Cidades

CONCURSO

Brasil quer importar cérebros estrangeiros, diz Mercadante

Brasil quer importar cérebros estrangeiros, diz Mercadante

folha.com

15/07/2011 - 18h30
Continue lendo...

O Brasil se prepara para fazer um concurso internacional para recrutar pesquisadores e docentes internacionais para a área científica-tecnológica.

Ao sair de encontro em que a presidente Dilma Rousseff encontrou o neurocientista Nicolelis, o ministro Aloisio Mercadante (Ciência e Tecnologia) afirmou que o governo abrirá, em breve, vagas para pesquisadores estrangeiros temporários nas instituições de ponta na área científica no Brasil.

Segundo ele, o alvo são pesquisadores que perderam seus postos em universidades estrangeiras por causa da crise. Como exemplo, Mercadante disse que só na Nasa esse número seria de 4.000 pessoas.

O ministro citou experiência recente da Unicamp, de Campinas, que trouxe pesquisadores e professores estrangeiros para períodos de até dois anos na universidade.

"Vamos dar um salto quântico", disse o ministro, falando também do recém-anunciado programa que pretende enviar 75 mil graduandos e doutorandos brasileiros para universidades no exterior.

O governo espera que a maior parte das bolsas seja bancada por empresas brasileiras. "Hoje é um momento raro na história econômica, o Brasil cresce, tem estabilidade, investe e estamos assistindo a uma recessão, uma crise, instabilidade nos países desenvolvidos. Então nós tivemos uma diáspora de cérebros no passado, mas agora queremos atrair inteligência para o Brasil e vamos fazer isso".

O ministro afirmou que o país tem excelentes cientistas, mas que a iniciativa do governo responde a exigência da sociedade atual de expandir a fronteira do conhecimento.

"Você não desenvolve projeto de ponta em tecnologia e ciência sem colaboração inter nacional. E o Brasil tem que pensar em estar na ponta, em estar disputando as áreas de fronteira".

PROJETOS

Na conversa com Dilma, Nicolelis pediu apoio para dois projetos: instalação de 12 escolas multilíngues nas fronteiras do Brasil e o desenvolvimento do programa "Projeto Andar de Novo" para o início da Copa de 2014.

As escolas teriam ensino normal pela manhã e os estudantes dos dois países assistiriam aulas conjuntas de ciência no período da tarde. O público alvo são crianças de dois a 15 anos.

"São 12 localidades da fronteira brasileira com os países sul-americanos. Integrar esse programa com os países irmãos na América do sul, metade crianças brasileiras, metade crianças do país fronteira, professores de ambos os países, escolas bilíngue português e espanhol, um educação científica", disse Nicolelis.

Sobre o "Projeto Andar de Novo", a ideia é que um paraplégico possa dar o chute inicial da copa. Os cientistas trabalham para unir um homem a maquinam, neste caso um macacão, controlado pelo cérebro.

"A presidente adorou a ousadia", disse Nicolelis.

Mercadante afirmou que o projeto é um "sonho'. "Imagina um menino, uma menina, tetraplégico ou paraplégico entrar andando em um campo de futebol e chutar uma bola. É uma coisa tão fantástica quanto santos Dumont um dia acreditou que era preciso voar. Espero que a gente consiga fazer."

Cidades

Motorista é preso com Hilux furtada que usaria para transportar drogas em Campo Grande

Após ignorar ordem de parada do Choque, o suspeito colidiu com outros veículos no bairro Aero Rancho

27/04/2025 10h00

Divulgação Choque

Continue Lendo...

O motorista G.S.A.C., de 28 anos, que conduzia uma Hilux furtada, terminou preso após tentar fugir da polícia e colidir com outros veículos no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.

Segundo o boletim de ocorrência, a caminhonete seria usada para transportar maconha que o suspeito tinha em sua casa, localizada no bairro Jardim Tarumã.

Uma viatura do Batalhão do Choque fazia patrulha na região quando a equipe policial notou a Toyota Hilux com placas de outro estado seguindo em direção à saída de Sidrolândia.

Com a aproximação da viatura, o motorista ainda tentou fugir em alta velocidade, colocando em risco populares e outros condutores pelas ruas do Jardim Tarumã.

Ignorando a ordem de parada, G.S.A.C. continuou avançando até que, em um trecho da Avenida Campestre, colidiu com outros veículos.

Após o ocorrido, o suspeito ainda tentou fugir a pé, mas acabou sendo preso.

Em conversa com os policiais, ele confessou que, a pedido de uma pessoa que alegou não ter conhecimento, iria até sua residência, onde estava guardando 848 kg de maconha.

Os policiais perceberam várias adulterações na caminhonete, nos seguintes pontos:

  • Vidros;

  • Etiquetas;

  • Chassi.

Após verificarem no sistema, constataram que a caminhonete constava como furtada em Minas Gerais.

Na residência do suspeito, a equipe encontrou o entorpecente na cozinha e nos quartos da casa. Embora estivesse exposto, ao chegar em casa, a companheira do suspeito afirmou que não tinha conhecimento da droga.

Ela ainda disse à equipe que ficou fora por cinco dias devido a uma discussão com o marido.

