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Venildo Trevisan: "Amar e socorrer"

Frei

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Há um homem ferido e violentado em sua dignidade. Há uma mulher explorada e abandona em sua honra, aguardando alguém que lhe estenda a mão, a reerga do chão e lhe proporcione nova vida e novas esperanças. Há um jovem ferido e machucado vendo seus sonhos se diluírem por falta de solidariedade.

Em toda parte se encontram homens e mulheres caídos à margem da vida e da dignidade. São seres humanos açoitados pelo desemprego, pela falta de moradia, de escola e de saúde. São seres humanos feridos e machucados, entregues ao desânimo e à solidão, aguardando alguém que lhe abra o coração e se compadeça, proporcionando uma vida honrada e saudável.

Apesar disso, existem homens e mulheres de coração generoso e procurando oportunidade de praticar o bem, de salvar vidas e garantir alegria e bem estar. Querem praticar a generosidade. Querem um mundo melhor, querem uma sociedade mais humana e um amor mais concreto.

Conforme lemos na Bíblia Sagrada, um homem, tocado pelo desejo de possuir uma vida pautada pelo bem e por atos de grandeza de alma, aproximou-se do Mestre e perguntou: “O que devo fazer para garantir a salvação?” O Mestre, como resposta, faz-lhe uma outra pergunta: “O que está escrito na Lei e como é que lês?”

Isso foi suficiente para esse homem recordar aquilo que havia aprendido em sua infância, mas andava um tanto esquecido. Por isso, respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus de todo o coração e ao próximo como a ti mesmo”. E o Mestre lhe diz: “Respondeste bem. Faze isso e viverás.

A resposta agradou enormemente. E despertou algo muito sério em sua mente. Pela Lei, todo o bom judeu aprendera que deveria amar os amigos e odiar os inimigos. E agora está sendo desafiado a abrir mais o campo do amor. Está se sentindo questionado a buscar algo a mais.

Não poderia permanecer nessa atitude. Precisava entender melhor o que o Mestre estava propondo. E surge a pergunta: “E quem é meu próximo?”. O assunto está sendo envolvente. Começou entender que não seria mais amar os amigos tão somente. Seria preciso estender mais a exigência de amar.

E o Mestre o coloca diante de um fato comum: um homem viajava de Jerusalém a Jericó. Foi assaltado e quase morto. Passam por ele um sacerdote e um levita. Olham e seguem seu caminho. Tinham motivos pessoais. Valorizaram mais seus motivos do que um ser humano necessitado de socorro.

Quem o socorre é um pagão da Samaria. Alguém sem nome e estrangeiro. Mas o coração falou mais alto do que a razão. Assumiu a dor do caído e deu-lhe a devida assistência. Amou o estranho e salvou-lhe a vida.

Ficou muito claro e convincente que amar não é observar mentalmente os mandamentos da Lei, mas será arregaçar as mangas, debruçar-se ao nível do caído e dar-lhe a assistência solidária e fraterna.

Amar não será fazer o bem a quem também nos faz. Vai bem mais além. Sua expressão se manifestará quando abrirmos o coração e estendermos as mãos, acolhendo quem sofre, curando quem se encontra enfermo, alimentando os famintos e salvando a quem está caído.

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Guerra em Gaza e a gestão de riscos políticos

05/10/2024 07h45

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O cenário de negócios internacionais está se tornando cada vez mais desafiador, refletindo-se na vulnerabilidade das operações logísticas, especialmente com o avanço da multipolaridade nas relações entre nações e o aumento de tensões e conflitos ao redor do mundo. No dia 7 de outubro, o confronto de Israel na Faixa de Gaza completa um ano, marcado por intensos combates que não só agravaram a crise humanitária na região, como também elevaram o risco de um conflito mais amplo no Oriente Médio, envolvendo outros países e potências.

Além das consequências humanitárias e políticas, o conflito impactou diretamente o comércio e a logística globais. Após o início das hostilidades, os Houthis – milícia que controla a maior parte do Iêmen e apoia a causa palestina – praticamente fecharam o Mar Vermelho para embarcações associadas a Israel e seus aliados. Até agora, mais de 70 ataques a navios nessa região foram registrados. A gigante dinamarquesa A. P. Moller-Maersk (Maersk) relatou que a interrupção no transporte de contêineres pelo Mar Vermelho afeta não só as rotas comerciais entre o Extremo Oriente e a Europa, mas também sua rede como um todo. Os ataques e o bloqueio ao estreito de Babelmândebe prolongaram o tempo de viagem e elevaram as tarifas de frete.

Outros efeitos econômicos também são visíveis: ao norte de Israel, mais de 200 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas em função dos confrontos com o Hezbollah. A recente escalada das hostilidades entre o grupo libanês e Israel tomou proporções graves nos últimos dias, levando, inclusive, à entrada direta do Irã no conflito, escalada iniciada com uma operação no Líbano que detonou milhares de pagers fabricados na Hungria sob licença de uma empresa tailandesa e distribuídos localmente.

Nesse contexto, os impactos nas operações internacionais são notáveis, afetando principalmente as economias da Europa, dos EUA e de Israel. Os custos logísticos foram drasticamente elevados. Somente em setembro, as seguradoras mais que dobraram o valor do prêmio para cargas que cruzam o Mar Vermelho, subindo de 0,7% para 2% do valor transportado. Seguradoras menores, por sua vez, estão se recusando a assegurar cargas na rota ameaçada pelos Houthis.

