Cidades

VACINAÇÃO

Apenas 13% da população da Capital tomou dose bivalente

A nova vacina contra a Covid-19 está disponível nas unidades de saúde de Campo Grande para todas as pessoas com 18 anos ou mais desde março deste ano

Continue lendo...

Em quatro meses de aplicação da dose de reforço bivalente em Campo Grande, apenas 76.098 pessoas foram vacinadas com o imunizante na Capital. Levando em conta o público-alvo desta vacina os que tomaram pelo menos duas doses de imunizante contra a Covid-19 , apenas 13% da população procurou pelo reforço.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em Campo Grande, a vacina bivalente está disponível para toda a população de 18 anos ou mais que está com o esquema vacinal completo e recebeu a última dose da vacina contra Covid-19 há pelo menos quatro meses.

Até o dia 13 de fevereiro deste ano, um dia antes do início da aplicação da vacina bivalente na Capital, 552.494 pessoas tinham tomado pelo menos uma dose de reforço de imunizantes contra a Covid-19. Levando em consideração o tempo de espera para tomar a próxima dose de reforço, este público já poderia ter procurado uma unidade de saúde para receber a aplicação da vacina bivalente. 

Do total de pessoas que tomaram doses de reforço contra a Covid-19, 390.559 tinham recebido pelo menos uma dose de reforço contra o coronavírus e 161.935 já estavam com três aplicações da vacina ou mais. 
Conforme informado pela Sesau, podem ser vacinados com o imunizante quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. 

A secretaria destaca que aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal e estão com alguma dose em atraso também podem procurar as unidades de saúde de Campo Grande. 

O trabalhador autônomo Mayck Pereira da Silva, de 33 anos, está dentro deste parâmetro de pessoas que já tomaram as doses de reforço, porém ainda não completaram o ciclo de imunizantes com a bivalente.

Ao Correio do Estado, o trabalhador informou que já tomou as doses anteriores das vacinas contra a Covid-19 disponíveis, mas ainda falta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde para tomar a bivalente.

"Já tomei três doses de vacina contra a Covid-19, e a última vez foi no ano passado. No meu caso, não tomei ainda a bivalente pois sempre cai minha imunidade e fico ruim, doente, e preciso estar bem de saúde para tomar novamente a vacina", declarou.

ESTADO

Mato Grosso do Sul recebeu no mês de fevereiro, por meio do Ministério da Saúde, 242.196 doses da vacina Pfizer bivalente. Segundo dados nacionais do Ministério, já foram aplicadas 187.229 doses da bivalente no Estado. Com base no total de população de Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal deste imunizante é de apenas 8,7%.

De acordo com dados da Gerência Técnica de Imunização (GTI) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Campo Grande recebeu do governo do Estado 112.056 doses da Pfizer bivalente. Diferentemente das informações apresentadas pelo município, os números da SES indicam que Campo Grande poderia estar com 29,7% da cobertura vacinal com a bivalente, em função do número de doses recebidas pela Capital.

Os municípios com as piores taxas de cobertura vacinal da bivalente no Estado, conforme informado pela SES, são Anaurilândia (7,9%), Paranaíba (8,5%), Anastácio (8,8%) e Rio Negro (10,1%).
Segundo dados do Boletim da Covid-19, divulgado ontem pela SES, na última semana, Mato Grosso do Sul registrou 5 mortes e 349 novos casos de Covid-19. Neste ano, já foram registrados 135 óbitos em Mato Grosso do Sul em decorrência da doença.

NACIONAL

Dados nacionais de aplicação da vacina bivalente atestam que a procura realmente está baixa no País. 
Desde 24 de abril, o Ministério da Saúde liberou a vacina bivalente para todos aqueles com mais de 18 anos, deixando que cada governo local decidisse sobre a disponibilização do imunizante. 

Até agora, somente 13% do público elegível para tomar a dose de reforço no Brasil se preocupou em tomar a vacina.

O modelo atualizado da bivalente é fabricado pela Pfizer. A vacina é composta pela cepa original do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19, identificada inicialmente em Wuhan, na China. 

A vacina conta com subvariantes da Ômicron, o que confere maior proteção, que atualmente são cepas responsáveis por muitos dos casos.

A cobertura vacinal é ainda menor entre as crianças de 6 meses a 4 anos. Nessa faixa etária, o esquema mais recomendado é o de três doses da Pfizer específicas para esse público. Por enquanto, 1,4% alcançou o esquema completo.

SAIBA

Até o momento, das 76.098 doses da vacina bivalente contra a Covid-19 aplicadas em Campo Grande, 822 foram em pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades. 

