Cidades

falecimento

Aos 67 anos, morre Ademar Dalbosco, prefeito de Laguna Carapã

O velório está previsto para começar hoje (8), realizado na Câmara Municipal de Laguna Carapã

Continue lendo...

O prefeito de Laguna Carapã, Ademar Dalbosco, morreu aos 67 anos na noite desta quinta-feira (7). Ele enfrentava um tratamento de câncer no intestino, mas a causa exata da morte ainda não foi divulgada. 

Ademar deixa a esposa, Ivanir Munaro Dalbosco, os três filhos Thiago, Thalita e Thamires, e mais sete netos. 

O velório está previsto para começar hoje (8), realizado na Câmara Municipal de Laguna Carapã. A cidade fica a 283,7 km da Capital. 

Nascido em Severiano de Almeida (RS), Ademar se mudou para Laguna Carapã em 27 de setembro de 1979.

Com extensa carreira política, Ademar foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, sendo reeleito em 2008, 2012 e 2016. Posteriormente, em 2020, assumiu o executivo municipal. 

O ex-prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, lamentou a morte nas redes sociais. 

"Recebi com tristeza, agora pouco, a notícia do falecimento de Ademar. Expresso aqui meus sentimentos à família pela perda desse amigo, que deixa um legado de trabalho e dedicação por nossa querida Laguna Carapã. Que Deus possa confortar o coração de todos", escreveu.

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) também publicou uma nota de pesar. 

"Sua dedicação ao seu município e sua liderança serão lembradas e sentidas por todos. Neste momento de pesar, estendemos nossos mais profundos sentimentos aos familiares e a toda população de Laguna Carapã".

Prefeitura 

Foto: Redes sociais 

Com o falecimento de Ademar, quem assumirá o executivo municipal é a  vice-prefeita Zenaide Espindola Flores. 

A legislação prevê que posse ocorra de forma automática, sendo necessário que a Câmara de Vereadores convoque uma sessão extraordinária para oficializar a posse da nova prefeita. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cidades

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08)

Mamães e bebês de até 18 meses podem aproveitar momento de lazer com tranquilidade em sessão totalmente adaptada às famílias. Vale lembrar que as 10 primeiras mamães que chegarem ao guichê, irão receber cortesias para desfrutar dessa experiência

07/10/2024 13h15

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08)

CineMaterna: A Menina e o Dragão será exibido nesta terça-feira (08) Divulgação

Continue Lendo...

Em mais uma sessão, o CineMaterna tem programação marcada para esta terça-feira (11), às 14:10 na rede Cinemark do Shopping Campo Grande, desta vez o filme escolhido é a mais nova animação de aventura, “A Menina e o Dragão”. 

Essa iniciativa é especialmente projetada para famílias com bebês, com o objetivo de oferecer um ambiente confortável e inclusivo para que mães e pais possam desfrutar de um momento cultural enquanto cuidam de seus pequenos.

O filme em questão, “A Menina e o Dragão”, inicia a história no passado, onde dragões e humanos eram amigos, no entanto, ao passar do tempo, a ganância dos homens destruiu essa aliança, fazendo com que as criaturas mágicas fossem caçadas e aprisionadas.

Anos depois, a jovem Ping (Bella Chiang) encontra o último dos dragões imperiais e decide ajudá-lo. Perseguidos pelo exército do Imperador, essa dupla improvável embarca numa aventura cheia de magia e amizade, onde Ping precisa buscar dentro de si um poder adormecido para salvar os dragões e proteger aqueles que ama.

Diferenciais

CineMaterna é uma proposta pensada para oferecer às famílias com bebês uma experiência agradável e inclusiva. A sala de cinema é adaptada com trocadores, fraldas e outros itens essenciais, além de contar com uma temperatura agradável, som reduzido e iluminação suave.

Aos bebês que já sentam e engatinham, as mães não precisam se preocupar, o filme poderá ser assistido do tapete colocado especialmente na primeira fila. 

Essas medidas garantem que os bebês possam estar confortáveis e tranquilos durante a sessão, enquanto as mães têm a oportunidade de desfrutar do filme e discutir sobre os desafios e alegrias da maternidade.

Como participar

Basta ir ao cinema no dia e horário da sessão CineMaterna com a pessoa que mais ama no mundo: seu bebê.

