Esportes

direção fifa

'Eu me sinto capacitado', diz Zico sobre suceder Blatter

Ídolo do Flamengo, Zico, confirmou que será candidato ao cargo de presidente da Fifa

folhapress

10/06/2015 - 17h38
Continue lendo...

Maior ídolo da torcida do Flamengo, Zico, 62, confirmou nesta quarta-feira (10) que será candidato ao cargo de presidente da Fifa.

Em entrevista no seu centro de treinamento no Rio, o ex-jogador da seleção disse que pretende suceder Joseph Blatter.

"Convoquei essa coletiva para ratificar minha decisão de ser candidato. Eu me sinto capacitado para isso", afirmou Zico, que precisa do apoio de pelo menos cinco federações nacionais para oficializar a sua candidatura.

O ex-jogador acredita que consegue as cinco indicações, mas é contra o processo eleitoral da Fifa.

"É lógico que serão necessárias mudanças de regras no jogo, como está aí não há a menor possibilidade de concordância. Não só na Fifa, mas como na CBF em termos de federações. As indicações são um prenúncio para a corrupção, que é o que mais aflige a todos que somos do esporte", acrescentou.

Na semana passada, Blatter decidiu entregar o cargo e convocar novas eleições após a prisão de sete dirigentes na Suíça acusados de corrupção. José Maria Marin, ex-presidente da CBF, foi um deles. Ele é acusado de receber propinas na venda dos direitos de transmissão de torneios no Brasil e no exterior.

Há uma semana, Zico já havia anunciado que pretendia se candidatar. Neste período, ele contou que conversou com dirigentes e ex-jogadores para viabilizar a sua candidatura.

Um dos prováveis candidatos ao cargo de Blatter, o presidente da Uefa (entidade que controla o futebol na Europa), Michel Platini, foi um deles.

"Temos uma amizade de longo tempo. Podemos trocar papo sobre tudo. O Platini disse que seria melhor ser candidato na CBF, mas acho ainda mais difícil lá", contou o ex-jogador.
Para homologar uma candidatura na CBF, o dirigente tem que ter o apoio de oito federações e cinco clubes.

"A troca de favores já começa ali. Sou contra esse processo", completou Zico, que disputou as Copas de 1978, 1982 e 1986. Como treinador, ele trabalhou no Japão, na Turquia, Índia e Iraque. Esses países poderiam ajudar a sua candidatura.

ELIMINATÓRIAS

Naturalizado de MS vê do banco o Paraguai entrar na zona para a Copa

Carlos Coronel, natural de Porto Murtinho, foi convocado mais uma vez para representar a seleção paraguaia nas eliminatórias e viu a 'albirroja' fazer 4 de 6 pontos possíveis nesta data FIFA

16/10/2024 11h15

Carlos Coronel treinando durante esta última data FIFA

Carlos Coronel treinando durante esta última data FIFA Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Carlos Coronel, goleiro sul-mato-grossense naturalizado paraguaio de 27 anos, foi convocado mais uma vez para representar a seleção "albirroja" nesta data FIFA de outubro e viu, do banco, o Paraguai conquistar quatro de seis pontos possíveis nos últimos dois jogos e entrar na zona de classificação direta para a Copa do Mundo de 2026.

No último dia 10, a seleção paraguaia empatou em 0x0 com o Equador, uma das melhores colocadas na classificação geral. Nesta partida o goleiro titular do Paraguai foi o veterano e conhecido da torcida brasileira Gatito Fernández, de 36 anos.

Na rodada seguinte, disputada nesta terça-feira (15), em Assunção (PY), a albirroja enfrentou a Venezuela e venceu de virada por 2x1, com dois gols do centroavante Sanabria, atacante titular da equipe italiana Torino e que entrou durante a partida no lugar de Isidro Pitta, atual 9 titular do Cuiabá. Novamente, Gatito foi o escolhido para defender o gol paraguaio.

Com os resultados adquiridos nesta data FIFA de outubro, o Paraguai está na sexta colocação com 13 pontos, ou seja, se as eliminatórias terminassem neste momento, a albirroja estaria classificada diretamente para a próxima Copa do Mundo, que será realizada nos três países da América do Norte (EUA, México e Canadá).