O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol), e vai responder por tráfico de drogas, receptação, desobediência, dano, adulteração de veículo e direção perigosa.

Assine o Correio do Estado

Jubileu da Adolescência

Jovens que viajaram para a canonização de Carlo Acutis prestam homenagens ao Papa Francisco

A cerimônia que ocorreria neste domingo (27) foi cancelada devido ao falecimento do pontífice

27/04/2025 09h33

Corpo de Carlo Acutis, menino italiano que morreu de leucemia em 2006, em seu túmulo em Assis, Itália

Corpo de Carlo Acutis, menino italiano que morreu de leucemia em 2006, em seu túmulo em Assis, Itália Foto: Tiziana FABI / AFP

Continue Lendo...

A cerimônia de canonização do padroeiro da internet, Carlo Acutis, que ocorreria neste sábado (27), moveu jovens até o Vaticano. No entanto, com a morte do Papa Francisco, eles agora se despedem do pontífice.

Jorge Mario Bergoglio foi o 266.º Papa da Igreja Católica. Ele assumiu o papado no dia 13 de maio de 2013 e permaneceu por 12 anos no cargo, até sua morte, aos 88 anos, no dia 21 de abril.

O enterro foi realizado neste sábado (26). Papa Francisco, que era mariano, quebrou o protocolo e pediu para ser sepultado na Basílica Santa Maria Maior.

Neste domingo, data em que seria realizada a canonização de Carlo Acutis e também o Jubileu dos Adolescentes que teve início no dia 25 e encerraria hoje, esse ano tem como tema "Peregrinos da Esperança".

Com isso, a visitação ao túmulo do Papa Francisco continua recebendo milhares de fiéis - entre eles adolescentes que foram acompanhar a cerimônia de santificação de Carlo Acutis.

Campo Grande

A Paróquia São Sebastião, que teve um milagre concedido pelo padroeiro da internet, estava com agenda especial entre os dias 21 e 27, em homenagem a Carlo Acutis.

O evento precisou ser cancelado temporariamente. No entanto, o pároco Marcelo Tenório explicou à reportagem do Correio do Estado que o cronograma será retomado assim que o novo Papa for escolhido e a nova data da cerimônia formalizada.

Milagres locais


Cerca de sete anos após a morte de Carlo, um milagre por intercessão do padroeiro foi registrado na Cidade Morena, quando uma criança com condição rara no pâncreas foi levada até a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. 

Ainda aos três anos Matheus Lins Vianna já convivia com o diagnóstico de anomalia congênita rara no pâncreas anular, sendo que o contato com uma relíquia de Carlo, momento em que a criança pediu de forma espontânea 'para parar de vomitar', indicou o padre Marcelo Tenório, da paróquia São Sebastião da qual a capela faz parte. 

"E assim aconteceu, não vomitou mais", expõe o padre em relato divulgado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em celebração ao jovem Carlo Acutis. 

Já em 2020, no dia 10 de outubro, Carlo foi beatificado em função dessa graça concedida, quando em 2017 surgiu o segundo suposto milagre atribuído ao padroeiro da internet, quando um campo-grandense de 25 anos entrou em estado vegetativo após uma parada cardíaca. 

Gabriel Terron Nunzio estava em um ponto de ônibus, próximo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando foi vítima da parada cardiorrespiratória, em 2016

O milagre veio após exposição do jovem através da unção dos enfermos, com parte do pijama e pedaço de cabelo de Acutis. 

Conheça o santo


Natural de Londres, Carlo nasceu em 03 de maio de 1991, descobrindo uma leucemia violenta que ceifou sua vida após 15 anos, em 12 de outubro de 2006 na comuna italiana de Monza, região da Lombardia.

Habilidoso com informática, em uma época em que a internet engatinhava no mundo, o jovem aproveitou o espaço eletrônico para divulgar materiais cristãos e expôr uma série de milagres eucarísticos. 

Fulminante, a leucemia demonstrou seus primeiros sintomas em setembro de 2006, com o jovem dedicando uma vida católica de devoção a Deus até 12 de outubro de 2006. 

Diante do evento de Carlo, o próprio Papa Francisco reforçou que Acutis "não se acomodou numa imobilidade confortável. 

"Mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual", completou o Papa. 

Com seus restos mortais repousando na cidade italiana de Assis, a comunidade local também entrou em festa, como destacou o bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, celebrando que Carlo será proclamado santo. 

"Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Ele poderá ser chamado de "Santo" e venerado com o culto litúrgico devido aos Santos somente após a canonização - explica o prelado. Liturgicamente, portanto, tudo permanece como antes", expõe o bispo em nota pública.

O corpo de Carlo que está no Santuário da Espoliação, ainda em 2022, foi aberto para peregrinação e exposto de modo permanente por dom Domenico Sorrentino após a missa de 1º de junho daquele ano. 

Seu túmulo foi reaberto dias após inaugurada a chamada "porta de São Francisco", que segundo o portal do Vaticano foi "trazida a luz após 800 anos" para que os fiéis revivam o gesto quando o "Pobrezinho" abriu mão de todos os bens terrenos. 

** Colaborou Leo Ribeiro

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).