Empresas da indústria de alta tecnologia com operações que passam por Israel, como a de semicondutores, também sentiram os efeitos do conflito. O principal porto israelense em Eilat está inoperante desde novembro, após os primeiros ataques no Mar Vermelho, enquanto grande parte da indústria local está paralisada, resultando em suspensões de entregas, cancelamentos contratuais e atrasos.

Dessa forma, a gestão de riscos políticos se torna um pilar estratégico essencial para empresas no cenário global. O trágico exemplo de Gaza pode se repetir em outras regiões, com impactos ainda maiores: tensões crescentes no Mar do Sul da China entre chineses e americanos, a escalada da guerra na Ucrânia, os conflitos na Península Coreana e no Mar do Japão, instabilidades na África Setentrional e Subsaariana e a disputa entre Venezuela e Guiana por Essequibo. Essas são apenas algumas ameaças que requerem atenção.

Medir os riscos com precisão também é complicado, em razão da dificuldade de prever eventos raros e entender suas intenções políticas. Ademais, empresas tendem a não revisar suas análises de riscos após o primeiro investimento, o que as deixa desatualizadas em um ambiente de rápida mudança. Por fim, comunicar os riscos é igualmente desafiador em função de diferentes perspectivas e interpretações que podem levar a decisões divergentes e a uma má compreensão.

Em razão da complexidade das cadeias globais, seja para um mercado local que vende queijo italiano, seja para uma montadora que opera uma rede logística global, é crucial estabelecer um sistema de gestão de riscos políticos. Esse sistema deve ser capaz de entender o contexto do negócio, analisar claramente os riscos envolvidos, mitigar adequadamente esses riscos com abordagens adequadas e estar pronto para responder a eventos que impactem o negócio.

Com a guerra de Israel em Gaza completando um ano, novos riscos emergem e os já existentes são ampliados. Qual será o impacto no preço do petróleo caso o Estreito de Ormuz seja fechado pelos iranianos? Decisões arbitrárias contra empresas israelenses ou que mantenham negócios com Israel são uma possibilidade? Poderão os EUA se envolverem em um conflito direto com o Hezbollah ou o Irã, gerando uma alta histórica no dólar? O fornecimento de fertilizantes israelenses ao Brasil pode ser interrompido com o agravamento da crise?

Ainda que ninguém espere que as empresas tenham respostas prontas para essas questões, o que se espera é que estejam preparadas para lidar com os riscos políticos e que, além desse contexto, saibam fazer seus próprios questionamentos sobre a cadeia em que estão inseridas. Seja para uma greve de colaboradores em uma planta local, seja para uma guerra em outro hemisfério, não é mais possível deixar de lado a gestão dos riscos políticos.

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Caminhos da vida

05/10/2024 07h15

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Muitos são os caminhos que se oferecem com o objetivo de alcançar logo o que propõem. Mesmo que não sejam aparentemente de grande valor, alguém assim os considera. Não importam as exigências. O que importa é o significado.

Para alguém poderá ser um simples objeto de uso pessoal. Para outro, poderá ser algo valendo altas somas, grandes propriedades e ricas jazidas de ouro. Para outros ainda, poderá não passar de um simples cartão, contendo, porém, a descrição de um diploma de grande valor. Seja qual for, sempre haverá alguém atribuindo um valor precioso.

Aos olhares comuns poderá continuar um simples papel ou uma pedra qualquer, mas, para quem souber do seu significado, terá sempre em mãos algo extraordinário. Saberá zelar pela sua validade, pelo seu poder e seu valor.

Esse relato nos leva agora a refletir, não sobre uma pedra nem sobre um papel, mas nos leva a olhar tantos seres humanos portadores de uma esperança tantas vezes ferida pela dor, pelo sofrimento e pelo abandono. Esperança esmagada, triturada pela fome, pela doença e pela exploração.

Se para o mundo é considerada feliz a pessoa bem-sucedida, materialmente rica, plena de saúde, ocupando altos cargos, viajando o mundo, homenageada em todos os lugares por onde passar, diante de Deus poderá ser muito diferente. Diante Dele, as honras serão reservadas aos corações pobres de espírito, desapegados de si e tudo fazendo pelo bem dos necessitados.

Se para o mundo são considerados felizes os que governam as nações, enriquecendo à custa da exploração dos mais empobrecidos, para Deus serão felizes os que souberem governar e administrar os bens terrenos com honestidade e retidão de consciência. 

Se para o mundo são admiradas as pessoas possuidoras de muitas riquezas e de muitas regalias, para Deus serão abençoadas por saberem fazer de suas riquezas a maneira nobre de auxiliar os necessitados, abrigar os peregrinos, consolar os doentes, dar abrigo aos desabrigados e transmitir esperança aos desanimados.

Se para o mundo a felicidade consistiria em se aproveitar dos mais fracos para subir na vida, tanto na vida social quanto na vida financeira ou na vida política, para Deus será feliz todo aquele e toda aquela que colocar seus dons a serviço do bem comum. Não querer para si, mas servir ao irmão.

Assim eram os primeiros cristãos. No livro dos Atos dos Apóstolos (4, 4-16), vemos o quanto se amavam, o tanto que queriam bem. Ninguém considerava seu o que ganhasse. Tudo colocavam aos pés dos Apóstolos. E esses distribuíam entre os mais pobres. E entre eles não haviam necessitados.

Se esses exemplos passassem em nossas casas e fizessem acontecer essa partilha de bens, a vida seria uma constante festa. Nela, cada qual procuraria ser mais justo, mais solidário e mais fraterno. Seguramente as necessidades se converteriam em solidariedade.

Se a humanidade fosse realmente humana, não haveria necessidade de campanhas contra a fome, campanha de vacinação, campanha para recuperar habitações e hospitais. O povo se sentiria solidário.

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