Esportes

Planejamento

Gigante da celulose pode ajudar a recolocar futebol de MS no mapa do Brasil

Maior produtora de celulose, a Suzano, por meio de autoridades locais, está em tratativas para patrocinar time que tem planos de chegar à Série B daqui quatro anos

Continue lendo...

Um time que não tenha dívidas, que represente Mato Grosso do Sul e que consiga unir torcedores de várias equipes, daqui e de fora do Estado, com um propósito maior: levar o futebol local para além das divisas em um plano de médio e longo prazo. O que para muitos é um sonho agora é um projeto e conta com muita gente com poder para fazer a diferença envolvida: o Futebol Clube Pantanal.

O Pantanal - clube formado a partir da antiga Associação Atlética Portuguesa - não é apenas a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) de Mato Grosso do Sul, mas também o time que está em vias de trazer de volta ao futebol local patrocinadores de peso. 

O mais proeminente deles, que está em negociações não apenas com o clube, mas que conta com importantes padrinhos no Parque dos Poderes, é a Suzano S.A., certamente uma das empresas com maior faturamento e atividade no Estado.

Em 2024, a Suzano inaugurou sua megafábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, onde já processa 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, além de um volume similar em suas outras duas plantas localizadas em Três Lagoas.

Padrinhos

A parceria com a Suzano ainda não está fechada, mas o que não falta são entusiastas. Uma autoridade de alto escalão do Parque dos Poderes, que pediu confidencialidade, informou ao Correio do Estado no mês de dezembro que as negociações estão em estágio muito avançado para um patrocínio à primeira SAF de Mato Grosso do Sul. Depende, é claro, da aprovação da maturação do projeto pelo lado do clube, de um certo apadrinhamento pelas autoridades locais e, por último, da aprovação da gigante da celulose.

Proporcionalmente, o despêndio da empresa de celulose para ajudar a bancar um projeto como esse é muito pequeno em relação à projeção que ela pode ter no Estado.

Para este ano, por exemplo, o FC Pantanal tem um orçamento de R$ 4,5 milhões e deve anunciar nesta semana o patrocínio de uma plataforma de apostas, a Segurobet, que ajudará a bancar parte do orçamento.

“Temos um planejamento para, em um período de 4 a 5 anos, chegarmos à Série B do Campeonato Brasileiro. Temos um estudo muito bem estruturado para atingirmos essa meta”, informou ao Correio do Estado Gilmar Ribeiro da Silva, o Mazinho, presidente do clube – ou da SAF, como queiram.

Mas os passos são dados lentamente. Para chegar ao objetivo, é preciso ser campeão de Mato Grosso do Sul neste ano, para disputar a Série D no próximo. 

Para isso, o Pantanal contará com ninguém menos que o lateral-esquerdo Jean, campo-grandense, prata da casa, com passagens pela seleção brasileira e campeão brasileiro com a camisa do São Paulo e do Fluminense.

Se tudo ocorrer como o planejado, e o Pantanal vencer o Sul-Mato-Grossense, que começa no próximo fim de semana, e chegar à Série D no ano que vem, os gastos dobram, e vão para R$ 10 milhões para o próximo ano. Tudo isso já está planejado.

Mazinho nem menciona o nome da Suzano ao Correio do Estado, nem de outra gigante da celulose. Claro, o negócio ainda não está fechado. É preciso ser prudente.

Mas ele confirma que existem, sim, tratativas com grandes empresas e se limita a dizer isso.

Ao ser perguntado se os dirigentes de outros clubes não têm ciúmes do empenho de algumas autoridades para ajudar a levantar o FC Pantanal, Mazinho diz que os outros clubes também podem fazer projetos e prospectar investimentos. Sonhar é um direito de todos. “Mas poucos têm um CNPJ sem restrições e nenhum passivo judicial como nós”, pondera.

O que diz a Suzano?

Veja nota da Suzano na íntegra:

"A empresa nega que haja qualquer negociação em andamento para patrocínio a time de futebol em Mato Grosso do Sul, ao contrário do que foi divulgado nesta quarta-feira (8). A Suzano é uma empresa comprometida com o desenvolvimento socioeconômico no Estado, o que inclui apoio a diversas iniciativas voltadas a cultura, lazer e, principalmente, geração de emprego e renda, parcerias e apoios divulgados em canais oficiais da empresa. Reforça ainda que preza pela transparência e o diálogo com a comunidade, mas não autoriza, em hipótese alguma, terceiros a falarem em nome da empresa".

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

Esportes

Jorginho elogia desempenho do Flamengo: 'Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo

Substituído na etapa final, atleta não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos

17/12/2025 23h00

Adriano Chaves/Flamengo

Continue Lendo...

O volante Jorginho enalteceu o desempenho do time do Flamengo, apesar da derrota na final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, em Al Rayyan, no Catar, após empate por 1 a 1 no tempo normal e nos pênaltis.

"Erros acontecem. Eu já errei pênalti, mas o sentimento é de orgulho. O time entregou tudo que tinha, deixou tudo em campo. Fica o gostinho amargo por ter chegado tão perto de uma vitória tão desejada. Esse grupo merece não ser esquecido tão cedo", disse o autor do gol do Flamengo, ao converter um pênalti no segundo tempo.

Jorginho, substituído na etapa final, não descartou a hipótese dos jogadores dos dois times terem sentido cansaço após a disputa bastante intensa durante os 120 minutos. "Pode ter sido. Na disputa de pênaltis é preciso ter lucidez, mas não são coisas que acontecem e ninguém tem nada a dizer."

Catarinense, de 33 anos, Jorginho chegou ao Flamengo este ano, cindo do Arsenal, da Inglaterra. Ele teve grande carreira na Europa e defendeu a seleção italiana.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).