A Sesau esclarece que a vacina está liberada para o público a partir de 12 anos somente para aqueles que têm comorbidades.

campo grande

Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis e organização barra campanha política

Evento começou debaixo de chuva, mas precipatações deram uma trégua e público aumentou; politicos que levaram bandeiras foram orientados a guardá-las

26/08/2026 17h00

Público acompanhou Marcha até o Parque das Nações, onde mais fiéis aguardavam

Público acompanhou Marcha até o Parque das Nações, onde mais fiéis aguardavam Foto: Paulo Ribas

Continue Lendo...

A tradicional Marcha para Jesus reuniu milhares de fieis na tarde desta quarta-feira (26), em Campo Grande. O evento começou com chuva, mas as precipitações deram uma trégua e o público aumentou ao longo da tarde. Políticos que tantaram usar o evento para campanha foram barrados pela organização.

A organização, Polícia Militar e Guarda Municipal não deram estimativa oficial do número de participantes, que passou da casa do milhar.

O evento começou às 13h, ainda sob chuva, na Praça do Rádio Clube, onde houve a concentração e show com a banda nacional Get Worship e outras três regionais. Com capas e guarda-chuvas, cerca de 400 pessoas acompanharam o início da Marcha.

O organizador do evento, presidente do Conselho Municipal de Pastores de Campo Grande (Consepacg), Apóstolo Gladiston Amorim, disse que a expectativa era reunir, ao todo, cerca de 40 mil pessoas, contando as que participaram da concentração, da marcha, e as que esperavam no Parque das Nações Indígenas, onde será o encerramento e que, segundo ele, é onde há a maior concentração de público.

No entanto, com a instabilidade do tempo, a expectativa de participação foi reduzida. "Com a mudança no tempo, provavelmente vai diminuir esse número, mas isso não é problema, não dá para saber", disse.

O evento reuniu ainda alguns políticos, como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), na abertura, e o governador Eduardo Riedel (PP), no encerramento, além de alguns candidatos a deputados estaduais e federais.

Alguns chegaram a levar bandeiras e material de campanha, mas foram orientados pela organização a guardarem por não ser local para campanha. Não foi informado quais foram os candidatos advertidos, mas entre eles está Giselle Marques (PT), que concorre a deputada federal.

A prefeita disse a Marcha já é histórica e que neste ano, a chuva foi benção. "Campo Grande recebe não só uma palavra, mas recebe também homens e mulheres que oraram até aqui para que a cidade seja cada dia mais abençoada. Quero louvar a Deus pela vida de cada pessoa que se levantou em oração nesse período, em especial no dia de hoje, onde a marcha acontece mesmo com chuva, mas trazendo bençãos para as famílias da Capital e para a cidade", disse.

O pastor explicou que apesar de ser um movimento do segmento evangélico, a Marcha é aberta ao público em geral.

"Esse é um evento que a gente tem só uma vez por ano, é um evento que acontece não só no Brasil, mas em muitos lugares do mundo, milhares de cidades realizam a Marcha para Jesus, que é uma celebração da nossa fé, é um culto de adoração a Cristo Jesus. Cada igreja, seja evangélica ou católica, nós nos reunimos para cultuar o nosso Senhor, mas uma vez nós saímos da igreja para cultuar em ambiente público em unidade, então esse é um evento de união do corpo de Cristo, para adorar nosso Senhor", acrescentou.

Chuva não desanimou

A massoterapeuta Kelly Martins participou do evento e disse que os cristãos devem mostrar ao mundo a importância de louvar a Deus, além de também ir ao local para prestigiar a sua igreja, a Igreja Evangélica Irmãos Menonitas .

"A chuva não desanimou, tudo o que vem Deius é bem-vindo, se Ele quis assim, a gente tem que glorificar", disse.

A estudante Ana Clara Martins também enfrentou a chuva. Ela, que não conseguiu ir a Marcha para Jesus no ano passado por estar trabalhando, afirmou que sentiu no coração que deveria prestigiar a edição deste ano.

"Esse ano, mesmo com a chuva, eu senti no coração que eu devia estar aqui para louvar a Deus independente do tempo, por tudo o que Ele faz para a gente, não importa se está sol ou está chuva, Ele está sempre do nosso lado cuidando de nós, então nada mais justo do que estar aqui independente do tempo", afirmou.

Por volta das 16h, já sem chuva,  os fieis saíram da Praça do Rádio Clube e iniciaram a marcha, rumo ao Parque das Nações Indígenas, acompanhando trio elétrico, onde havia show e pregação ao longo do caminho. Com a trégua nas chuvas, o público aumentou.

Os fiéis seguiram pela Avenida Afonso Pena e pararam em frente ao Paço Municipal para fazer uma oração pela cidade e pela gestão municipal, continuando a marcha em seguida. 

No Parque das Nações Indígenas, foi montado um palco onde a programação segue até 21h. Estão previstos shows com John Dias e Maria Marçal e outras três regionais, além de uma palavra do Apóstolo Luiz Hermínio.

