Veículos

"Top" de linha

Teste da Ford Ranger, em sua versão topo de linha Limited

A picape entrega um instigante equilíbrio entre força e conforto, com muita tecnologia

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O mercado de picapes médias do Brasil é um dos maiores do mundo– e não para de crescer. É um segmento que reúne produtos de qualidade e que disputam compradores abonados, principalmente aqueles ligados ao agronegócio. A Ford, dentro de sua atual estratégia de importar para o mercado brasileiro veículos premium para os segmentos automotivos mais lucrativos, tem forte participação nesta competição. Traz da Argentina a nova linha Ranger, cuja nova geração chegou ao mercado brasileiro há um ano e tem feito bonito por aqui. No primeiro semestre de 2024, com 12.766 unidades vendidas, mantém o segundo lugar no ranking de vendas do segmento, superada apenas pela Toyota Hilux, com 22.289 emplacamentos. No site da Ford, a Ranger Limited, a versão topo de linha da picape, é oferecida por preços a partir de R$ 326.990.

A Ranger Limited é movida pelo motor turbodiesel 3.0 V6 com 250 cavalos e 61,2 kgfm – é o maior torque da categoria. Trabalha acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas, a mesma que equipa a F-150 e o Mustang. O sistema start-stop contribui para aumentar a eficiência – o consumo combinado é de 8,7 km/l (7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada). A tração é 4x4 com seletor para 4x2 e opção de tração integral reduzida, típica para veículos que enfrentam estradas em condições adversas. A capacidade de carga da Ranger Limited é de 1.023 quilos, com um peso total em ordem de marcha de 2.357 quilos. O tanque de diesel tem capacidade de 80 litros, o que confere ao veículo uma autonomia superior a 800 quilômetros, com a média de consumo registrada no teste de 10,2 km/l. A linha Ranger traz ainda, nas versões mais básicas XL e XLS, um motor Ecoblue 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com 170 cavalos e torque de 41,3 kgfm, o mesmo adotado na Transit.

O pacote de segurança da Ranger Limited traz freios de serviço hidráulicos a vácuo com duplo circuito e a disco nas quatro rodas. Na variante, estão disponíveis piloto automático adaptativo com stop&go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, de permanência em faixa e de cruzamentos e câmeras de 360 graus. A nova Ranger pode receber atualizações à distância (tecnologia OTA – Over the Air) para o aprimoramento de sistemas. Outras tecnologias exclusivas no segmento são o sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores traseiros externos a longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa, o câmbio eletrônico E-shifter, o farol alto automático e o freio de estacionamento eletrônico. O ângulo de ataque é de 30 graus. 

Por dentro, a picape tem acabamento caprichado, com bancos de couro muito confortáveis, com ajustes elétricos para os dois ocupantes da frente em oito posições. Atrás, o espaço é amplo com bastante conforto para três pessoas, com bons espaços para os pés e saída de ar-condicionado. A Ranger é equipada com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos do motorista) e ar-condicionado com controle digital de temperatura para motorista e passageiro da frente. O painel de instrumentos é uma tela colorida de 8 polegadas, que traz toda informação a necessária, com configurações fáceis pelos botões do volante multifuncional. É possível monitorar o consumo, as viagens, o estado da calibração dos pneus e os modos de várias outras informações. 

A Ranger Limited oferece seis modos de condução selecionáveis: “Normal”, “Eco”, “Rebocar/Transportar”, “Escorregadio”, “Lama/Terra” e “Areia”. Todos têm condições bem distintas de performance e entrega de dirigibilidade, para momentos diferentes da viagem ou da rodagem fora-de-estrada, calibrando características como aceleração, controle de tração e estabilidade e frenagem. A tela da central multimídia, com 12 polegadas e função “touchscreen”, exibe um show de grafismos e funcionalidades. É possível fazer o espelhamento de smartphones sem o uso de cabos, via Bluetooth, com suporte para CarPlay e Android Auto. A tela exibe imagens em alta resolução da câmera de ré e do entorno para auxiliar o estacionamento. Abaixo da tela, no console, é possível encontrar uma pequena plataforma para celulares, com carregamento por indução que, apesar de não ser rápido, funciona bem e não aquece muito. (colaborou Edmundo Dantas/AutoMotrix)

