Veículos

"Top" de linha

Teste da Ford Ranger, em sua versão topo de linha Limited

A picape entrega um instigante equilíbrio entre força e conforto, com muita tecnologia

Continue lendo...

O mercado de picapes médias do Brasil é um dos maiores do mundo– e não para de crescer. É um segmento que reúne produtos de qualidade e que disputam compradores abonados, principalmente aqueles ligados ao agronegócio. A Ford, dentro de sua atual estratégia de importar para o mercado brasileiro veículos premium para os segmentos automotivos mais lucrativos, tem forte participação nesta competição. Traz da Argentina a nova linha Ranger, cuja nova geração chegou ao mercado brasileiro há um ano e tem feito bonito por aqui. No primeiro semestre de 2024, com 12.766 unidades vendidas, mantém o segundo lugar no ranking de vendas do segmento, superada apenas pela Toyota Hilux, com 22.289 emplacamentos. No site da Ford, a Ranger Limited, a versão topo de linha da picape, é oferecida por preços a partir de R$ 326.990.

A Ranger Limited é movida pelo motor turbodiesel 3.0 V6 com 250 cavalos e 61,2 kgfm – é o maior torque da categoria. Trabalha acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas, a mesma que equipa a F-150 e o Mustang. O sistema start-stop contribui para aumentar a eficiência – o consumo combinado é de 8,7 km/l (7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada). A tração é 4x4 com seletor para 4x2 e opção de tração integral reduzida, típica para veículos que enfrentam estradas em condições adversas. A capacidade de carga da Ranger Limited é de 1.023 quilos, com um peso total em ordem de marcha de 2.357 quilos. O tanque de diesel tem capacidade de 80 litros, o que confere ao veículo uma autonomia superior a 800 quilômetros, com a média de consumo registrada no teste de 10,2 km/l. A linha Ranger traz ainda, nas versões mais básicas XL e XLS, um motor Ecoblue 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com 170 cavalos e torque de 41,3 kgfm, o mesmo adotado na Transit.

O pacote de segurança da Ranger Limited traz freios de serviço hidráulicos a vácuo com duplo circuito e a disco nas quatro rodas. Na variante, estão disponíveis piloto automático adaptativo com stop&go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, de permanência em faixa e de cruzamentos e câmeras de 360 graus. A nova Ranger pode receber atualizações à distância (tecnologia OTA – Over the Air) para o aprimoramento de sistemas. Outras tecnologias exclusivas no segmento são o sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores traseiros externos a longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa, o câmbio eletrônico E-shifter, o farol alto automático e o freio de estacionamento eletrônico. O ângulo de ataque é de 30 graus. 

Por dentro, a picape tem acabamento caprichado, com bancos de couro muito confortáveis, com ajustes elétricos para os dois ocupantes da frente em oito posições. Atrás, o espaço é amplo com bastante conforto para três pessoas, com bons espaços para os pés e saída de ar-condicionado. A Ranger é equipada com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos do motorista) e ar-condicionado com controle digital de temperatura para motorista e passageiro da frente. O painel de instrumentos é uma tela colorida de 8 polegadas, que traz toda informação a necessária, com configurações fáceis pelos botões do volante multifuncional. É possível monitorar o consumo, as viagens, o estado da calibração dos pneus e os modos de várias outras informações. 

A Ranger Limited oferece seis modos de condução selecionáveis: “Normal”, “Eco”, “Rebocar/Transportar”, “Escorregadio”, “Lama/Terra” e “Areia”. Todos têm condições bem distintas de performance e entrega de dirigibilidade, para momentos diferentes da viagem ou da rodagem fora-de-estrada, calibrando características como aceleração, controle de tração e estabilidade e frenagem. A tela da central multimídia, com 12 polegadas e função “touchscreen”, exibe um show de grafismos e funcionalidades. É possível fazer o espelhamento de smartphones sem o uso de cabos, via Bluetooth, com suporte para CarPlay e Android Auto. A tela exibe imagens em alta resolução da câmera de ré e do entorno para auxiliar o estacionamento. Abaixo da tela, no console, é possível encontrar uma pequena plataforma para celulares, com carregamento por indução que, apesar de não ser rápido, funciona bem e não aquece muito. (colaborou Edmundo Dantas/AutoMotrix)

