Dicas
Os estelionatários, em alguns casos, contam com a ganância e ambição das vítimas para completar seus golpes e lucrar. Normalmente, a vítima fica empolgada ante a menor possibilidade de obter uma boa quantia de dinheiro fácil.
Bilhete Premiado
O golpe é um dos mais comuns em Campo Grande. É bastante antigo, mas ainda faz vítimas. A orientação da Polícia é: se aparecer alguém com um bilhete premiado querendo vender tenha cuidado que você pode estar sendo atraído por um golpista. Normalmente, ele diz estar precisando de um dinheiro naquele momento e, apressado, deixa o bilhete como garantia à vítima dizendo que já volta com o dinheiro para resgatá-lo. Só que nunca mais aparece, deixando a pessoa com um bilhete sem valor algum, o que a vítima verificará ao tentar retirar o “prêmio”.
Venda por procuração falsa
O conhecido golpe da venda por procuração falsa também é outro tipo de crime que ganha destaque nas ocorrências recebidas pela polícia, mas que pode ser evitado com algumas precauções por parte de quem compra o imóvel. Ao comprar uma propriedade, o interessado deve examinar toda a sua documentação e ter contato com o verdadeiro dono.
Cheques
Nestes casos, o estelionatário faz rasura da numeração, clonagem, alterações de valores, entre outras ilegalidades. A primeira forma de se evitar um golpe destes é redobrar a atenção. Se o comerciante desconfia da pessoa que está emitindo o cheque ou até mesmo da validade deve consultar os serviços de proteções ao crédito ou o banco emissor da folha.