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AJUSTES NO ESTILO

"Upgrade" na competitividade na linha 2025 do Nissan Sentra

O sedã médio ganha discretas mudanças visuais e incorpora tecnologias

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O Nissan Sentra 2025 chega ao mercado brasileiro com novo design e mais equipamentos de série. A oitava geração do sedã médio foi apresentada no Brasil em março do ano passado, quatro anos depois de ser mostrada na China – com o nome de Sylphy. Agora, chegam ao Brasil algumas intervenções que buscaram deixar o modelo produzido no México mais refinado e elegante. A linha também ganhou reforço na segurança e no conforto, com a inclusão de mais itens e equipamentos – principalmente na versão inicial Advance. O preço sugerido começa em R$ 156.390 na Advance, passa para R$ 176.690 na Exclusive e chega a R$ 178.390 na Exclusive com interior premium. Houve ainda na linha 2025 a inclusão da inédita cor Cinza Atlântico metálica, que se soma à paleta do sedã composta pela Preto Premium (sólida), Branco Diamond (perolizada) e a metálica Cinza Grafite. O Sentra Exclusive ode ser encontrado também em duas opções de bi-tone: Branco Diamond (a do modelo testado) e a Cinza Atlântico, ambas com teto Preto Premium. Em um segmento com escassas novidades, a linha 2025 dá ao Sentra mais embalo para a disputa com o Toyota Corolla, líder de vendas nos sedãs médios no Brasil há dez anos, e com o novato BYD King, um híbrido plug-in que acaba de chegar ao país.

As dimensões do Sentra não foram alteradas – permanecem 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura e 2,70 metros de entre-eixos. Também foi mantido o visual frontal musculoso, inspirado nos sedãs maiores da Nissan – como o Altima e o Maxima. A maior mudança no Sentra 2025 é na grade. Ladeada pelo conjunto óptico de leds com luzes de condução diurna (DTRL), agora traz menos acabamentos cromados e mais pretos brilhantes. A entrada de ar frontal é preenchida com filetes horizontais. O para-choque dianteiro ganhou novos vincos e perdeu as luzes diurnas em leds na parte inferior, que foram integradas aos faróis. O sedã incorpora o novo logotipo da Nissan na frente e na tampa traseira e uma chave I-Key redesenhada. A linha de cintura permanece elevada, com um teto baixo com estilo “flutuante” e caimento gradual na traseira que remete aos cupês. As lanternas com lâmpadas halógenas preservam o formato de bumerangue. Teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro reforçam o requinte. 

O motor de 2,0 litros de terceira geração da família MR20DD, apresentado no Brasil no início de 2023, não teve mudanças agora. Aspirado e movido exclusivamente a gasolina, desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm. O acabamento interno do propulsor é espelhado – para reduzir atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque –, por meio de uma tecnologia de aço spray utilizada no superesportivo Nissan GT-R. O motor tem também um eixo de balanceamento para reduzir vibração e ruídos. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve - TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor. O câmbio CVT XTronic de oitava geração simula 8 marchas.

Além do visual renovado, o Sentra 2025 destaca-se pelos equipamentos de série, agora também disponíveis para a versão Advance. Ela passa a vir com monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa e faróis automáticos inteligentes. De série, a versão inicial conta ainda com alerta avançado de colisão frontal, alerta inteligente de atenção do motorista e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Já o piloto automático inteligente e a Visão 360 Graus Inteligente com detecção de objetos em movimento são disponíveis apenas na variante Exclusive. Também na “top” há o assistente inteligente de frenagem, o assistente inteligente de prevenção de mudança de faixa e o controle dinâmico de chassi integrado – que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta. Com a partida remota, é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas – serve para ligar o ar-condicionado para deixar o interior do veículo climatizado antes de os ocupantes entrarem. Mesmo com tantas tecnologias, se o impacto for inevitável, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para mais resistência aos choques.

Experiência a bordo

Elegância explícita

Por dentro, o novo Sentra tem um aspecto sofisticado. A versão Exclusive avaliada contava com o vistoso pacote Interior Premium (R$ 1.700), que adiciona acabamentos na cor caramelo nos bancos, nas portas e no painel. O volante de base achatada tem ajustes de altura e profundidade e proporciona boa pegada, além de abrigar as aletas para troca de marchas manuais e o acionamento do piloto automático inteligente. Colorido e de 7 polegadas, o painel de TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo. No console central, embaixo do apoio de braço, há um compartimento com 7,7 litros de capacidade. O porta-malas comporta 466 litros e a boca do compartimento mais perto do solo facilita a acomodação de bagagens grandes. O encosto rebatível do banco traseiro ajuda a transportar itens maiores.