A seleção paraguaia não vai a uma Copa do Mundo desde 2010, quando também teve sua melhor participação da história da competição, sendo eliminada somente nas quartas de final para a que seria campeã posteriormente, a Espanha, pelo placar mínimo de 1x0. Ao todo, o Paraguai participou de oito mundiais e serão um dos seis países-sedes da Copa de 2030, que será a primeira disputada em três continentes (América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai; Europa: Portugal e Espanha; África: Marrocos).

Confira a classificação atual das Eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026:

Carlos Coronel treinando durante esta última data FIFAFonte: Conmebol

Segundo o Transfermarkt, site especializado em valores dos jogadores profissionais, Carlos Coronel é avaliado em 1 milhão de euros (R$ 6,16 milhões, na cotação atual). Titular do NY Red Bulls, Coronel disputou 26, sofreu 41 gols e em apenas quatro jogos segurou o famoso "clean sheet" - quando o time não toma nenhum gol durante a partida - de 33 jogos possíveis na atual temporada da Major League Soccer (MLS), liga norte-americana de futebol.

Outras convocações

No dia 6 de setembro, o Paraguai empatou sem gols contra o Uruguai, fora de casa, em partida que marcou a despedida do goleador Luis Suárez da seleção celeste. Neste jogo, o goleiro titular da albirroja foi novamente o Gatito Fernández, que defende as cores do Botafogo desde janeiro de 2017, enquanto Coronel ficou no banco.

Posteriormente, no dia 10, Coronel viu do banco a seleção paraguaia fazer história e vencer a seleção brasileira pela primeira vez após 16 anos. Este resultado gerou críticas pesadas ao técnico Dorival Júnior e ao elenco do Brasil, do qual muitas mídias colocaram a derrota como "vexatória" na história da seleção canarinho.

Na Copa América deste ano, que aconteceu em junho e julho, Carlos também foi convocado pelo técnico Daniel Garnero para a disputa da competição. Porém, em três jogos da seleção paraguaia no torneio continental (incluindo uma derrota de 4x1 diante do Brasil), o murtinhense acabou sendo reserva em todos.

Ao todo, Coronel tem nove partidas com a camisa vermelha e branca, sendo seis em 2023 durante as eliminatórias e mais três neste ano em junho, em amistosos oficiais. Hoje, é goleiro titular do NY Red Bull (EUA) e, desde o término da Copa América, foi titular em seis das sete partidas que a equipe disputou.

Trajetória - Carlos Coronel

Carlos nasceu no dia 29 de dezembro de 1996, em Porto Murtinho, mas com mãe paraguaia. Ele nunca jogou profissionalmente no Brasil, mas já passou por times de base nacionais, como o Red Bull Brasil sub-20, de Campinas. Também já foi aprovado em uma peneira no São Paulo, mas foi dispensado logo depois. 

"Eu tinha uns 15 anos quando fiquei um mês em Cotia no CT e fui aprovado, mas depois fui dispensado. O motivo exato (da dispensa) eu não consigo te dizer. Talvez tenha acontecido algo entre o meu representante na época e algum diretor do São Paulo", disse Carlos ao canal de esportes ESPN.

Depois disso, Carlos passou por Desportivo Brasil e Paraná até chegar ao Red Bull Brasil, em 2011. Antes mesmo de estrear no profissional, ele mudou-se para o Red Bull Salzburg e foi cedido por três temporadas ao Liefering, clube satélite que disputava a segunda divisão austríaca à época.

"Era a sede do projeto e viajava bastante para acompanharem meu desenvolvimento. Foi bem importante porque precisava de um tempo para me adaptar ao estilo de jogo, língua e cultura diferentes. É tudo muito parecido com o time principal, se você estiver pronto, sobe".

Com atuações de destaque, o brasileiro foi incorporado ao elenco principal do Salzburg, mas não teve espaço no time titular nos anos seguintes. Por isso, foi emprestado em 2019 ao Philadelphia Union e ao Bethlehem Steel, ambos dos EUA.