Primeiras impressões

Passeio completo

Marília (SP) – Com uma vistosa pintura Vermelho Bari, a Ford Ranger Limited 2024 foi testada durante uma semana, em uma viagem entre o ABC Paulista e a cidade de Marília, no noroeste do Estado de São Paulo. No total, foram percorridos 980 quilômetros, a maioria dos trechos em boas rodovias, como a Castello Branco, a Comandante João Ribeiro de Barros e a Marechal Rondon. Mas também foi possível colocar a Ranger Limited à prova em alguns maltratados trechos rurais da região de Marília. A picape da Ford teve comportamento extremamente agradável nas estradas, oferecendo potência quando necessário e boa estabilidade. O pacote eletrônico tem controle de cruzeiro adaptativo, com leitura das faixas que alimenta o assistente de direção e detecção precisa dos veículos à frente. É possível percorrer longos trechos sem precisar usar o acelerador ou os freios de serviço, o que confere à viagem momentos de descanso. Rodar longos quilômetros com o veículo não traz cansaço excessivo ou desconfortos. O sistema de som, com seis alto-falantes, oferece alta qualidade, com bons médios e graves e uma ótima imersão na “playlist” que o motorista escolher. 

Dirigir a Ranger Limited é uma experiência que entrega um misto de conforto e estabilidade, mas também agressividade, sempre que solicitada. Com toda a potência e o torque disponíveis, a picape esbanja autoridade na rodovia e nas estradas de terra, com fortes arrancadas, silêncio interno satisfatório e performance agressiva. A transmissão automática tem 10 velocidades, com gerenciamento eletrônico, oferece as marchas nos momentos certos. Proporciona trocas suaves, boas retomadas, um comportamento “esperto”. A nova geração da Ranger ganhou um sistema de suspensão traseira de feixes com amortecedores localizados fora do chassi, o que conferiu maior curso do eixo. A dianteira também tem curso maior, o que se traduz em conforto na rodagem, tanto na estrada quando nos trechos mais encrencados. A Ranger Limited roda bem e oferece conforto mesmo vazia.  A picape da Ford tem sensores em todo seu entorno para a detecção de obstáculos e veículos, sempre avisando sobre o que está ocorrendo em volta e dando ao motorista informações para ele se antecipar aos potenciais perigos. Tudo no veículo reforça a percepção de muita segurança.

Carro de luxo

Porsche terá primeira concessionária em Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (9), a marca alemã fez o anúncio da empresa que representará o veículo esportivo no Estado

09/08/2024 17h50

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado Divulgação Porsche

Continue Lendo...

A marca de carros esportivos conhecida mundialmente anunciou nesta sexta-feira (9), a concessionária que representará o veículo em Campo Grande.

O grupo Bamaq foi escolhido para ser a concessionária oficial para vender o Porsche em Mato Grosso do Sul. Com cinco décadas de atuação a empresa trabalha com os seguintes equipamentos:

  • Construção;
  • Caminhões;
  • Automotivo e financeiro.


Com expertise no mercado, o grupo empresarial atua em Minas Gerais e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E agora o destaque está por conta de trazer a marca alemã em solo sul-mato-grossense. 
O CEO do Grupo Bamaq, Clemente Faria Jr., destacou que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado a receber o carro de luxo, dentro dos planos de expansão de negócios da Porsche.


“Essa confiança em nosso trabalho, depositada pela marca de luxo mais valiosa do mundo, nos deixa extremamente orgulhosos”, frisou Clemente Faria Jr e completou:


“Somente para o negócio Porsche, temos uma projeção inicial de investimento de mais de R$ 35 milhões. Nesse novo ponto, vamos oferecer aos clientes locais uma grande variedade de experiências, com a alta qualidade, que é padrão da Porsche e do Grupo Bamaq. Acreditamos muito no estado do Mato Grosso do Sul e estamos felizes com essa conquista".

Serviço especializado


Quem adquirir o veículo ainda contará com toda estrutura oferecida pelo grupo, que irá oferecer inclusive o serviço de assistência técnica. Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, por enquanto ainda não há um endereço oficial, mas o local contará com tudo o que a marca exige em termos de excelência e experiência ao usuário.