Público acompanhou Marcha até o Parque das Nações, onde mais fiéis aguardavam Foto: Evento começou com chuva, na Praça do Rádio Clube

Direitos autorais

Justiça barra repertório musical às vésperas do Festival de Inverno de Bonito

Por falta de pagamento de direitos autorais ao Ecad, decisão judicial proíbe músicas protegidas

26/08/2026 16h00

Seu Jorge está entre as principais atrações do evento neste ano

Seu Jorge está entre as principais atrações do evento neste ano Foto: Reprodução

Continue Lendo...

A Justiça determinou a proibição e a suspensão da execução pública de músicas e fonogramas protegidos por direitos autorais durante o 25º Festival de Inverno de Bonito 2026.

A decisão liminar, expedida pela 2ª Vara da Comarca de Bonito, atende a um pedido incidental de urgência do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Apesar da restrição ao repertório musical, a organização do festival confirmou que a abertura oficial está mantida para as 20h desta quarta-feira (26).

De acordo com o magistrado Ronaldo Gonçalves Onofre, o município de Bonito e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) devem se abster de promover ou viabilizar a execução de obras musicais e lítero-musicais enquanto não comprovarem o licenciamento junto ao Ecad.

A medida também autoriza a presença de fiscais técnicos do Ecad no evento para monitorar o cumprimento da ordem. Caso a regularização seja apresentada nos autos do processo, a proibição é derrubada automaticamente. O juiz manteve ainda uma multa cominatória em caso de descumprimento.

O próprio despacho do juiz esclarece que a decisão não cancela o Festival de Inverno de Bonito 2026. O evento pode prosseguir normalmente com todas as atividades que não envolvam o uso de músicas protegidas e sem autorização.

Na prática, palestras, peças teatrais sem trilha protegida, exposições de artes visuais e a gastronomia operam sem restrições.

A Fundação de Cultura de MS tentou argumentar no processo que estava em negociações administrativas com o órgão de arrecadação, incluindo mediações por meio da Câmara Administrativa de Solução de Conflitos (CASC/PGE-MS).

Apsar das alegações, o juiz Ronaldo Gonçalves Onofre destacou que tais providências revelam intenção de regularização, mas não equivalem ao licenciamento exigido pela legislação autoral. Oficiais de Justiça foram acionados para intimar os envolvidos com urgência devido ao início imediato do festival.

Programação 

A cerimônia oficial está prevista para as 20h, no Palco Sol. Antes, às 18h30, o Balé Municipal de Bonito e a Cia. Juvenil de Bonito apresentam o espetáculo “Luma”.

Depois da abertura, o Corpo de Dança Sesc MS apresenta “Te Amo”, às 20h30. No Palco Lua, DJ Mixxel toca a partir do mesmo horário e, às 21h, entra a Orquestra Jovem Sesc MS.

A programação segue com Karla Coronel, às 21h10, no Palco Sesc Estrela, e com a Cia. Selma Azambuja, que apresenta “Diálogo”, às 21h40, no Palco Sol.

Às 22h, o Grupo Municipal de Porto Murtinho apresenta o Touro Encantado. O show Canta Bonito começa às 22h30 e DJ Fred Canhão fecha a programação do Palco Lua, a partir das 23h30.

Shows principais

 Ferrugem está na programação de quinta-feira (27), com apresentação prevista para as 22h30, no Palco Lua.

Na sexta-feira (28), quem ocupa o mesmo palco e horário é Léo Foguete. A programação do dia também inclui atrações locais e regionais, apresentações de dança, teatro, DJs e atividades espalhadas por diferentes espaços de Bonito.

Seu Jorge é a principal atração musical de sábado (29). O cantor tem show previsto para começar às 22h30, também no Palco Lua.

O festival termina no domingo (30). Entre as atrações previstas para o último dia está a dupla Humberto e Ronaldo, com show das 21h30 às 23h.

Além dos shows, a programação dos cinco dias inclui atividades de gastronomia, artesanato, moda, literatura, cultura geek, dança, circo e artes visuais.

A identidade desta edição usa o udu-de-coroa-azul e o conceito “A Arte que Voa Alto, Pousa em Bonito”.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

  • 15h – Contação de história “Zeca Bigode e Tio Manoel”
  • 16h – Início das atividades do roteiro cultural
  • 17h – Live painting com Anelise Godoy
  • 17h30 – “Os Saltimbancos”, no Palco Sol
  • 17h30 – Cortejo de abertura, com saída da Prefeitura
  • 18h – Abertura do Lounge Geek-Literário e espaços de artesanato
  • 18h30 – Espetáculo “Luma”
  • 20h – Abertura oficial
  • 20h30 – Espetáculo “Te Amo” e DJ Mixxel
  • 21h – Orquestra Jovem Sesc MS
  • 21h10 – Karla Coronel
  • 21h40 – Espetáculo “Diálogo”
  • 22h – Touro Encantado
  • 22h30 – Canta Bonito
  • 23h30 – DJ Fred Canhão

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).