Cidades

Christine Lagarde

Primeira mulher a comandar FMI assume hoje com vários desafios

Primeira mulher a comandar FMI assume hoje com vários desafios

agência brasil

05/07/2011 - 08h22
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Primeira mulher a assumir o comando do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, de 55 anos, ex-ministra das Finanças da França, começa hoje (5) na nova função. Pela frente, Lagarde tem a difícil missão de administrar a crise que ameaça a zona do euro e a estabilidade global. Também terá de supervisionar o superaquecimento nos mercados em desenvolvimento.

Lagarde assume o FMI depois de a instituição passar por uma crise envolvendo o ex-diretor-gerente do fundo, o também francês Dominique Strauss-Kahn, alvo de denúncia de violência sexual por parte de uma camareira em Nova York. A acusação levantou suspeitas sobre sua veracidade, mas acabou  pressionando Strauss-Kahn a renunciar ao cargo.

A ex-ministra das Finanças da França disputou com August Castens, do Banco Central do México, a eleição para comandar o FMI. Em maio, Lagarde visitou o Brasil e na ocasião disse que estava interessada em saber quais eram as expectativas das autoridades brasileiras sobre o fundo. Também esteve na China, Rússia e Arábia Saudita – mercados econômicos emergentes.

Os líderes dos países em desenvolvimento cobraram mais espaço no FMI. Na visita a Brasília, Lagarde disse que estava comprometida com as reformas estruturais da instituição. Mas não deu detalhes. Ela será a 24ª diretora-gerente do fundo.

Oportunidade

Prefeitura abre processo seletivo para auxiliares, com salário de R$ 1,4 mil

Com salário de R$ 1.412,00, interessados na vaga de auxiliar de manutenção tem até o dia 8 de novembro para realizar inscrição presencial no Plenarinho do Paço Municipal em Campo Grande; veja o passo a passo

05/11/2024 19h30

Crédito: Freepik

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A Prefeitura Municipal de Campo Grande divulgou nesta terça-feira (05) o processo seletivo simplificado para auxiliares de manutenção. O intuito do Executivo Municipal é garantir que os serviços públicos essenciais sigam sendo executados de maneira adequada.

O processo ocorre por meio da Secretaria Municipal de Gestão, com o intuito de formar um cadastro reserva de profissionais que poderão ser chamados caso o município necessite substituir funcionários temporários.

Para concorrer ao cargo de auxiliar de manutenção, o candidato precisa ser alfabetizado, com jornada semanal de 40 horas e salário de R$ 1.412,00.

Inscrições

O período para realizar a inscrição será do dia 6 ao 8 de novembro.

Interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição presencialmente no Plenarinho do Paço Municipal, que fica na rua Dr. Arthur Jorge, nº 500, pela manhã, das 8h às 10h30, e à tarde, das 13h30 às 16h30.

O processo de inscrição é totalmente gratuito, e os interessados devem apresentar documentos pessoais. Será um diferencial se o candidato possuir títulos de cursos pertinentes à área de atuação.

Passo a passo

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, que pode ser baixado clicando aqui.

Veja o modelo da ficha
 

 

Resultado

A divulgação das etapas do processo (os selecionados para compor o cadastro reserva) será feita por meio do link (diogrande.campogrande.ms.gov.br).

O auxiliar irá desempenhar as seguintes tarefas:

  • Executar serviços de limpeza, manuseio, manutenção e conservação de instalações físicas, móveis, equipamentos e materiais;
  • Atividades de carga, descarga e transporte de materiais, equipamentos e móveis;
  • Organizar e zelar pelo bom uso dos equipamentos e materiais de limpeza;
  • Realizar atividades auxiliares de manutenção e conservação nas instalações e prédios públicos do Município;
  • Conhecer, cumprir e fazer cumprir as disposições legais, bem como as ordens de serviços, despachos e determinações superiores, compatíveis com suas atribuições;
  • Seguir as normas estabelecidas no regimento interno, obedecendo ao horário de funcionamento, à política de gestão de pessoas da instituição, o manual de rotinas do setor, o Código de Ética e demais normas atinentes aos regulamentos internos;
  • Exercer outras atividades inerentes à função, desenvolvendo tarefas correlatas quando solicitadas pelo superior imediato, para fiel cumprimento ao contrato de trabalho.

No ato da apresentação da ficha, o candidato deve levar a cópia de um documento de identificação com foto.

