Cidades

RESÍDUOS

Na Capital, 22,3% das residências separam o lixo orgânico e reciclável

Na Capital, 22,3% das residências separam o lixo orgânico e reciclável

ANAHI ZURUTUZA

15/09/2012 - 00h02
Continue lendo...

Demorou, mas chegou. A consciência ambiental está tomando conta dos lares do Mato Grosso do Sul e dados do da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que em 170 mil domicílios do Estado, 22,3% do total de moradias, é feita separação do lixo orgânico do reciclável. Melhor, em 11,8% dos domicílios o material selecionado é destinado para programas de coleta seletiva.

Campo Grande não é o único município de Mato Grosso do Sul que tem coleta seletiva de porta em porta. De acordo com o gerente de desenvolvimento e modernização do Imasul, Lourival de Paula, em Dourados, Bonito, Amambai e Paranaíba também há recolhimento de materiais reaproveitáveis em alguns bairros.

“A diferença é que a coleta que Campo Grande implantou é feita pela Prefeitura e nesses outros municípios a iniciativa partiu de cooperativas de catadores de recicláveis, alguns tem apoio do poder público outros não, mas todos entram para a estatística”, explica. 

Leia mais no jornal Correio do Estado

Cidades

Piloto de MS morre após queda de avião em Mato Grosso

Acidente aconteceu no último sábado (19); ainda não há informações sobre a causa

21/04/2025 08h45

Piloto de MS morre após queda de avião em Mato Grosso

Piloto de MS morre após queda de avião em Mato Grosso Corpo de Bombeiros

Continue Lendo...

O piloto e empresário Ricardo Morais, de 54 anos, natural de Bela Vista (MS), morreu na manhã do último sábado (19), após o avião em que estava, cair durante serviço de pulverização na fazenda Maripá, no município de São José do Rio Claro em Mato Grosso. 

De acordo com o portal Dourados Agora, Ricardo era proprietário da empresa Aeroagrícola Rio Claro e realizava o trabalho na propriedade rural por volta das 7h45, quando o acidente ocorreu. 

A equipe do Corpo de Bombeiros informou que ao chegar, encontrou o piloto sem vida, com lesões perfurantes no rosto e afundamento craniano, sem mais fraturas externas aparentes.

Ainda segundo os bombeiros, foi registrado um princípio de incêndio na asa da aeronave, além de vazamentos de combustível e produtos químicos utilizados na pulverização. O fogo foi controlado com extintores e água fornecidos por uma fazenda vizinha. 

Ricardo era conhecido na região como 'Ricardo da Aeroagrícola', por atuar na área há anos, prestando serviços em diversas propriedades rurais. Em nota, a Prefeitura do município lamentou a morte de Ricardo: "Desejamos a todos os familiares, parentes e amigos, os nossos sinceros sentimentos".

O Aeroclube de Ponta Grossa (PR), com o qual ele mantinha vínculos, também prestou homenagem ao piloto

As causas do acidente ainda são desconhecidas e deverão ser apuradas por órgãos competentes.

Assine o Correio do Estado

Segurança pública

Em Mato Grosso do Sul, um celular roubado é bloqueado a cada 18 horas

Dados do Ministério da Justiça mostram que 497 aparelhos tiveram bloqueio feito a partir do programa Celular Seguro

21/04/2025 08h00

População pode se cadastrar no programa do governo federal e bloquear os aparelhos em caso de roubo, furto ou perda do celular

População pode se cadastrar no programa do governo federal e bloquear os aparelhos em caso de roubo, furto ou perda do celular Gerson oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A cada 18 horas um celular foi bloqueado em Mato Grosso do Sul durante o ano passado até o dia 15/4 deste ano, de acordo com o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

Foram bloqueados 497 aparelhos no ano passado e 143 neste ano no programa Celular Seguro. O total representa 7,68% dos 8.331 aparelhos cadastrados no período.

Esse programa do MJSP, criado em dezembro de 2023, para proteger os dados dos cidadãos armazenados em celulares nos casos de ocorrências de furto, roubo e perda, possibilita, em poucos cliques, o bloqueio das linhas, dos dispositivos e dos aplicativos digitais pelas vítimas, reduzindo o risco de golpes. 

Além de comunicar o ocorrido, o programa permite acionar bloqueios do aparelho e de aplicativos bancários, impossibilitando acessos no celular por quem cometeu o crime. 

No mês passado, a Pasta lançou uma nova fase da ferramenta, com o envio de notificações para celulares roubados ou furtados e que foram habilitados em nova linha telefônica.

Neste mês, o MJSP, integrado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), iniciou os testes do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. A base de dados, que já está disponível no programa Celular Seguro, indica se um celular tem registro de roubo, furto ou extravio, auxiliando na decisão de compra. 

Para consultar, o usuário precisará informar o Imei, que é o “número de chassi” do aparelho, que pode ser obtido facilmente. 

“O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje”, destaca o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto. 

O novo cadastro conta com o banco de dados do programa Celular Seguro, que já tem com mais de 2,6 milhões de usuários inscritos, e a base global da Anatel, que tem o cadastro de todos os celulares habilitados no País.

A ferramenta permite duas formas de bloqueio do aparelho em caso de roubo, furto ou perda. Uma delas é o Bloqueio Total, que desativa a linha telefônica, inutiliza o Imei e bloqueia as contas vinculadas às instituições parceiras, impossibilitando o uso do aparelho por criminosos.

A outra possibilidade é ativar o Modo Recuperação, que permite o bloqueio da linha e das contas bancárias, mantendo o Imei ativo. Dessa forma, caso um novo chip seja inserido no telefone, a recuperação pela polícia se torna viável.

Por essas funcionalidades e em busca de maior segurança, em Mato Grosso do Sul, de acordo com a assessoria de comunicação do MJSP, foram cadastrados 6.704 aparelhos na plataforma em 2024, com a indicação de 5.162 pessoas de confiança. 

Além disso, foram feitos 497 alertas de bloqueios de aparelhos, sendo 178 por roubo, 126 por furto e 186 por perda. Isso representa um celular bloqueado a cada 18 horas. 

Neste ano, até o dia 15 deste mês, foram 1.627 celulares cadastrados, com 1.056 pessoas de confiança cadastradas. No período, ocorreram 143 alertas de bloqueios, sendo 54 por roubo, 32 por furto e 57 por perda. A média também é de um bloqueio a cada 18 horas.

O Celular Seguro estará disponível tanto na internet quanto em aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar outras, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

De acordo com o MJSP, o cadastro de “pessoas de confiança” é opcional e, se registradas como contatos de emergência, elas não terão acesso aos dados do celular, podendo, apenas, comunicar o crime no site ou no aplicativo Celular Seguro, gerando o bloqueio do aparelho e de aplicativos. 

Para utilizar esse serviço, é preciso ter apenas uma conta de nível Bronze. Caso você tenha dúvidas sobre o nível da sua conta e a segurança delas, acesse a página gov.br.

ESTATÍSTICA

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública do ano passado, Mato Grosso do Sul é o segundo estado com menor índice de furto de celulares no Brasil. O dado foi divulgado no início deste mês.

Pela pesquisa, 41 a cada 100 mil habitantes tiveram o aparelho furtado no Estado, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou 32,3 roubos nesta mesma proporção.

Os números se referem a 2023. À época, foram furtados 3.428 celulares no Estado. O índice de roubos de celulares também se manteve entre os menores do Brasil, 1.129 ao todo, o terceiro do País.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).