Primeiras impressões

Passeio completo

Marília (SP) – Com uma vistosa pintura Vermelho Bari, a Ford Ranger Limited 2024 foi testada durante uma semana, em uma viagem entre o ABC Paulista e a cidade de Marília, no noroeste do Estado de São Paulo. No total, foram percorridos 980 quilômetros, a maioria dos trechos em boas rodovias, como a Castello Branco, a Comandante João Ribeiro de Barros e a Marechal Rondon. Mas também foi possível colocar a Ranger Limited à prova em alguns maltratados trechos rurais da região de Marília. A picape da Ford teve comportamento extremamente agradável nas estradas, oferecendo potência quando necessário e boa estabilidade. O pacote eletrônico tem controle de cruzeiro adaptativo, com leitura das faixas que alimenta o assistente de direção e detecção precisa dos veículos à frente. É possível percorrer longos trechos sem precisar usar o acelerador ou os freios de serviço, o que confere à viagem momentos de descanso. Rodar longos quilômetros com o veículo não traz cansaço excessivo ou desconfortos. O sistema de som, com seis alto-falantes, oferece alta qualidade, com bons médios e graves e uma ótima imersão na “playlist” que o motorista escolher. 

Dirigir a Ranger Limited é uma experiência que entrega um misto de conforto e estabilidade, mas também agressividade, sempre que solicitada. Com toda a potência e o torque disponíveis, a picape esbanja autoridade na rodovia e nas estradas de terra, com fortes arrancadas, silêncio interno satisfatório e performance agressiva. A transmissão automática tem 10 velocidades, com gerenciamento eletrônico, oferece as marchas nos momentos certos. Proporciona trocas suaves, boas retomadas, um comportamento “esperto”. A nova geração da Ranger ganhou um sistema de suspensão traseira de feixes com amortecedores localizados fora do chassi, o que conferiu maior curso do eixo. A dianteira também tem curso maior, o que se traduz em conforto na rodagem, tanto na estrada quando nos trechos mais encrencados. A Ranger Limited roda bem e oferece conforto mesmo vazia.  A picape da Ford tem sensores em todo seu entorno para a detecção de obstáculos e veículos, sempre avisando sobre o que está ocorrendo em volta e dando ao motorista informações para ele se antecipar aos potenciais perigos. Tudo no veículo reforça a percepção de muita segurança.

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

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Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

CARMAIS

Confira as dicas e novidades sobre veículos

19/09/2024 16h00

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original Divulgação

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Revelação gradual

A Volkswagen do Brasil escolheu o “Rock in Rio” deste ano para mostrar um protótipo de seu menor SUV a ser vendido no mercado nacional.

A marca promete que o novo carro será inédito, inaugurando um novo segmento e está confirmado para chegar no próximo ano, se juntando à gama de utilitário esportivos formada pelos modelos T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

O projeto do “teaser” tecnológico exposto no “Rock in Rio” tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do novo SUV, com uma camuflagem especial e envolvido por uma redoma de “leds glass” – combinando transparência e luminosidade com efeitos holográficos.

Um tratamento fotográfico permite mostrar um pouco mais que a foto original divulgada.

O público pode conhecer a assinatura dos faróis e das lanternas (bem horizontalizadas) e a silhueta do carro (do porte do Polo, só que mais elevado). A marca alemã pretende revelar o novo SUV gradualmente, até seu lançamento. “O ‘Rock in Rio’ é o local certo para celebrarmos ícones. E o novo SUV – 100% desenvolvido e produzido no Brasil – pretende ser um novo ícone no coração dos brasileiros”, explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. 


Um olho nos brasileiros, outro nos chineses

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ritmo elevado de produção verificado em julho continuou em agosto, configurando o maior volume deste ano, com 259.613 unidades fabricadas entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023.

“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, analisou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O acumulado deste ano, de 1,62 milhão de veículos produzidos, é o maior desde 2019. De acordo com a entidade, o comportamento dos modelos importados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, com leve queda de 1,7%. A Anfavea estima, no entanto, de que há no Brasil um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades. 

 

Já com preço 

Confirmado recentemente para chegar ao Brasil via El Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 208 teve seus preços finalmente revelados pela Stellantis.

Assim, a versão de entrada Active 1.0 MT, que traz de série ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro airbags, tem preço de R$ 76.990.