Os filmes, em sua maioria, são para o entretenimento dos adultos, mas o ambiente é adaptado para acolher com segurança os bebês.

Crianças acima de 18 meses e acompanhantes também podem participar, mas as famílias devem verificar a classificação indicativa do filme, assegurando uma diversão adequada para todos.

Assine o Correio do Estado.

ELEIÇÕES 2024

Eleições passadas não serviram de 'trampolim' para candidatos esse ano

Nomes que já disputaram cargo para o governo de Mato Grosso do Sul e até cadeira do Executivo, não conseguiram votos para se tornar vereador em 2024

07/10/2024 12h50

Trampolim das campanhas e corridas eleitorais não serviu para conseguir cadeira na Câmara Municipal

Trampolim das campanhas e corridas eleitorais não serviu para conseguir cadeira na Câmara Municipal Reprodução e/Gerson Oliveira e Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Ainda em análise do atual cenário político campo-grandense, a disputa por uma vaga na Câmara municipal envolveu os mesmos "dinossauros" e "medalhões", mas trouxe também aquelas figurinhas que já correram outras eleições, mas nem pleitos por cargos maiores garantiram esse impulso para emplacar um mandato. 

Entre candidatos a vereador que já disputaram a corrida ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por exemplo, há quem se manteve fiel ao projeto político e quem trocou de partido entre 2022 e 2024, porém ambas alternativas sem sucesso. 

É o caso tanto de Giselle Marques, que buscava a cadeira de vereadora pela mesma sigla a qual concorreu ao cargo pelo Governo do Estado em 2022. 

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), nas eleições de 2022 Giselle conseguiu mais votos inclusive que Marquinhos Trad - que mais recente foi eleito como vereador mais votado na Capital -.

Cabe aqui lembrar que, o 1º turno das eleições de 2022 terminou com o seguinte Top 3 votos contabilizados: 

  1. Capitão Contar (PRTB)  | 26,71% - 384.275 votos 
  2. Eduardo Riedel (PSDB) | 25,16% - 361.981 votos 
  3. André Puccinelli (MDB)| 17,18% - 247.093 votos

Atrás deles vieram justamente Rose Modesto (União), que hoje disputa o segundo turno pela cadeira do Executivo de Campo Grande, e Giselle Marques (PT) logo em seguida, que com 9,42% teve 10.761 mais votos que Marquinhos Trad na ocasião. 

Além de Giselle, que teve 1.709 votos computados esse ano, outro nome que esteve na disputa pelo cargo de governador em 2022 não conseguiu fazer do tempo de campanha um trampolim para as eleições de 2024, caso de Adonis Marcos. 

Candidato à época pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), para disputar uma cadeira como vereador nas eleições deste ano, ele inclusive chegou a migrar de partido, filiando-se ao Cidadania, porém sem sucesso nas urnas. 

Pelo novo partido, mais uma vez Adonis não conseguiu sucesso na candidatura, computando a seu favor 1.663 dos votos válidos neste ano, sendo que obteve aproximadamente 3.251 nas eleições de 2022. 

Correndo há tempos

Nessa lista de "quase lá" também entra um nome que há tempos concorre, seja para vereador; prefeito, porém sem sucesso em suas candidaturas: Vinicius Siqueira.

Vinicius, que inclusive anotou passagem como vereador pela Câmara Municipal de Campo Grande, entre fevereiro de 2017 e meados de março de 2018, pelo Partido Democratas (DEM). 

Cerca de dois anos depois, quando migrou do DEM para o Partido Social Liberal (PSL), Vinicius Siqueira disputou a corrida pela Prefeitura de Campo Grande quando, porém, acabou na terceira colocação do pleito. 

Vale frisar que essa eleição em que disputavam nomes de peso, como Pedro Kemp (PT), foi vencida com folga por Marquinhos Trad (PSD) que teve 52,58% dos votos válidos (218.418 totais), com o petista, por exemplo, ficando com 8,32% e 34.546 no computado total. 

Por sua vez, Vinicius Siqueira ocupou a terceira colocação nessa eleição de 2020, ficando menos de quinhentos votos atrás do petista Pedro Kemp, somando 8,20% das escolhas dos eleitores validadas no pleito daquele ano. 

Se há quatro anos Vinicius conseguiu angariar mais de 34 mil eleitores na corrida para prefeito, agora, em disputa pelo cargo de vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) neste ano, o político somou 1.016 votos computados. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).