O goleiro voltou ao Salzburg depois que o titular se machucou em um acidente de moto. O brasileiro passou a revezar no banco de reservas até receber uma chance contra o Napoli pela Liga dos Campeões. Ele entrou no segundo tempo na vaga do lesionado Stankovic na derrota por 3 a 2 para os italianos.

"Foi uma coisa que aconteceu muito rápido. É a maior competição de clubes do mundo, todos acompanham. Foi um grande feito na minha carreira e espero jogar mais jogos pela Champions".

O brasileiro fez mais oito jogos na temporada, incluindo outros dois duelos pela Liga dos Campeões: vitória sobre o Genk por 4 a 1 e o empate por 1 a 1 com o Napoli - ao lado de Erling Haaland, atualmente no Manchester City. Após começar a temporada 2020-21 como reserva outra vez, Carlos resolveu mudar de ares e se transferir para o NY Red 

Nas duas temporadas pela equipe norte-americana, ele foi titular absoluto e conseguiu chegar aos playoffs da MLS. O goleiro já enfrentou Messi em partida em outubro do ano passado, mas não foi o único grande atacante que já enfrentou. Já teve o gosto de enfrentar alguns grandes atacantes em amistosos contra Liverpool e Real Madrid.

"Contra o Liverpool senti um pouco mais de pressão porque tinha Mané, Salah e Firmino no auge depois de vencerem a Champions. Foi bem especial. Joguei também contra o Benzema e fiz algumas defesas. São experiências que agregam muito".

Também participou de um amistoso pelo NY Red Bulls contra o Barcelona, que terminou com derrota por 2 a 0.

"O mais complicado foi o Lewandowski porque ele se posiciona muito bem. Você tenta ler a situação e muitas vezes ele se movimentava muito. Toda bola aérea ele ganhava".

*Colaborou Neri Kaspary

Assine o Correio do Estado

 

Novo gestor na FFMS

Após destituição de Cezário, clubes organizam novas eleições

As eleições para escolher o novo presidente da entidade, será no dia 1º de novembro, em Campo Grande. O nome do novo gestor escolhido ficará na FFMS até 2027

15/10/2024 14h02

Nova sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul

Nova sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul Divulgação/ FFMS-

Continue Lendo...

Após os clubes encerrarem a "era Francisco Cezário" que comandou a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) por 28 anos, durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde de ontem (14), a FFMS divulgou na manhã desta terça-feira (15) que uma nova reunião será convocada para decidir sobre as próximas eleições para o cargo de presidente da entidade.

Atualmente, quem ocupa este cargo é Estevão Petrallás que tem aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para dialogar com os clubes e comandar a entidade até novas eleições. 

A destituição de Francisco Cezário da presidência da FFMS ocorreu após os clubes demonstrarem insatisfação com suas ações. Mesmo utilizando tornozeleira eletrônica, o ex-presidente continuava a dialogar com aliados na tentativa de influenciar a escolha de seu sucessor no cargo.

Diante das denúncias, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) entrou em ação e prendeu Francisco Cezário novamente, o que deixou grande parte dos associados da federação e dirigentes estarrecidos com o caso.

Por esse motivo, os clubes se uniram e decidiram pela destituição de Francisco Cezário da presidência da FFMS, em uma votação tranquila. Com a aprovação de 70% dos clubes, o ex-presidente foi oficialmente removido do cargo máximo da entidade.

Com a destituição de Francisco Cezário, os clubes formalizaram, ainda na tarde de ontem (14), a convocação de novas eleições. Conforme o edital que será publicado, os associados e clubes vinculados à FFMS devem se reunir novamente no dia 1º de novembro para escolher o novo presidente da entidade, que exercerá o mandato até 2027.


O que diz no edital?   

A votação para a escolha do novo presidente da FFMS será realizada de forma presencial no dia 1º de novembro, no Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no 3º andar, em Campo Grande.

Os candidatos que pretendem concorrer ao cargo de presidente da FFMS deverão se afastar de seus respectivos clubes durante o período eleitoral para poderem disputar o posto de gestor da entidade.

Caso seja eleito democraticamente, o novo presidente deverá iniciar suas funções imediatamente no dia 25 de novembro e permanecerá à disposição da FFMS até 2027.

 

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).