Cidades

ACIDENTE

Homem morre após colidir moto contra carreta na BR-163

Homem morre após colidir moto contra carreta na BR-163

Dourados Agora

26/03/2014 - 10h30
Continue lendo...

Joel da Silva, 55 anos, morreu depois de colidir sua motocicleta contra uma carreta, na noite de ontem (25), no km 291 da BR 163, em Douradina (MS).

A carreta seguia no sentido Campo Grande/Dourados e a motocicleta da vítima no sentido contrário.

Com o impacto, Joel da Silva morreu no local. A polícia investiga as causas do acidente.

BOLETIM VETERINÁRIO

Onça que matou caseiro está com anemia e gastroenterite

Fígado e rins também estão comprometidos; animal se alimenta normalmente e permanece em observação no CRAS

28/04/2025 11h10

Onça-pintada de 94 kg e 9 anos

Onça-pintada de 94 kg e 9 anos DIVULGAÇÃO/Governo de MS

Continue Lendo...

Onça, que devorou e matou o caseiro Jorge Ávalo, de 62 anos, está com anemia leve, gastroenterite e fígado e rins comprometidos.

De acordo com boletim veterinário, ultrassom abdominal mostrou alterações agudas no fígado e rim e alteração inflamatória do aparelho digestório. Além disso, o hemograma indicou anemia leve.

Por ora, os exames não indicam insuficiência dos órgãos. O animal será submetido a outros testes laboratoriais para detectar as causas da infecção.

A onça, macho de 9 anos e 94 kg, está ativo, se alimenta normalmente e permanece em observação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

O boletim foi divulgado pelo Governo de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (28). O último, divulgado na sexta-feira (25), indicou que a onça está com a saúde comprometida, como desidratação, problemas renais e gastrointestinais.

O ATAQUE

Caseiro, Jorge Ávalo, de 62 anos, foi atacado, devorado e morto por uma onça-pintada, na madrugada de segunda-feira (21), na região do pesqueiro Touro Morto, em Aquidauana, município localizado a 141 quilômetros de Campo Grande.

Os restos mortais e pedaços do corpo de Jorge foram encontrados pela PMA na terça-feira (22) em uma área de mata fechada. A onça foi capturada nesta quinta-feira (24). 

O Correio do Estado noticiou que a PMA apurou quatro possíveis hipóteses do ataque silvestre fatal: escassez de alimento; comportamento defensivo do animal; período reprodutivo ou atitude involuntária da vítima. 

A hipótese certeira é a de prática de ceva. Conforme noticiado pelo Correio do Estado, o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Educação (Semadesc), Arthur Falcette, confirmou, nesta quarta-feira (23), que Jorginho praticava ceva, ou seja, alimentava a onça-pintada que o matou em Aquidauana.

A palavra "ceva" vem do meio rural e significa basicamente "isca" ou "alimentação oferecida" com a intenção de atrair determinados bichos a um local específico.

A prática da ceva de animais é uma técnica utilizada principalmente por pesquisadores e fotógrafos da vida selvagem com o objetivo de atrair animais para observação, monitoramento, registro ou estudo científico.

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, ataques fatais de onça são raríssimos, tendo em vista que o Pantanal não contabilizava ataques fatais por onça-pintada há 17 anos

MATO GROSSO DO SUL

MS ganha nova delegacia contra crimes cibernéticos

Sob o guarda-chuva do Departamento de Polícia Especializada (DPE), unidade deve apurar casos contra a honra e a liberdade individual e também econômicos e patrimoniais praticados por meio cibernético

28/04/2025 11h05

DERCC deverá agir diante da constatação de métodos tecnológicos específicos ou pelo envolvimento de organização criminosa  

DERCC deverá agir diante da constatação de métodos tecnológicos específicos ou pelo envolvimento de organização criminosa   Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Através de decreto publicado hoje (28) em Diário Oficial, a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul está prestes a ganhar uma Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC).

Conforme decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel e secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, a DERCC fica hierarquicamente vinculada ao Departamento de Polícia Especializada (DPE). 

Essa nova estrutura organizacional agirá em todo o Mato Grosso do Sul, ficando encarregada pela investigação  criminal "referente à apuração das infrações penais praticadas a partir do uso ou do emprego de meios ou de recursos tecnológicos de informação ou do uso da rede mundial de computadores".

O decreto faz questão de esclarecer que, encara-se como investigação especializada aquela em que a autoria do delito seja desconhecida e presente uma das seguintes circunstâncias:

  • Uso de métodos técnicos que exijam conhecimentos específicos em tecnologia da informação;
  • Envolvimento de organização criminosa  

Nova delegacia 

Sob o guarda-chuva do DPE, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos poderá atuar, quando solicitada, em casos de apoio à investigação realizada por outra unidade policial e/ou nas apurações de infrações penais não alcançadas por sua atribuição de ofício.

Com isso, a DERCC ficará encarregada de investigar tanto crimes econômicos e patrimoniais praticados por meio cibernético, como também aqueles contra a honra e a liberdade individual, através de determinação do Diretor do Departamento de Polícia Especializada.

Ou seja, se determinada, a Delegacia deverá assumir e conduzir as investigações de infrações penais pela internet ou com uso de recursos tecnológicos de informação, que exijam apurações especializadas, como os golpes ou em casos de calúnia, difamação, injúria e constrangimento ilegal. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).