Cidades

DEFESA DA MULHER

Encontro com senadora abre espaço para que indígenas relatem agressões

Encontro com senadora abre espaço para que indígenas relatem agressões

CELSO BEJARANO E BEATRIZ LONGHINI

11/11/2012 - 17h45
Continue lendo...

A senadora Ana Rita, relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra as mulheres no Brasil, conversou na tarde de hoje (11) com  indígenas da Aldeia Água Bonita, formada por 60 famílias de seis etnias, em Campo Grande.

O grupo, cerca de 10 mulheres, foi receoso ao relatar a violência sofrida pelos maridos. No encontro, elas apontaram que problemas de comportamento, como o uso de álcool e drogas, são os principais agravantes para a agressão.

"Elas ficaram tímidas em dizer o que acontece, mas a CPMI está aberta para que, se quiserem, possam conversar e contar sobre as agressões. Na terça-feira, durante a audiência pública na Assembleia Legislativa, um grupo estará disponível para atender essas mulheres", explicou a senadora.

Elas também reclamaram que faltam políticas públicas voltadas aos moradores da aldeia urbana da Capital. Segundo alguns relatos, as crianças não conseguem vagas nas escolas próximas ao local por discriminação.

De acordo com a CPMI, Mato Grosso do Sul é o sexto estado do país onde ocorre maior número de violência contra a mulher. Ponta Porã figura como a 10ª cidade do Brasil com mais registros.

Reuniões

Os integrantes da CPMI chegaram por volta das 13h40min na Capital, onde ficam até a terça-feira (13). 

Amanhã (12), além de reunião com o governador André Puccinelli, haverá diligência à Delegacia da Mulher, Centro de Referência, Vara de Violência contra a Mulher, Promotoria de Violência contra a Mulher e reunião com o movimento de mulheres. Já na terça-feira e última dia de visita, os integrantes da CPMI se reúne com mulheres indígenas e participam às 14h de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Dia do Economista

Evento de Economia com direito a Ted Talk é adiado na Capital

O Corecon-MS decidiu cancelar, nesta quinta-feira (28), o evento por falta de transporte para acadêmicos de economia do interior do Estado

29/08/2024 18h57

A data para a realização do TED Talk será definida na próxima semana

A data para a realização do TED Talk será definida na próxima semana Divulgação Corecon-MS

Continue Lendo...

O evento do Conselho Regional de Economia (Corecon-MS) teve que ser suspenso devido à falta de transporte para acadêmicos que residem no interior do Estado. Nesta quinta-feira (29) estava previsto de ocorrer o Ted Talk. 

A atividade faz parte da Semana de Economia, com o tema "Emprego e Renda: Desafios de uma Economia em Pleno Emprego", na qual diversos eventos estavam programados em comemoração à categoria.

Previsto para ocorrer entre 26 e 30 de agosto em Campo Grande, o Corecon preferiu adiar o evento por não conseguir atender aos universitários de outros municípios que enfrentaram problemas de transporte.

O último dia da programação antes da tomada de decisão ocorreu na quarta-feira (28), quando a entidade promoveu uma live com o tema "Agronegócio: Desafios da Mão de Obra no Campo", com a participação do presidente Hudson Garcia e do analista de economia da Famasul, Jean Américo.

O TED Talk, previsto para esta quinta-feira (29) e que aconteceria no auditório Living Lins Lab do Sebrae de Mato Grosso do Sul, acabou não ocorrendo.

“O adiamento é decorrente de problemas no transporte de acadêmicos do interior do Estado para Campo Grande – onde seria realizado o evento. Esses problemas são o motivo do adiamento”, explicou o Corecon MS.

O presidente do Conselho, Hudson Garcia, destacou que a instituição tem em seus pilares a valorização da profissão em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

“Parte significativa desse evento seria composta por participantes de outros municípios. Contudo, o transporte que os traria até Campo Grande/MS apresentou problemas e, devido ao prazo reduzido para o evento, não foi possível resolver a questão a tempo para a participação deles”, disse Hudson.

