Cidades

MATO GROSSO DO SUL

Alívio das queimadas no Pantanal deve durar só até domingo

Redução dos incêndios não extingue brasas dos focos e trabalho incessante dos bombeiros e brigadistas deve se intensificar no próximo trimestre

Continue lendo...

Ainda que a chuva na região do Pantanal sul-mato-grossense tenha "aliviado" as intensas queimada que atingem o bioma, esse "conforto" é momentâneo e deve durar somente até o próximo domingo, a partir de quando as temperaturas devem voltar a subir e voltar a favorecer novos incêndios.

Como apontado pela meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, a chuva atingiu uma série de regiões que abrigam o bioma pantaneiro e que devem seguir recebendo as precipitações, pelo menos, por cerca dos próximos dois dias, principalmente nos seguintes municípios: 

  • Porto Murtinho
  • Miranda
  • Aquidauana
  • Corumbá (Região de Urucum) 

Isso porque, conforme evidenciado em balanço semanal da Operação Pantanal feito pelo Governo de Mato Grosso do Sul, as características de tempo mais nebuloso aliada à chuva, com mínimas entre 9-15 °C e máximas de até 23 °C, deve durar pelo menos até a sexta-feira. 

"Ontem (7) ao meio-dia fez 37,3°C em Corumbá, mas agora [às 10h desta quinta] está 16°C. A última chuva significativa no município aconteceu em 16 de abril, então são praticamente quatro meses de muita seca. Hoje conforme a atualização do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) já são 20 mm acumulados", explica a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes.

Ela expõe que a chegada da frente fria leva o fogo a uma situação em que pode ser controlado com abafador, o que deve se estender pelo menos até 10 de agosto, a partir de quando as temperaturas se elevam e volta a probabilidade de fogo na região pantaneira.

Pantanal de MS

Apesar da chuva em certos pontos, mesmo onde há queda de temperatura e até orvalho, se há a presença de vento constante o risco de foco também se mantém. 

Segundo o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o caminhão que pegou fogo foi o principal foco recente, já que as chamas se alastraram por cerca de uma semana, causando inclusive bloqueios na rodovia BR-262, que liga Campo Grande a Corumbá. 

Apesar do perigo, nenhum incidente com veículos de passeio foi registrado, com os vários pesqueiros e restaurantes do entorno também sendo preservados com o trabalho de controle das chamas feito pelos brigadistas. 

Em números, os dados atualizados apontam para 1.089.600 hectares de área queimada pelos incêndios do Pantanal neste 2024, que representa aumento de 3.791,4% se comparado com o ano passado, sendo 5,4 mil focos de calor registrados neste ano frente a 255 de 2023. 

Como aponta o Coronel Adriano Rampazo, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS), o trabalho se mantém incessante mesmo com as chuvas, com as equipes, agora, trabalhando no rescaldo das regiões, 

"As pessoas acham que chove e acabou o fogo, mas não, ele pode ter amenizado a fumaça, mas ainda tem muita brasa e vamos nos próximos dias fazer o trabalho de rescaldo nas áreas da BR e demais regiões", conclui ele. 

Assine o Correio do Estado

Três Lagoas

Jovem morre carbonizado após colisão entre motocicleta e caminhão

O acidente ocorreu no km 13 da BR-262, em Três Lagoas. A Polícia Civil iniciou uma investigação para determinar as causas do incidente.

10/09/2024 14h33

Jovem de 20 anos morreu carbonizado em colisão com caminhão.

Jovem de 20 anos morreu carbonizado em colisão com caminhão. Divulgação/ Rádio Caçula

Continue Lendo...

Cemilton do Prado Filho, de 20 anos, morreu carbonizado na manhã desta terça-feira (10), após motocicleta em que conduzia colidir contra um caminhão e explodir na BR-262, em Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande 

Conforme informações de testemunhas, o acidente aconteceu no km 13, quando o motociclista tentava fazer uma curva, quando ocorreu a colisão contra um caminhão que vinha em direção contrária. 

Com o impacto da colisão, a motocicleta explodiu e a vítima morreu carbonizada no local. 

Equipes da Perícia Técnica  e da Polícia Civil, foram acionadas no local. As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão em investigação.
 

Jovem de 20 anos morreu carbonizado em colisão com caminhão. Divulgação/ Rádio Caçula

Assine o Correio do Estado

 

 

 

Campo Grande

Trabalhador encontra ossada humana com marca de tiro no crânio

Segundo o boletim de ocorrência, um revólver foi encontrado no local. A ossada humana estava vestida e foi enterrada em uma cova rasa. A Polícia Civil iniciou uma investigação para descobrir a identidade da vítima.

10/09/2024 14h03

O caso foi registrado na 6º DP de Campo Grande.

O caso foi registrado na 6º DP de Campo Grande. Fotos: Divulgação/ Polícia Civil

Continue Lendo...

A ossada humana encontrada por um trabalhador nas margens da BR-262, em Campo Grande, tinha uma perfuração de tiro na cabeça. De acordo com informações da polícia, um revólver foi encontrado no local e apreendido para investigação.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na 6ª Delegacia de Polícia Civil, equipes da perícia técnica foram acionadas após um trabalhador encontrar uma ossada humana enquanto limpava uma área de pasto. Os restos mortais estavam vestidos e foram enterrados em uma cova rasa.

Além da perícia técnica, equipes da Polícia Civil foram acionadas e iniciaram as investigações no local para descobrir a identidade da vítima e confirmar a causa da morte.

O caso foi registrado como achado de cadáver na Polícia Civil, mas será inserido como homicídio.  


Dados 

Segundo relatório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registradas 250 vítimas de homicídio em Mato Grosso do Sul neste ano. A maioria das vítimas foi do sexo masculino, com 209 registros, seguida por mulheres, com 35 casos.

Em Campo Grande, foram registradas 85 vítimas de homicídio neste ano. Quase 90% das vítimas foram homens, com 75 registros, seguidos por 9 mulheres.

As principais vítimas de homicídios no estado são adultos, com 128 registros, seguidos por jovens, com 82 casos, e idosos, com 25 vítimas.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).