Cidades

MANIFESTO

Campo Grande participa hoje da Hora do Planeta

Campo Grande participa hoje da Hora do Planeta

da redação

26/03/2011 - 12h40
Continue lendo...

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Campo Grande adere à campanha “Hora do Planeta”. O objetivo é incentivar toda a população a apagar as luzes durante uma hora hoje, dia 26 de março, entre 20h30 e 21h30 (horário local). A iniciativa é da Organização Não Governamental (Ong) WWF-Brasil. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades de 128 países ficaram no escuro pela causa.

O Brasil aderiu ao movimento em 2009 e, desde então, a Prefeitura de Campo Grande se comprometeu com a ação e conseguiu levar milhares de pessoas à desligarem as luzes por uma hora, na data escolhida para a Hora do Planeta.

Para colaborar com a campanha, que visa alertar a humanidade sobre o problema do aquecimento global e a importância de conservar os ecossistemas, na noite de 26 de março, das 20h30 às 21h30 (horário local), serão apagadas as luzes de monumentos, praças e prédios públicos que são referência na cidade.

Para o prefeito Nelson Trad Filho “a escuridão foi uma maneira encontrada de despertar a luz da consciência ambiental nas pessoas”. O chefe do Executivo assinará amanhã (18.03), às 8h30, o termo de adesão do WWF-Brasil.

Em Campo Grande, entre os ícones que ficarão no escuro na Hora do Planeta estão o prédio histórico Morada dos Baís, a Central de Atendimento ao Cidadão, o Obelisco. Também serão desligadas as luzes do Horto Florestal, os parques Jacques da Luz (Bairro Moreninhas), Tarsila do Amaral (Bairro Vida Nova), Belmar Fidalgo a Praça Elias Gadia, entre outros.

Este ano também serão apagadas as luzes da Feira Central, Mercado Municipal e Centro Comercial Popular (Camelódromo), todos localizados na região central da cidade.

A Prefeitura de Campo Grande também vai mobilizar todas as secretarias e órgãos, além de seus parceiros para a Hora do Planeta.

IMUNIZAÇÃO

Liberada para a população, vacina contra a gripe terá ponto de vacinação no domingo

A partir de segunda-feira (28), a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde

26/04/2025 13h20

A vacina contra a gripe estará liberada para todos os públicos

A vacina contra a gripe estará liberada para todos os públicos FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

A partir deste domingo (27), a vacina contra a gripe estará liberada para todos os públicos, e até agora, o ponto de vacinação confirmado é a Igreja Universal, localizada na Avenida Mato Grosso, 921 - Centro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a partir de segunda-feira (28), as vacinas estarão disponíveis para todos os públicos em todas as unidades de saúde.

A liberação foi decidida na manhã deste sábado (26), durante uma reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) para Doenças Respiratórias e Arboviroses, realizada na Prefeitura Municipal de Campo Grande, com a presença da prefeita Adriane Lopes, da secretaria municipal de saúde, Rosana Leite, do chefe de imunização da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul – (SES/MS), Frederico de Moraes, da vice-prefeita, Camila Nascimento e demais entidades envolvidas no comitê.

Conforme a secretaria municipal de saúde, Rosana Leite, a medida visa diminuir o número de casos de síndromes respiratórias em Mato Grosso do Sul, que tem lotado os hospitais e fez com que Campo Grande decretasse estado de emergência na saúde pública

 “Conforme o boletim da Fiocruz, o Infogripe, Mato Grosso do Sul, tem sustentado esse aumento de casos e a tendência é que continue assim pelo menos nas próximas quatro a seis semanas. Ou seja, essa circulação do vírus é muito grande, e diante disso, nós vamos decretar uma situação de emergência por conta do aumento dos casos, da situação epidemiológica e da falta de leitos disponíveis", disse.

Ainda conforme Rosana, a situação atual da saúde na Capital é crítica, e a liberação da vacina para todos os público é uma medida emergencial. “Os casos de Influenza A e do Vírus Sincicial Respiratório estão aumentando significativamente e os leitos já estão lotados. A maioria dos casos são graves, o tempo de internação é grande, o que dificulta a rotatividade de leitos, correndo o risco de faltar leitos nas próximas 4 ou 6 semanas”, afirmou.

Durante a reunião realizada nesta manhã, Rosana ainda cogitou a possibilidade de cancelamento das aulas presenciais nas escolas púbicas, mas ressaltou que, no momento, o município e o Estado estão adotando outras medidas de prevenção e imunização para que isso não seja necessário, como a vacinação das crianças e adolescentes diretamente nas escolas. 

"O Programa Aluno Imunizado, que pretende levar doses da vacina até os alunos nas escolas, mas depende da autorização dos pais que recebem um pedido no caderno das crianças, e precisam assinar para que a vacina seja aplicada. O pedido de autorização é feito por uma questão de respeito aos pais ou responsáveis, mas felizmente, todos os pais estão autorizando e essa também é uma maneira de conter o avanço das doenças”, afirmou.

O Programa é uma parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Estadual de Educação (SED/MS).

PREVENÇÃO

Para a imprensa, Rosana ressaltou que a imunização é a melhor maneira de diminuir os casos graves de síndromes respiratórias, mas alertou para outras maneiras de prevenção, principalmente para bebês menores de 6 meses, levando em consideração a baixa imunidade e o número de óbitos registrados em Mato Grosso do Sul desde janeiro.

 “Nós já temos mais de 70 óbitos de síndrome respiratória grave desde janeiro até agora, e nos últimos meses, nós tivemos óbitos de quatro crianças abaixo de quatro anos, sendo duas com idade abaixo de um mês e uma com um mês. Diante disso, no momento, nossa maior recomendação é evitar sair de casa, principalmente com bebês abaixo de seis meses, evitar visitas e aglomerações, tendo em vista que, o sistema imunológico desses bebês ainda é muito frágil”, alertou.

Assine o Correio do Estado.

FUNERAL DO PAPA

Quem é Bianca Fraccalvieri, brasileira que participou da missa de funeral do papa Francisco

Ela foi a responsável pela leitura em português da Oração Universal, também conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces

26/04/2025 12h30

 Bianca Fraccalvieri foi a responsável pela leitura em português da Oração Universal, também conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces

Bianca Fraccalvieri foi a responsável pela leitura em português da Oração Universal, também conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces Foto: Reprodução

Continue Lendo...

A brasileira Bianca Fraccalvieri foi a responsável pela leitura em português da Oração Universal, também conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces, durante a missa de funeral do papa Francisco neste sábado, 26.

A cerimônia teve início às 10h no horário local (5h no horário de Brasília) e foi comandada pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.

Após a leitura do evangelho, as orações universais são feitas em seis línguas diferentes. A terceira leitura, em português, foi feita por Bianca, que é jornalista e coordena as redes sociais do Vaticano.

Bianca também estava à frente de uma equipe de brasileiros totalmente dedicada aos detalhes finais do funeral do papa.

Ela conviveu por muitos anos com Francisco e foi convidada pelo Santo Padre para fazer leituras religiosas nos encontros semanais do papa com funcionários do Vaticano.

No site Vatican News, que transmite as notícias oficiais da Igreja e do país, é possível encontrar matérias feitas pela jornalista.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).