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LINHA 2021

Versão 2021 do Jaguar I-Pace, primeiro 100% elétrico premium do planeta, estreia no Brasil

Em versão única SE, ele chega ao mercado brasileiro com preço de R$ 621.850

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O Jaguar I-Pace, apresentado em 2018 como “o primeiro SUV premium 100% elétrico do mundo”, estreia sua versão 2021 no Brasil. 

O modelo foi aprimorado, ganhou um novo sistema de infoentretenimento (o Pivi Pro) e também capacidade de carregamento mais rápido, facilitando mais o uso do carro na cidade e na estrada. 

O novo I-Pace chega ao mercado brasileiro com preço de R$ 621.850, na versão única SE. 

Com o Pacote Brasil, o superesportivo totalmente amigável do ambiente sai por R$ 639.950 – as três primeiras manutenções são gratuitas. 

Com dois motores, um em cada eixo – garantindo a tração integral permanente –, o conjunto gera 400 cavalos de potência e 69,5 kgfm de torque. 

Segundo a Jaguar, pode atingir a velocidade máxima de 200 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos.

Desevolvido com a proposta de ser tão intuitivo quanto um smartphone, o I-Pace é o primeiro Jaguar a ter o novo sistema de infoentretenimento da marca britânica. 

Rápido e responsivo, o Pivi Pro conta com navegação para carros elétricos aprimorada, mostrando as estações de carregamento mais próximas, sua disponibilidade de uso e até quanto tempo levará para o veículo recarregar. 

O I-Pace recebeu ainda uma melhoria no sistema de carregamento a bordo, agora com 11kW. 

Quando conectado a um wallbox, a bateria ganha até 53 quilômetros de autonomia em uma hora, enquanto uma carga completa leva 8,6 horas – ideal para carregamento noturno em casa, de acordo com ciclo WLTP. 

Ao “abastecer” em estações de públicas, com 50 kW, adiciona 63 quilômetros em quinze minutos, enquanto uma de 100 kW soma mais 127 quilômetros durante o mesmo período. 

O I-Pace está equipado com novo sistema de ionização do ar, com filtragem PM2,5, que captura partículas ultrafinas e alérgenos, aumentando a qualidade do ar. 

O sistema pode filtrar o ar da cabine antes de uma viagem se iniciar, usando o sistema de pré-condicionamento – de acordo com a fabricante, filtra até vírus e bactérias.

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No design exterior, destaca-se um novo acabamento da grade frontal em Cinza Atlas, que complementa o Bright Pack. 

O pacote acentua o design do carro com borda da grade em Noble Chrome, tampas de espelho de porta e difusor traseiro em Cinza Atlas e extremidades de janelas em cromado acetinado. 

Na opção Black Pack, o veículo chega com aplicação dos acabamentos em preto brilhante. 

A paleta de cores do SUV foi atualizada com o Vermelho Caldera, o Azul Portofino e o Cinza Eiger. 

Nós sempre buscamos fazer com que o I-Pace fosse o veículo elétrico mais desejado do mundo, e no Brasil não foi diferente. Trouxemos o que a Jaguar tem de mais avançado em eletrificação, com muitos dados coletados na Fórmula-E (Mundial de ‘bólidos’ elétricos) e no Jaguar I-Pace e-Trophy, para aumentar a experiência de nossos clientes”, orgulha-se Paulo Manzano, diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.

À frente do motorista, o I-Pace recebeu um novo painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, com gráficos revisados e sistema que fornece uma estimativa mais precisa e consistente da carga de bateria. 

A vida a bordo também foi aprimorada: o veículo traz novo sistema de som Meridian Sound System, tecnologia que amplia a qualidade da mídia a bordo. 

O equipamento tem dois alto-falantes adicionais no teto da cabine, completando o conjunto de dezesseis alto-falantes. 

As novidades da cabine do I-Pace são transições importantes para o aumento da facilidade e da praticidade do uso do carro no cotidiano. Com uma navegação inteligente e intuitiva atrelada aos confortos de conectividade e segurança, o I-Pace reforça o conjunto de um carro 100% elétrico completo, mantendo-se à frente do segmento”, ressalta Thiago Marques, gerente de Produto da Jaguar do Brasil.

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Ainda no interior, a tecnologia de última geração do I-Pace agrega segurança, ajudando o motorista na estrada, na cidade e em manobras. 

A visibilidade foi ampliada com a nova câmera de 360 graus, fornecendo uma visão completa e interativa do exterior do carro na tela central do Pivi Pro. 

O retrovisor central conta com o Clear Sight (opcional), desobstruindo a visão do condutor, mesmo com três pessoas no banco traseiro ou com o compartimento de bagagem, de 656 litros, carregado até o teto, por meio de câmera com revestimento hidrofóbico integrada ao sistema de antena no teto.

O I-Pace terá suas primeiras duzentas e cinquenta unidades comercializadas no Brasil com garantia de utilização de energia 100% renovável pelos próximos oito anos. 

Esse é o compromisso da marca britânica de veículos premium e da ZEG, empresa do Grupo Capitale, que, em parceria com a Jaguar, garante também um veículo com zero índice de emissões. 

Para a energia limpa do I-Pace, a ZEG fornece insumo 100% renovável suficiente para o consumo dos duzentos e cinquenta carros por oito anos. 

Para atender à demanda, a companhia gerará por ano 1,25 GWh de energia limpa a partir das fontes solar, hídrica, de biogás e de resíduos sólidos. 

Tudo isso está incluído no chamado Pacote Brasil do modelo.

Com 4,68 metros de comprimento, 2,01 metros de largura, 1,56 metro de altura, 2,99 metros de distância de entre-eixos e peso de 2.208 quilos, o I-Pace é um sucesso mundial desde seu lançamento, há três anos. 

Já ganhou mais de oitenta prêmios globais, incluindo o “World Car of the Year 2019” (na categoria geral), o “World Car Design of the Year” (de estilo) e o “World Green Car” (de carro “verde”). 

O I-Pace recebeu ainda a classificação máxima de segurança de cinco estrelas no Euro NCAP. 

No ano passado, estabeleceu um feito inédito em Interlagos (SP), tendo sido o primeiro veículo elétrico a fazer uma volta completa no circuito em dois minutos “cravados”, pilotado por Cacá Bueno e Sérgio Jimenez.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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