Após finalizar a inscrição, receberá o comprovante autenticado por um representante da Comissão Organizadora do Processo Seletivo, assim como outro documento de efetivação da participação.

Cabe ao candidato inscrito acompanhar a divulgação do resultado das informações por meio do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) no link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br.

O processo seletivo irá cumprir o determinado por lei na questão de cotas, sendo:

  • 5% reservada ao Cotista Indígena;
  • 10% reservada ao Cotista Negro;
  • 5% reservada ao Cotista PcD.

Confira o Edital
 

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Fase de Teste

Servidor pode trabalhar em home office em projeto piloto de MS

O período de inscrições inicia-se na quarta-feira (06) e, no dia seguinte, será divulgado o resultado dos selecionados; entenda o processo seletivo

05/11/2024 18h15

Crédito FreePik

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O governo do Estado lançou, nesta terça-feira (05), o projeto piloto que possibilita aos servidores públicos de determinados setores a opção de teletrabalho, ou como ficou popularmente conhecido: desempenhar suas atividades na modalidade home office.

A publicação foi feita no Diário Oficial e será conduzida pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).

Somente poderão se inscrever para o trabalho remoto os servidores que desempenham atividades que podem ser desenvolvidas fora do local de trabalho.

Como garantia do bom aproveitamento das atividades, será feito o levantamento do desempenho do servidor e serão traçados os resultados que ele deve alcançar neste período de teste.

Ou seja, serão estabelecidas metas individuais de desempenho e produtividade, que deverão estar de acordo com o estabelecido pela Jucems.

Período

O Projeto Piloto inicia no dia 4 de novembro deste ano e vai até 30 de abril de 2025. O período pode ser estendido conforme o entendimento da Secretaria de Administração (SAD).

Atividades que farão parte do projeto:

  • Setores de gerência de Análise;
  • Cadastro e Arquivo;
  • Atendimento e Certidões, Registro;
  • Tecnologia da Informação;
  • Integração e Projetos; e
  • Procuradoria Jurídica.

Quem pode participar?

O servidor que corresponder às respectivas áreas deve manifestar interesse em se aplicar ao projeto piloto e concordar com os critérios estabelecidos no edital.

Entretanto, é preciso estar atento para cumprir com algumas demandas, como possuir estrutura física e tecnológica que permita o desenvolvimento de suas atividades de maneira eficiente, ficando responsável pelas despesas relacionadas, como:

  • Conta de luz;
  • Internet;
  • Computadores;
  • Notebook;
  • Scanner;
  • Impressora;
  • Mobiliário e demais equipamentos e insumos.

Fica estabelecido que o trabalhador que se disponibilizar para a modalidade de teletrabalho fica responsável por possuir um serviço de internet compatível com as atribuições desenvolvidas, assim como manter a manutenção da rede em dia.

Caso falte sinal de internet, o servidor deve ir até o local de trabalho e exercer a função presencialmente até que o serviço seja restabelecido. Além disso, o número de telefone deve estar atualizado e disponível, seja fixo ou móvel, para responder a demandas relacionadas às suas atividades laborais.

Quem não pode participar?

  • Trabalhadores de atendimento ao público externo ou interno;
  • Servidores que estão respondendo a processo disciplinar ou que tenham sofrido penalidade no prazo de 3 anos anteriores ao pedido de adesão;
  • Servidores que estão cumprindo estágio probatório.

No total, são 56 vagas que serão preenchidas conforme houver manifestação de interesse por parte do servidor em participar do projeto de teletrabalho.

Caso o número de interessados exceda o de vagas oferecidas, a Comissão de Gestão e Monitoramento do Projeto Piloto de Teletrabalho irá priorizar da seguinte forma:

  • Servidores com deficiência ou que possuam dificuldade de locomoção para ir até o trabalho;
  • Servidores que tiverem filhos, cônjuges ou dependentes com deficiência (que precisem residir no mesmo domicílio);
  • Gestantes e lactantes no período de amamentação;
  • Servidores que tenham filhos com idade de até 5 anos;
  • Servidores que estejam em locais distantes do órgão onde executam suas atividades;
  • Servidores com maior tempo de serviço público estadual.

E os servidores que já estão em teletrabalho?

No caso dos servidores que já estão desempenhando suas atividades remotamente, eles devem continuar exercendo suas funções até o dia 12 de novembro, segundo as regras anteriores.

Passado esse período, o regime de teletrabalho será exclusivo para os servidores que se inscreverem no Projeto Piloto de Teletrabalho.

Confira o Edital

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