita apenas no encosto, e também não tem tomadas USB, que hoje são consideradas essenciais. Em contrapartida, tem ajuste do ar-condicionado para os passageiros e saídas de ar até no porta-malas. Porém, para o passageiro do banco dianteiro, o ar é digital de uma zona só.

O consumo na estrada é positivo, já na cidade ficou abaixo do esperado. Na teoria, era para fazer 8 km/l na cidade, mas não passou dos 7,3 km/l. Já na estrada, superou o esperado, fazendo 12 km/l, quando, teoricamente, era para fazer 10,5 km/l, segundo a montadora.

Vale ou não?  

Claro que essa é uma questão pessoal. A “nave” tem muito espaço, anda por qualquer tipo de terreno e tem aptidão off-road, levando toda a família com segurança e com espaço.  

Mas por que esse valor de R$ 325 mil? Acima da casa dos R$ 299 mil, o mercado oferece opções mais atraentes, com mais mimos e mais atualizadas, porém, menos robustas. Então, como sempre afirmamos: o melhor carro é aquele que te serve e que cabe no seu bolso. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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