Na dianteira e na traseira, os bancos trazem a tecnologia “Gravidade Zero” (Zero Gravity), inspirada em estudos de ergonomia da NASA, para aliviar a tensão nas costas e proporcionar viagens longas sem cansaço. O sistema de som da Bose esbanja a categoria usual da marca. A central multimídia tem tela “touchscreen” de 8 polegadas e as conexões com Apple CarPlay e Android Auto são feitas apenas com cabos – um sedã médio tão tecnológico merece conexões wireless. Outro anacronismo do Sentra que incompreensivelmente foi mantido na linha 2025 é o freio de estacionamento, que continua sendo ativado em um arcaico pedal posicionado à esquerda do pedal de freio. Um prático botão eletrônico no console seria uma solução mais coerente com o estilo do modelo.

Primeiras impressões

Classe em movimento

Morungaba/SP - A apresentação do Sentra 2025 foi feita em um trajeto entre a capital paulista e a cidade de Morungaba, cerca de 200 quilômetros de ida e volta, com trechos urbanos e rodoviários. O motor 2.0 aspirado do Sentra, movido a gasolina e com sistema de injeção direta, entrega 151 cavalos a 6 mil rpm e 20 kgfm a 4 mil rpm. Ele revela uma parceria bastante interessante com o câmbio CVT XTronic de oitava geração. Apesar de não contar com um turbocompressor, sempre que há demanda expressa pelo pedal da direita, o conjunto entrega reacelerações vigorosas. A Nissan afirma que aplicou o ciclo Atkinson para permitir que os tempos de admissão, compressão, expansão e exaustão do motor ocorram em uma única volta do virabrequim. De acordo com a marca, o arranjo ajuda a priorizar a eficiência térmica e o consumo de combustível. E a impressão é de que o “powertrain” dribla os desperdícios de força. Com 8 marchas simuladas, o câmbio inclui conversor de torque com resposta mais rápida. É possível utilizar os “paddles shifters” para administrar as mudanças das marchas (simuladas) do câmbio. Desenvolvido para maximizar o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens, o conjunto é bastante eficiente (mesmo sem ter proposta esportiva) e silencioso.

O “powertrain” do Sentra oferece quatro programas de modo de condução, acionáveis por um discretíssimo botão na alavanca de câmbio: “Normal” (melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição), “Sport” (mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas), “Manual” (para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de “paddles shifters” atrás do volante) e “Eco” (ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido de 5% a 10%). Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo MacPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e multilink na traseira. O objetivo da combinação foi oferecer diversão ao dirigir, sem abdicar do conforto e estabilidade. Pela correta calibração da suspensão, o sedã permite acelerar forte sem que ameace escapar nas curvas. Os equipamentos de auxílio ao motorista da versão “top” se mostraram igualmente efetivos. De acordo com a Nissan, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e pode chegar a 200 km/h. Para o Inmetro, o Sentra tem consumo urbano de 11 km/l e rodoviário de 13,9 km/l.

 

Ficha técnica

Nissan Sentra Exclusive

Motor: 2.0 a gasolina, aspirado, quatro cilindros, 16V, controle elétrico VTC (e-VTC), injeção direta, ciclo de Atkinson, EGR refrigerado e alta taxa de compressão, 1.997 cm3, sistema avançado de partida remota pelo controle de ignição
Potência: 151 cavalos a 6 mil rpm
Torque: 20 kgfm a 4 mil rpm
Transmissão: CVT XTronic com 8 marchas simuladas, opção de trocas sequenciais em “paddles shifters”, função D-Step
Direção: elétrica com assistência variável
Tração: dianteira
Carroceria: sedã médio para cinco pessoas
Dimensões: 4,64 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,45 metro de altura, 2,70 metros de entre-eixos
Peso: 1.410 quilos
Suspensão: dianteira tipo MacPherson, molas helicoidais, traseira eixo de torção, molas helicoidais
Rodas e pneus: liga leve de 17 polegadas diamantadas, pneus 215/50 R17
Freios: a disco nas quatro rodas, ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD), assistência de frenagem (AB)
Porta-malas: 466 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Preço: R$ 178.390 (versão Exclusive com interior premium)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carro de luxo

Porsche terá primeira concessionária em Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (9), a marca alemã fez o anúncio da empresa que representará o veículo esportivo no Estado

09/08/2024 17h50

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado Divulgação Porsche

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A marca de carros esportivos conhecida mundialmente anunciou nesta sexta-feira (9), a concessionária que representará o veículo em Campo Grande.

O grupo Bamaq foi escolhido para ser a concessionária oficial para vender o Porsche em Mato Grosso do Sul. Com cinco décadas de atuação a empresa trabalha com os seguintes equipamentos:

  • Construção;
  • Caminhões;
  • Automotivo e financeiro.


Com expertise no mercado, o grupo empresarial atua em Minas Gerais e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E agora o destaque está por conta de trazer a marca alemã em solo sul-mato-grossense. 
O CEO do Grupo Bamaq, Clemente Faria Jr., destacou que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado a receber o carro de luxo, dentro dos planos de expansão de negócios da Porsche.