Concessionária


Marcelo Rohlfs da Divisão Automotiva do Grupo Bamaq, explicou que está previsto para o segundo semestre de 2024, a inauguração de uma loja que transmita o conceito da marca alemã.


Nesta, unidade o público terá uma experiência com a marca e poderá adquirir produtos. 


“Estamos realizando a contratação e o processo de onboarding do time que atenderá a região e, antes mesmo da abertura oficial da concessionária, vamos iniciar os trabalhos de revisão e manutenção, utilizando uma estrutura de Centro de Serviços em Campo Grande. Além disso, ainda temos uma estrutura móvel, que pode atender os clientes que residem no interior. Projetamos inaugurar nossa loja completa já em 2025, com uma estrutura moderna de vendas e pós-vendas, seguindo os padrões mundiais da marca”, explicou Rohlfs.

Empresa


Completando 50 anos de operação em 2024, o Grupo Bamaq se destaca em 18 estados com sua atuação em automóveis de luxo, serviços financeiros e máquinas pesadas. Desde 2018, a divisão automotiva da empresa, um importante nome no setor de concessionárias no Brasil, tem apresentado um crescimento constante.

Isso se deve, em grande parte, à sua representação da marca Porsche em Minas Gerais, o que impulsionou a expansão da divisão no segmento premium.


Além de representar a Porsche nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, e a Mercedes-Benz em Minas Gerais, a divisão automotiva da Bamaq se diferencia pelo seu foco no segmento premium e pela experiência de atendimento ao cliente.


Desde o início de 2023, a divisão também passou a representar a montadora global GWM, especializada em carros híbridos e elétricos. A marca possui lojas nas seguintes capitais:

  • Belo Horizonte (MG);
  • Campo Grande (MS);
  • Em breve, também em Dourados (MS).

Assine o Correio do Estado
 

LANÇAMENTO

Novo Peugeot 2008 traz nova identidade da marca no país

Moderno e cheio de estilo o novo SUV tem um dos motores mais premiados do grupo Stellantis

08/08/2024 23h07

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Um carro novo, com design impactante. Idealizado para quem esbanja atitude, tem um perfil tecnológico e ousado. Assim é o Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo, que pode receber tratamento em preto brilhante ou na cor do carro, dependendo da versão. 

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuA assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em preto brilhante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Na lateral do novo 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga, diamantadas, de 17”, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro.

Apesar do visual mais robusto, o novo SUV tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos, no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros. Por falar em "E" antes do nome do carro, indica que ele é 100% elétrico. O modelo foi apresentado em três versões com motor turbo flex e muito em breve, terá a 100% elétrica para somar na gama. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Todas as versões do Peugeot 2008 são equipadas com o motor turbo 200, que rende até 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol e até 125 cv com gasolina, e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuEle traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O desempenho do novo 2008 fica completa com o câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento:

  • Modo Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto;
  • Modo Manual – voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts);
  • Modo Sport – garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor turbo 200.

Por fim, a gama completa do novo Peugeot 2008 ficou assim:

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Active - Preço sugerido:  R$ 119.990,00 

Faróis e DRL em LED, rodas de liga leve 17” diamantadas, nova central Peugeot i-Connect 10,3”, i-Cockpit® 2D digital

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
Allure
- Preço sugerido: R$ 129.990,00

Todos os itens da versão Active, mais:

Carregador de smartphone por indução, bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento eletrônico, chave presencial (abertura e fechamento de portas), sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° (Visiopark 360°) e  alerta de Ponto Cego.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

GT - Preço sugerido:  R$ 149.990,00

Todos os itens da versão Allure, mais:

Conjunto ópticotodo em LED, teto biton, teto solar panorâmico, i-Cockpit® 3D, identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos, grade na cor do carro, pedais esportivos em alumínio, paddle shift para troca de marchas no volante, bancos exclusivos em couro com costura verde GT, Peugeot Driver Assist, 6 airbags.

Todos os preços são ofertas especiais de lançamento, podendo sofrer alteração a qualquer momento. 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).