A Style 1.0 MT acrescenta faróis full-led, multimídia de 10,3 polegadas, câmera de ré e teto panorâmico e sai por R$ 88.990. Já as variantes equipadas com o motor turbo T200, de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas, custa R$ 98.990 na Allure.

A topo de linha GT soma seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisionPark 180 graus e tem preço de R$ 114.990.

O novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova opção na paleta de cores da marca do leão.  


Sempre haverá Paris

Como de costume, o principal anfitrião do Salão do Automóvel de Paris, o Grupo Renault confirma o retorno da mostra francesa – ausente desde o início da pandemia da Covid-19, que será realizado de 14 a 30 de outubro deste ano –, apresentando suas quatro marcas: Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.

O Salão de Paris volta ao Centro de Exposições Porte de Versailles – utilizado para alguns eventos das Olimpíadas de 2024.

A principal marca de automóveis francesa revelará o Renault 4, em estreia mundial, um elétrico do segmento B desenvolvido em parceria com a Ampere, especializada em elétricos inteligentes.

O novo modelo estará na mostra ao lado do Renault 5 elétrico, um dos veículos mais aguardados do salão. Na sequência do evento parisiense, será lançado o novo Twingo.

A Dacia apresentará os novos Duster, Spring e Sandero, enquanto a Alpine mostrará o A290 – lançado este ano na Europa – e revelará em estreia mundial o Alpenglow Hy6, equipado com um novo motor a combustão de seis cilindros ou pela opção movida a célula de hidrogênio.

Já a Mobilize revelará, também em estreia mundial, o Duo, elétrico disponível para utilização sem carteira de habilitação, e o Bento, um micro-utilitário elétrico para uso em lugares urbanos restritos.


Campo de prova real

A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e de competição da marca norte-americana, está dando prosseguimento aos testes da picape Raptor T1+ para o Rali Dakar 2025. A segunda fase de testes foi há duas semanas, em Zaragoza, na Espanha, e em Fontjoncouse, na França.

Uma das missões da equipe é, basicamente, tentar “quebrar” o veículo que acabou de construir, enfrentando pistas desérticas, rápidas e esburacadas, mais parecidas com as utilizadas no Dakar. Para isso, conta com uma experiência de peso, o piloto espanhol Carlos Sainz, “El Matador” – tetracampeão do Dakar e pai do piloto Carlos Sainz Jr., da Ferrari -, que assumiu o volante da picape pela primeira vez.

Pelo regulamento do rali mais famoso e perigoso do mundo, não se pode mexer muito nas características originais do veículo, com o trabalho se concentrando nos coletores de admissão e escape para extrair o máximo de potência do 5.0 V8 Coyote usado no carro do Dakar.

Após um dia extenuante de 800 quilômetros de testes, a equipe finalmente conseguiu rachar em dois lugares a parte traseira do chassi da Raptor T1+ com a ajuda de uma “G-Out”, uma depressão ou um mergulho acentuado no terreno para comprimir totalmente a suspensão, criando um impacto significativo de Força G. 


Novo SUV-cupê no horizonte

O próximo lançamento da Citroën para a América do Sul está chegando. O inédito Basalt vem com a intenção de oferecer um pacote inteligente de versões projetado para atender às demandas dos clientes da região, incluindo a acessibilidade, o estilo e a inovação da carroceria SUV-cupê.

Fará parte dessa estratégia a disponibilização do propulsor turbo T200 produzido em Betim (MG).

Na Citroën, pertencente à Stellantis, o motor T200 está presente na versão You do C3, no Aircross, no C4 Cactus e no novo utilitário Jumpy.

O motor turbo reúne conceitos como o comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor refrigerado com “wastegate” elétrica e injeção direta de combustível. Conforme a Citroën, o Basalt será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com mais detalhes sendo revelados nas próximas semanas.  


Flexibilidade “made in Brazil”

A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anunciou investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.

A nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os propulsores bicombustível de 1,0 litro (HR10) e 1,3 litro (HR13) da empresa.

Com previsão de produzir 210 mil cabeçotes por ano, a Horse criará 60 empregos permanentes.

A nova linha está prevista para entrar em operação plena em 2026.

A empresa paranaense faz o modelo HR10 desde janeiro deste ano, enquanto a fabricação do HR13 deve se iniciar em novembro, sendo compatível com o Proconve L7, equivalente ao Euro 6, que já está em processo de certificação para os futuros padrões L8.

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