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DICAS

Veja quais são os cuidados necessários com o limpador de para-brisa do carro

Para funcionar com precisão, é necessário conferir a data de validade e substituir no período indicado

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O limpador de para-brisa é um dos mais importantes equipamentos dos veículos e acompanha a indústria automotiva desde seus primórdios. 

Quando o assunto é a preservação e o aumento da vida útil das palhetas de borracha, não faltam dicas “caseiras” prometendo ajudar os donos de veículos na missão. 

Porém, nem sempre esses conselhos estão certos e às vezes o motorista corre o risco em obter um efeito contrário. 

Um limpador em condições inapropriadas de uso pode prejudicar a visibilidade, principalmente em dias de chuva muito forte. 

No caso de veículos que ficam expostos com frequência a um clima mais quente ou a longos períodos de chuva, é recomendado que a revisão seja feita em menos de doze meses. 

É comum as pessoas pensarem em revisar as palhetas somente nas épocas de chuvas, quando sentem as consequências da falta de manutenção. Contudo, esse não é um hábito adequado, pois os limpadores de para-brisa são itens de segurança de um veículo. É importante que com a chegada do período de chuvas, a peça esteja funcionando bem para não haver perda de visibilidade, aumentando o risco de acidentes”, explica Marco de Luca, diretor-geral da Valeo Service. 

As palhetas da fabricante são comercializadas no mercado de reposição sob as marcas Valeo e Cibié.

Assim como todos os componentes e peças de um veículo, o limpador de para-brisa tem data de validade e deve ser substituído no período indicado. 

Além disso, a não utilização do limpador em caso de chuva pode gerar uma multa grave de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileiro. 

Para auxiliar o consumidor a preservar as palhetas do seu para-brisa, a Valeo Sistemas Automotivos, empresa multinacional francesa fornecedora global de produtos automotivos, ajudou a elaborar uma lista de “mitos” e “verdades”, com cinco crenças bem comuns.

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Renovadores de palhetas aumentam a vida útil da peça? Mito.

Existem alguns aparelhos que prometem deixar a borracha da palheta “nova em folha”, pois são uma espécie de estilete para cortar a parte quebradiça. 

Trata-se, porém, de uma solução ineficaz. 

O procedimento pode até melhorar a limpeza na primeira ou segunda tentativas de uso, mas acaba por danificar a proteção química da palheta. 

No fim das contas, o dono terá de comprar uma nova em seguida.

Sabão neutro no recipiente do limpador é mais eficiente? Verdade.

O correto é utilizar sempre sabão líquido neutro ou produtos desenvolvidos especialmente para esse fim. 

Por serem desengordurantes, eles deixam a cobertura do para-brisa mais lisa, facilitando a ação das palhetas. 

No entanto, não é indicado misturar soluções, como detergentes e produtos de limpeza de casa e outras substâncias, pois ressecam as palhetas.

Querosene e álcool para limpar as palhetas ajudam a elevar a sua vida útil? Mito.

Muita gente usa essa técnica, entretanto, ela é errada. 

Esses produtos têm substâncias abrasivas que ressecam a borracha e prejudicam o funcionamento das palhetas. 

É preferível se usar sempre um pano umedecido em água.

Encerar o para-brisa melhora a eficiência dos limpadores? Depende.

Algumas pessoas têm o hábito de encerar o vidro da frente do carro acreditando que isso não afeta a visibilidade e não danifica as palhetas. 

Mas é preciso ter cautela, pois se o produto seguir impregnando na borracha, pode causar danos à aderência da palheta. 

Por isso, é preciso ter o cuidado de limpar a borracha sempre que for tirar a cera do vidro para não deixar resíduos.

Braço do limpador desregulado pode prejudicar a ação da palheta? Verdade.

O braço tem regulagem específica que serve para aplicar a pressão correta da palheta sobre o vidro. 

Uma vez que isso é alterado, a ação do componente fica comprometida. 

Essa desregulagem nem sempre é visível para o motorista, que acaba substituindo a palheta sem necessidade. 

Por isso, é preciso ter muito cuidado nas lavagens do para-brisa e na manipulação dos braços de metal. 

A Valeo tem uma ferramente própria que, de forma simples, é capaz de diagnosticar se os braços estão tortos ou não.

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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