A programação que deveria ocorrer hoje contaria com uma palestra ministrada pelo diretor operacional do Sebrae MS, Tito Estanqueiro, e um TED Talk com representantes da Semadesc, Funtrab e Funsat.

“A presença do maior número possível de pessoas é imprescindível para alavancarmos esse conhecimento e moldarmos os profissionais do futuro, para que se tornem grandes destaques em nosso mercado de trabalho.”

A entidade esclareceu que a nova data será comunicada até a próxima semana.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Festival da Carne terá show gratuito com João Bosco & Vinícius

O evento promete agradar os amantes de churrasco com uma variedade de cortes e apresentações musicais que vão do sertanejo ao pop

29/08/2024 17h45

"A dupla dos sucessos 'Chora Me Liga' e 'Eu Deixaria Tudo Se Você Ficasse' não vai deixar ninguém parado Divulgação Evento

Continue Lendo...

Durante o 2º Festival Internacional da Carne, os amantes de churrasco terão cortes para todos os gostos, e a animação ficará por conta de shows para fãs de sertanejo e pop. A principal atração será a apresentação da dupla João Bosco & Vinícius. 

No primeiro dia, abrem as apresentações a banda Naip e João Haroldo & Betinho. Também sobem ao palco a Banda Alzira’s, Os Filhos de Campo Grande e Vitor Gregório & Marco Aurélio, durante as três intensas noites do evento.

"A dupla dos sucessos Imagem Divulgação

Ao todo, serão 30 estações de carne, incluindo oficinas gastronômicas. E é claro, a competição mais esperada do evento: o Meat Master, a Copa Internacional de Assadores.

Facilidade de pagamento

O evento está marcado para os dias 13 a 15 de setembro. Ao contrário de 2023, quando foi utilizado um passaporte recarregável, onde os clientes escolhiam a quantidade de créditos em dinheiro, neste ano o sistema será mais simples, com a venda de fichas.

Conforto

Na nova estrutura, também serão espalhadas mais cadeiras e mesas para o público, para que ninguém fique desconfortável ou consuma as refeições em pé. De acordo com a organização, mais de 200 pessoas estão envolvidas diretamente no festival.

Atrações

Nesta edição, o Festival da Carne irá promover o concurso Gastronômico de Chefs “Abrachef”. O vencedor (chef ou bartender) irá representar Mato Grosso do Sul no concurso nacional em Fortaleza, CE.

Segundo o responsável pelo concurso, o chef Felipe Caran, os chefs e bartenders que pretendem disputar o concurso já podem se inscrever clicando aqui. O valor da inscrição é R$ 30.

“Essa seleção do nosso estado vem mostrar a estrela do nosso Mato Grosso do Sul. É a hora de mostrar as nossas revelações, tanto em mixologia quanto na gastronomia. Torço para que sejamos bem representados e a expectativa está a mil”, disse o chef.

A corresponsável pelo Abrachef e embaixadora da Gastronomia de MS, a chef Helen Braz, explicou que o possível vencedor precisa cumprir com as regras do edital.

“Depois, é preciso que ele tenha criatividade, apresentando algo totalmente diferente que valorize a culinária regional, pois ele será o Mato Grosso do Sul dentro de um prato ou drink”, explica ela.

O festival terá nove apresentações musicais que contemplam amantes do sertanejo e pop a partir das 18h. 

Confira a programação

  • Data: 13 a 15 de setembro; Entrada gratuita
  • Local: Parque de Exposições Laucídio Coelho, na rua Américo Carlos da Costa, 320, Vila Carvalho
  • 13 de setembro: Abertura com apresentações da banda Naip e João Haroldo & Betinho
  • 14 de setembro: Banda Alzira’s, Os Filhos de Campo Grande e Vitor Gregório & Marco Aurélio
  • 15 de setembro: Encerramento com Chicão Castro abrindo a programação e a dupla João Bosco & Vinícius encerrando a noite

** Colaborou Thais Cintra

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).