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Toyota apresenta a linha 2021 do utilitário esportivo SW4 em quatro configurações

As novidades ficam por conta das atualizações visuais e de equipamentos já incorporados à picape Hilux

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Uma semana depois de apresentar a linha 2021 da Hilux, a Toyota revelou a variação utilitário esportivo da picape média, o SW4. O imponente SUV da marca japonesa herda quase todos os avanços colocados na sua “irmã” de fábrica, em Zárate, na província de Buenos Aires, de onde é exportado para toda a América Latina e o Caribe. 

No design exterior, o SW4 destaca os novos conjuntos ópticos, a nova grade e o para-choque. Dentro, o modelo tem uma nova combinação de cores no estofamento e nas portas, juntamente com os mostradores do velocímetro e do taquímetro. 

O utilitário esportivo repaginado da Toyota chega em quatro configurações, duas a diesel – a SRX de cinco lugares, com preço de R$ 309.690, e a SRX para até sete pessoas, a R$ 314.790 – e duas com motorização bicombustível (exclusivas para o mercado brasileiro) – a SR, com preço de R$ 202.390, e a SRV de sete lugares, a R$ 221.090. As cores disponíveis para o novo SW4 são o Marrom Metálico, o Preto Mica, o Prata Metálico, o Cinza Metálico, o SuperBranco e o Branco Perolizado (apenas para a “top” SRX).

A linha 2021 do SW4 mantém os motores a diesel e flex. No entanto, a grande novidade é o aumento de 15% de potência no propulsor 2.8L 16V a diesel, que passa a gerar 204 cavalos, crescendo o torque em 11%, para 50,9 kgfm a 2.800 rpm. Esse novo patamar de desempenho foi possível com a incorporação de um turbo maior, no qual as pás da turbina cresceram em 25%. Outra melhoria de desempenho foi a introdução de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade, enrijecendo conforme ela aumenta.

O SW4 2021 tem diferencial de deslizamento limitado eletronicamente. Quando é ativado, o freio é aplicado à roda com menor aderência - sem limitar o rendimento de potência do motor -, transferindo a força de tração para a roda com a maior contato com o chão. As versões bicombustível trazem o motor 2.7 Dual VVT-i 16V DOHC, com163 cavalos de potência a 5 mil rotações por minuto quando abastecido com etanol e 159 cavalos com gasolina nos mesmos giros. Em ambas as configurações de motorização, a transmissão é automática de 6 velocidades sequencial.

O sistema multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque, que já contava com navegação GPS integrada, TV digital, rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, conexão Bluetooth, passa a ter espelhamento para smartphones e tablets por meio do Android Auto e do Apple CarPlay. A topo de linha SRX acrescenta um sistema de áudio JBL premium com oito alto-falantes, um subwoofer e dois tweeters. 

Ainda internamente, o SUV recebeu mais equipamentos, começando com a “top” com os bancos dianteiros com sistema de ventilação. A flex SR ganhou ar-condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2 polegadas de TFT com funções como autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo e velocidade média do veículo, equipamentos que já faziam parte das outras versões. A SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a SRX a diesel ganhou modo de seleção de condução “Eco”, “Power” e “Sport”.

Fazem parte dos itens de série freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), assistente de frenagens emergenciais, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, assistente de reboque e de subida, sete airbags - dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para joelhos do motorista -, sistema Isofix para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, oito alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, luz de frenagem emergencial automática, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira na versão de sete lugares).

A configuração a diesel SRX conta ainda com assistente de descida. Uma novidade na flex SR é o sistema de alarme perimétrico e volumétrico, como já ocorre nas outras versões. 

Mas a maior estrela nesse quesito é o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, disponível na “top” SRX. Esse sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista. As tecnologias incluídas nesse pacote são o Sistema de Pré-Colisão Frontal - usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas -, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida – e o Controle de Cruzeiro Adaptativo, sistema semelhante ao “cruise control”, que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada.

As superfícies esculpidas dos para-choques dianteiro e traseiro na linha 2021 do SW4 são destacadas por um eixo que se conecta a toda lateral do SUV. As soleiras, os espelhos com rebatimento elétrico, assim como a luz interna e de ignição, visam facilitar o acesso ao veículo. Na lateral da SRX, destaca-se as novas rodas de liga leve com pneus 265/60R18. Essa é a mesma dimensão agora na SRV, enquanto a SR de cinco lugares segue sendo oferecida com pneus 265/65R17. O spoiler traseiro, os trilhos do teto e a antena (em estilo barbatana de tubarão) aprimoram aerodinâmica e reforçam o aspecto esportivo. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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