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Renault traz o Kwid E-Tech da China, para rentabilizar a crescente demanda de veículos elétricos no Brasil

O modelo começará a chegar ao mercado brasileiro em julho, com preço estimado em R$ 142.990

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Com a intuito de inaugurar e explorar uma nova fronteira para mobilidade elétrica no Brasil, a Renault deu início à pré-venda do Kwid E-Tech. Produzido na China, o modelo começará a chegar ao mercado brasileiro em julho, com as primeiras entregas previstas para agosto. A R$ 142.990, o subcompacto com jeito de SUV será de fato o mais barato do país, batendo seu concorrente direto, o JAC E-JSI, que custa R$ 164.900 e também vem da China. 

Apesar de ser mais “barato” que o rival conterrâneo, o preço do Kwid E-Tech sai precisamente R$ 74.300 mais caro que o Kwid “comum” mais equipado – a versão Outsider, oferecida no site da Renault por R$ 68.690. Apenas esse abismo entre os preços das duas configurações já deixa claro o quanto o Brasil ainda está atrasado na corrida pelo carro totalmente elétrico. 

O Kwid E-Tech faz parte de um projeto global com a participação da Engenharia da Renault Latam. O elétrico também estará disponível no Renault on Demand, solução de veículos por assinatura da fabricante para o mercado brasileiro, com vários planos de longa duração customizáveis. O veículo estreia a cor exclusiva Verde Noronha, mas também estará disponível em Branco Glacier Polar e Prata Diamond. 

O Kwid E-Tech tem motor com 48 kW de potência (65 cavalos) e 11,5 kgfm de torque. Segundo a Renault, o elétrico acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos, pode chegar a 130 km/h e tem autonomia de 298 quilômetros conforme a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Pelo ciclo europeu WLTP, são 292 quilômetros. Uma vantagem bem objetiva do Kwid E-Tech está na economia do quilômetro rodado, vinda muito graças ao peso do carro: apenas 977 quilos. 

Traduzindo em valores, considerando R$ 7,30 o preço médio da gasolina em capitais do Sul e Sudeste, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor do kWh de R$ 0,66, o custo de um quilômetro rodado pelo Kwid elétrico é de R$ 0,06, o equivalente a um oitavo dos R$ 0,48 despendidos por um veículo térmico equivalente. 

A bateria do modelo da Renault tem 26,8 kWh de capacidade e pode ser recarregada em uma tomada comum de 220V em uma noite na garagem ou em 40 minutos em um carregador de corrente contínua, garantindo 80% de capacidade da bateria. O Kwid E-Tech tem três anos de garantia, oito anos da bateria e está isento do rodízio da cidade de São Paulo, por exemplo.

A frenagem regenerativa permanente no Kwid E-Tech recupera energia a cada vez que o motorista deixa de exercer pressão sobre o pedal do acelerador ou quando freia. A autonomia da bateria pode ser otimizada pelo modo de condução “Eco” acionado por meio de um botão no console central. 

Esse modo limita a potência em 33 kW e a velocidade máxima em 100 km/h. Por outro lado, torna a frenagem regenerativa mais atuante. 

O veículo é recarregado por um conector localizado atrás da grade frontal, na altura do logotipo da marca francesa. O destravamento do compartimento de recarga é feito em um comando interno, sob o volante. Enquanto o Kwid E-Tech está carregando, o painel de bordo exibe o indicador de recarga e mostra a autonomia disponível em quilômetros. 

Para facilitar o dia a dia dos clientes, a Mobilize, marca de soluções de mobilidade inteligente, energia limpa e dados do Renault Group, fechou parcerias com as empresas WEG e Schneider. Esses carregadores poderão ser adquiridos nas concessionárias ou por assinatura pelo Renault on Demand.

Os itens de segurança de série do Kwid elétrico incluem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (EPS), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Traz ainda o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System), que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva de todos os modelos elétricos do Renault Group. 

O Kwid E-Tech tem o mesmo design e espaços da versão a combustão. A configuração elétrica, porém, tem um capô vincado, um grande para-choque dianteiro e um conjunto óptico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em leds que se prolongam até a grade. 

Como todos os modelos “verdes” da marca, a grade frontal do Kwid E-Tech é inteiriça. A traseira é marcada por um robusto para-choque, com elementos como protetor (“skid plate”) pintado na cor prata e refletores integrados. 

A identidade do modelo está presente nas faixas laterais e na tampa traseira com a inscrição “E-Tech Electric”. Com dimensões externas compactas, o Kwid elétrico oferece quatro lugares para passageiros adultos. De acordo com a Renault, existe um generoso espaço para cabeça e uma área livre para os joelhos de dez centímetros na parte de trás. 

O porta-malas oferece a mesma capacidade de carga da versão térmica, com 290 litros. Para mais modularidade, o banco traseiro pode ser rebatido, aumentando a capacidade para 1.100 litros. 

Dentro, o Kwid E-Tech tem um painel com detalhes em prata combinados com preto brilhante. A alavanca de marchas é substituída por um comando rotativo cromado, com três posições: “D” (drive/marcha à frente), “N” (neutro/ponto morto) e “R” (ré). 

Os itens de série incluem direção 100% elétrica com assistência variável, ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), sistema multimídia Media Evolution e regulagem elétrica dos retrovisores. 

O Media Evolution oferece tela “touchscreen” de 7 polegadas, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google.

No Renault on Demand, o Kwid E-Tech estará disponível nos planos de 12, 24, 36 ou 48 meses. No momento da adesão, o cliente pode escolher os planos, com opções de mil, 2 mil e 3 mil quilômetros mensais. 

A contratação pode ser feita 100% online no renaultondemand.com.br. No plano padrão, de 48 meses com mil quilômetros, a mensalidade é de R$ 3.339. Esse valor pode ser reduzido para R$ 2.999, caso o cliente opte por fazer um primeiro pagamento de R$ 9.990.

Todos os planos do Renault On Demand garantem manutenção, com todas as revisões preventivas inclusas no pacote de assinatura, gestão de documentos, Seguro Auto – proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros – e assistência vinte e quatro horas por dia, com serviços de reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, modalidade reserva e outros serviços emergenciais disponíveis por meio do telefone 0800-8881500.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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