“Essa confiança em nosso trabalho, depositada pela marca de luxo mais valiosa do mundo, nos deixa extremamente orgulhosos”, frisou Clemente Faria Jr e completou:


“Somente para o negócio Porsche, temos uma projeção inicial de investimento de mais de R$ 35 milhões. Nesse novo ponto, vamos oferecer aos clientes locais uma grande variedade de experiências, com a alta qualidade, que é padrão da Porsche e do Grupo Bamaq. Acreditamos muito no estado do Mato Grosso do Sul e estamos felizes com essa conquista".

Serviço especializado


Quem adquirir o veículo ainda contará com toda estrutura oferecida pelo grupo, que irá oferecer inclusive o serviço de assistência técnica. Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, por enquanto ainda não há um endereço oficial, mas o local contará com tudo o que a marca exige em termos de excelência e experiência ao usuário.


Concessionária


Marcelo Rohlfs da Divisão Automotiva do Grupo Bamaq, explicou que está previsto para o segundo semestre de 2024, a inauguração de uma loja que transmita o conceito da marca alemã.


Nesta, unidade o público terá uma experiência com a marca e poderá adquirir produtos. 


“Estamos realizando a contratação e o processo de onboarding do time que atenderá a região e, antes mesmo da abertura oficial da concessionária, vamos iniciar os trabalhos de revisão e manutenção, utilizando uma estrutura de Centro de Serviços em Campo Grande. Além disso, ainda temos uma estrutura móvel, que pode atender os clientes que residem no interior. Projetamos inaugurar nossa loja completa já em 2025, com uma estrutura moderna de vendas e pós-vendas, seguindo os padrões mundiais da marca”, explicou Rohlfs.

Empresa


Completando 50 anos de operação em 2024, o Grupo Bamaq se destaca em 18 estados com sua atuação em automóveis de luxo, serviços financeiros e máquinas pesadas. Desde 2018, a divisão automotiva da empresa, um importante nome no setor de concessionárias no Brasil, tem apresentado um crescimento constante.

Isso se deve, em grande parte, à sua representação da marca Porsche em Minas Gerais, o que impulsionou a expansão da divisão no segmento premium.


Além de representar a Porsche nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, e a Mercedes-Benz em Minas Gerais, a divisão automotiva da Bamaq se diferencia pelo seu foco no segmento premium e pela experiência de atendimento ao cliente.


Desde o início de 2023, a divisão também passou a representar a montadora global GWM, especializada em carros híbridos e elétricos. A marca possui lojas nas seguintes capitais:

  • Belo Horizonte (MG);
  • Campo Grande (MS);
  • Em breve, também em Dourados (MS).

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LANÇAMENTO

Novo Peugeot 2008 traz nova identidade da marca no país

Moderno e cheio de estilo o novo SUV tem um dos motores mais premiados do grupo Stellantis

08/08/2024 23h07

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Foto: Divulgação

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Um carro novo, com design impactante. Idealizado para quem esbanja atitude, tem um perfil tecnológico e ousado. Assim é o Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo, que pode receber tratamento em preto brilhante ou na cor do carro, dependendo da versão. 

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuA assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em preto brilhante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Na lateral do novo 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga, diamantadas, de 17”, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro.

Apesar do visual mais robusto, o novo SUV tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos, no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros. Por falar em "E" antes do nome do carro, indica que ele é 100% elétrico. O modelo foi apresentado em três versões com motor turbo flex e muito em breve, terá a 100% elétrica para somar na gama. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Todas as versões do Peugeot 2008 são equipadas com o motor turbo 200, que rende até 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol e até 125 cv com gasolina, e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuEle traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O desempenho do novo 2008 fica completa com o câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento:

  • Modo Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto;
  • Modo Manual – voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts);
  • Modo Sport – garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor turbo 200.

Por fim, a gama completa do novo Peugeot 2008 ficou assim:

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Active - Preço sugerido:  R$ 119.990,00 

Faróis e DRL em LED, rodas de liga leve 17” diamantadas, nova central Peugeot i-Connect 10,3”, i-Cockpit® 2D digital

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
Allure
- Preço sugerido: R$ 129.990,00

Todos os itens da versão Active, mais:

Carregador de smartphone por indução, bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento eletrônico, chave presencial (abertura e fechamento de portas), sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° (Visiopark 360°) e  alerta de Ponto Cego.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

GT - Preço sugerido:  R$ 149.990,00

Todos os itens da versão Allure, mais:

Conjunto ópticotodo em LED, teto biton, teto solar panorâmico, i-Cockpit® 3D, identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos, grade na cor do carro, pedais esportivos em alumínio, paddle shift para troca de marchas no volante, bancos exclusivos em couro com costura verde GT, Peugeot Driver Assist, 6 airbags.

Todos os preços são ofertas especiais de lançamento, podendo sofrer alteração a qualquer momento. 

 

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