Cidades

SAÚDE

Gripe: Após queda da temperatura, especialistas reforçam a importância da vacinação

Baixas temperaturas favorecem a alta circulação do vírus da gripe por conta dos ambientes fechados

Continue lendo...

Com a queda nas temperaturas e os altos índices de doenças respiratórias em Mato Grosso do Sul , especialistas reforçam a importância de colocar a vacinação da gripe em dia, principalmente entre as crianças e idosos. 

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), a queda de temperatura e a alta circulação de vírus por conta de ambientes fechados são os principais fatores para a aparição das doenças respiratórias.

“Desta forma, é importante que as pessoas se vacinem para evitar formas graves de doenças, como a gripe, por exemplo. A vacina é a forma mais eficiente de nos mantermos protegidos”, destaca Lahdo.

Para o médico infectologista, Dr. Julio Croda, Mato Grosso do Sul está passando por um surto de doenças respiratórias e superlotação das unidades de emergência, desse modo é preciso que a cobertura vacinal aumente, principalmente agora que o imunizante está disponível para todos os públicos.

“Isso pode se agravar, principalmente entre os idosos, desse modo, se essas pessoas estiverem imunizadas, a gente tende a ter um risco menor nos números de óbitos e menos impacto nos serviços de saúde”, reforçou Croda.

O secretário municipal da saúde, Sandro Benites também reforçou a importância da vacina, em especial nesta época do ano. “Nós estamos na fase do frio, o inverno está chegando, então está à disposição da população, não é uma obrigação, é um direito que você tem de maneira gratuita”, explicou Benites.

Benites afirmou que a saúde está trabalhando e promovendo ações para alcançar a meta vacinal de 90% da população imunizada. "A gente quer estar na faixa próxima a 50%, até o início do inverno, até o mês de julho, é o que gostaríamos no mínimo”, disse o secretário.

Casos

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul possui 3.420 casos confirmados de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), 256 confirmados por Influenza e 28 mortes.

De 1º de janeiro a 26 de maio de 2023, foram registrados 1.488 casos SRAGs no município de Campo Grande. Quase 80% destes casos são de crianças menores de 9 anos de idade.

No mesmo período Corumbá registrou 308 casos, seguido por Ponta Porã (192), Sidrolândia (131), Dourados (116), Três Lagoas (86),  Chapadão do Sul e Miranda (71).

Vacinação

No início deste mês, a vacinação contra a Gripe foi liberada para toda a população com mais de 6 meses, seguindo resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em razão da baixa procura entre os públicos prioritários e a necessidade de ampliar a cobertura vacinal.

Conforme relatório disponibilizado na última sexta-feira (26) pelo Serviço de Imunização da Sesau, 32,08% do público-alvo foi vacinado em Campo Grande, o que representa 102,06 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram. De acordo com o relatório, aproximadamente 58,6 mil foram vacinados , sendo 43,57% do público de 134.732 pessoas nesta faixa-etária.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

Serviço

A vacina é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em mais de 70 unidade básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) durante todo o dia (manhã e tarde) e protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Assine o Correio do Estado

três lagoas

Homem invade residência da mãe e morre após ser baleado por PM

Contra o rapaz havia medida protetiva que o impedia de se aproximar da mãe; durante atendimento da ocorrência, ele ameaçou policiais com uma faca

16/08/2026 15h00

Foto: Divulgação Policia Militar

Continue Lendo...

Um homem de 37 anos, identificado como Jessé de Souza, morreu na madrugada deste domingo (16), após ameaçar policiais militares com uma faca e ser baleado por um dos agentes, em Três Lagoas.

O confronto aconteceu por volta das 4h, quando a Polícia Militar (PM) foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica.

A denúncia foi feita por uma mulher de 70 anos, mãe de Jessé, que informou aos militares que havia uma medida protetiva contra o filho, mas que ela ouviu barulhos na porta da residência e acreditava ser ele tentando entrar na casa.

Uma equipe foi até o local e encontrou o rapaz escondido em um dos quartos. Ao ser ordenado que se levantasse e mostrasse as mãos, ele obedeceu aos policiais, não sendo encontrado nada ilícito durante revista pessoal.

No entanto, os policiais verificavam a situação da medida protetiva e confirmaram que a determinação judicial que proibia a aproximação de Jessé da mãe ainda estava em vigor.

Segundo informações do site RCN67, ao perceber que seria preso, o suspeito pegou uma faca e avançou contra um dos policiais.

Inicialmente, o policial determinou que ele soltasse a faca, mas a ordem não foi atendida e o militar efetuou disparos que atingiram Jessé.

Ele foi socorrido pelos próprios policiais até o Hospital Auxiliadora, mas não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada na unidade de saúde.

A Polícia Civil foi acionada e irá apurar as circunstâncias da intervenção policial.

A ocorrência foi registrada como descumprimento de medida protetiva de urgência e morte decorrente de intervenção legal de agente do Estado.

HOMICÍDIO

Homem é perseguido e morto a tiros dentro de casa em Maracaju

Vítima tentou escapar dos atiradores ao correr para dentro da residência, mas foi perseguida e atingida por cerca de quatro disparos

16/08/2026 14h00

 Veimar foi perseguido por dois homens e atingido por disparos dentro de uma residência em Maracaju

Veimar foi perseguido por dois homens e atingido por disparos dentro de uma residência em Maracaju Divulgação/ MS Hoje

Continue Lendo...

Um homem identificado como Veimar Lopes do Nascimento Junior foi morto a tiros na noite deste sábado (16), em Maracaju. O ataque começou em frente a uma residência e terminou dentro do imóvel, após a vítima tentar fugir dos criminosos.

Conforme informações do portal MS Hoje, antes do homicídio, dois homens em uma motocicleta passaram pelo endereço e perguntaram por "Juninho". Ao serem informados de que ele não estava no local, os suspeitos foram embora.

Algum tempo depois, Veimar chegou à residência em um veículo. No momento em que desceu, a dupla retornou de motocicleta. Os dois ocupantes usavam capacetes e casacos e, segundo as informações iniciais, um deles estava armado com um revólver.

Ao perceber a aproximação dos suspeitos e que seria atacado, Veimar correu para dentro da casa na tentativa de escapar. Os criminosos, porém, o perseguiram e entraram no imóvel.

A vítima foi alcançada na sala da residência, onde foram efetuados cerca de quatro disparos. Após o ataque, os dois homens deixaram o local na motocicleta. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, mas, quando a equipe chegou ao endereço, Veimar já estava sem vida. 

A área foi isolada para os trabalhos periciais e a Polícia Civil iniciou os levantamentos sobre o caso. Até o fechamento desta matéria, os autores não haviam sido localizados.

A investigação deve apurar a identidade dos dois envolvidos e as circunstâncias e motivação do homicídio. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).