Cidades

SAÚDE

Estudo americano aponta que obesidade pode ser culpa de genes

Estudo americano aponta que obesidade pode ser culpa de genes

TERRA

11/01/2013 - 00h00
Continue lendo...

Os genes são os grandes culpados pela saliência na região da cintura, diz um novo estudo. Enquanto as dietas desempenham um papel importante na questão da obesidade, algumas pessoas já nascem programadas para ficarem gordas facilmente, indicam pesquisadores americanos. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Embora o trabalho tenha sido feito com ratos, acredita-se que também pode ser relevante com humanos. Brian Parks, líder da pesquisa realizada na University of California at Los Angeles (UCLA), disse que o estudo demonstra os responsáveis pela gordura e pelo alto teor de açúcar têm um forte componente genético, acrescentando que foram identificados muitos fatores genéticos potenciais. “Nós descobrimos que a obesidade tem assinaturas genéticas similares em ratos e seres humanos, o que indica que os ratos são um modelo altamente relevante para o estudo da obesidade”, afirmou.

O aumento da obesidade ao longo das décadas sempre foi associado a dietas ricas em gordura e açúcar, associados a um estilo de vida sedentário. Já nos dois anos do estudo, os pesquisadores observaram o efeito de dietas altamente calóricas em mais de 100 linhagens de ratos de laboratório. Os cientistas localizaram 11 regiões do código genético associados com a obesidade e com o ganho de gordura devido à dieta. Muitos destes dados foram sobrepostos a estudos com humanos.

O aumento da gordura corporal variou de 0 a 600%. “Medimos a mudança da gordura em cinco diferentes pontos”, disse o especialista, acrescentando que o fato de usarem linhagens puras de ratos permitiu a análise da relação entre traços de obesidade, expressão genética, flora intestinal e dieta.

A maioria dos ratos responderam durante as quatro primeiras semanas à dieta de alta caloria e não acumularam mais gordura durante o estudo. “Observamos alta hereditariedade em cerca de 80% da porcentagem de gordura ao longo do estudo”. Os pesquisadores acreditam que o estudo abre portas para novas investigações comportamentais e neurológicas e como elas se relacionam com as características de obesidade.
 

TURISMO

Balneário de Bonito é interditado devido ao grande volume de chuvas

Nível do Rio Formoso subiu significativamente e local está fechado ao público desde a última sexta-feira (25)

28/04/2025 11h30

Balneário Municipal de Bonito foi interditado após chuvas elevarem nível do Rio Formoso

Balneário Municipal de Bonito foi interditado após chuvas elevarem nível do Rio Formoso Foto: Viagens e Destinos

Continue Lendo...

O Balneário Municipal de Bonito está interditado há quatro dias, sem previsão de reabertura, devido ao grande volume de chuvas que caiu na cidade e que elevou o nível do Rio Formoso significativamente.

A medida foi tomada pela prefeitura do município, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, para garantir a segurança de turistas e banhistas em geral.

O primeiro comunicado nas redes sociais do Executivo Municipal, informando sobre a interdição, foi publicado na sexta-feira (5). Deste então, diariamente o alerta foi renovado com o mesmo aviso, sendo o último divulgado na manhã desta segunda-feira (28).

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em abril, choveu 182 mm na cidade.

Nos últimos dias, o acumulado foi de:

  • 17,2 mm na quinta-feira
  • 42 mm na sexta-feira
  • 0 mm no sábado
  • 4 mm no domingo

Nesta segunda-feira, até às 11h já choveu 18,2 mm em Bonito e a previsão é de as chuvas continuem pelo menos até a quarta-feira (30).

As chuvas intensas que atingiram a região de Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna também provocaram estragos, transbordamento de rios e alagamento de casas nos últimos dias.

Além dos prejuízos e estragos, também foi observado o fenômeno curioso no Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim.

Conforme reportagem do Correio do Estado, o Rio da Prata transbordou, nível da água subiu cerca de três metros e cobriu uma passarela de madeira, que ficou totalmente submersa pela água cristalina.

A situação aconteceu no fim de semana passado e o nível do rio baixou e os passeios de flutuação e mergulho já voltaram ao normal. 

Balneário Municipal

O Balneário Municipal de Bonito está localizado às margens do Rio Formoso, de águas cristalinas em tons de azul esverdeado.

Administrado pela Prefeitura Municipal de Bonito, é o mais antigo balneário e a entrada é gratuita para os moradores locais, com comprovação de residência.

Embora seja administrado pela Prefeitura, a entrada só é permitida mediante um voucher único emitido pelas agências de turismo locais. 

BOLETIM VETERINÁRIO

Onça que matou caseiro está com anemia e gastroenterite

Fígado e rins também estão comprometidos; animal se alimenta normalmente e permanece em observação no CRAS

28/04/2025 11h10

Onça-pintada de 94 kg e 9 anos

Onça-pintada de 94 kg e 9 anos DIVULGAÇÃO/Governo de MS

Continue Lendo...

Onça, que matou o caseiro Jorge Ávalo, de 62 anos, está com anemia leve, gastroenterite e fígado e rins comprometidos.

De acordo com boletim veterinário, ultrassom abdominal mostrou alterações agudas no fígado e rim e alteração inflamatória do aparelho digestório. Além disso, o hemograma indicou anemia leve.

Por ora, os exames não indicam insuficiência dos órgãos. O animal será submetido a outros testes laboratoriais para detectar as causas da infecção.

A onça, macho de 9 anos e 94 kg, está ativa, se alimenta normalmente e permanece em observação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

O boletim foi divulgado pelo Governo de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (28). O último, divulgado na sexta-feira (25), indicou que a onça está com a saúde comprometida, como desidratação, problemas renais e gastrointestinais.

O ATAQUE

Caseiro, Jorge Ávalo, de 62 anos, foi morto por uma onça-pintada, na madrugada de segunda-feira (21), na região do pesqueiro Touro Morto, em Aquidauana, município localizado a 141 quilômetros de Campo Grande.

Os pedaços do corpo de Jorge foram encontrados pela PMA na terça-feira (22) em uma área de mata fechada. A onça foi capturada nesta quinta-feira (24). 

O Correio do Estado noticiou que a PMA apurou quatro possíveis hipóteses do ataque silvestre fatal: escassez de alimento; comportamento defensivo do animal; período reprodutivo; ou atitude involuntária da vítima. 

Destas, foi comprovada a de prática de ceva. O secretário-executivo de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Educação (Semadesc), Arthur Falcette, confirmou, na quarta-feira (23), que Jorginho praticava ceva, ou seja, alimentava a onça-pintada que o matou em Aquidauana.

A palavra "ceva" vem do meio rural e significa basicamente "isca" ou "alimentação oferecida" com a intenção de atrair determinados bichos a um local específico.

A prática da ceva de animais é uma técnica utilizada principalmente por pesquisadores e fotógrafos da vida selvagem com o objetivo de atrair animais para observação, monitoramento, registro ou estudo científico.

Conforme reportagem do Correio do Estado, ataques fatais de onça são raríssimos, tendo em vista que o Pantanal não contabilizava ataques fatais por onça-pintada há 17 anos

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).