A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou nesta terça-feira mais dois amistosos da seleção brasileira para o segundo semestre de 2011. E Mano Menezes não terá facilidade, já que os rivais serão os dois últimos campeões mundiais: a Espanha, líder do ranking Fifa, e a Itália. Os jogos serão em outubro e novembro, na Europa, mas o local ainda não está definido (ambos podem ser em Londres). Antes, em agosto, o Brasil ainda enfrenta a Alemanha, dia 15, em Stuttgart.
Em setembro, ocorre a reedição da Copa Roca, que será chamado de Super Clássico, tradicional torneio do início do século passado entre Brasil e Argentina. Os jogos serão dia 14 (em Buenos Aires) e dia 21, no Brasil, mas a cidade ainda não escolhida. Belém e o interior paulista são candidatos a receber a partida, que só terá jogadores convocados que atuam dentro do Brasil.
Desde que assumiu, em julho de 2010, Mano Menezes tem mesclado jogos contra rivais mais fracos e clássicos. O detalhe é que ele ainda não venceu essas partidas mais complicadas: perdeu para Argentina (1 a 0) e França (1 a 0) e empatou com a Holanda (0 a 0).
"É uma escolha minha ter jogos mais difíceis, para preparar a seleção o melhor possível para a Copa do Mundo (de 2014). Eu poderia só enfrentar rivais mais fracos e chegaríamos em 2014 enganados", disse o treinador depois do empate contra os holandeses, em junho. Na parte fácil dos confrontos, ele venceu EUA (2 a 0), Ucrânia (2 a 0), Irã (3 a 0) e Escócia (2 a 0) e empatou com a Venezuela ( 0 a 0), na estreia da Copa América.