Cidades

INQUÉRITO

MP investiga banco por número baixo de caixas e funcionários em MS

Agência do Bradesco em Cassilândia estaria com apenas três caixas eletrônicos sob pleno funcionamento, o que aumenta fila de espera no banco

Continue lendo...

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou inquérito civil contra a agência do Banco Bradesco em Cassilândia, que estaria com número insuficiente de caixas eletrônicos e funcionários, acarretando em filas de espera demoradas e longas, com maioria sendo idosos.

De acordo com o documento, a denúncia chegou às mãos do órgão em setembro do ano passado, do qual relatava que a agência em questão, localizada na Rua Domingos de Souza França, na região central do município, estava com um número limitado de funcionários e muitos caixas eletrônicos inoperantes, além do tratamento ser considerado “desumano”.

“A agência possui um número limitado de funcionários e também de caixas eletrônicos, o que obriga os clientes a ficarem horas e horas nas filas aguardando atendimento. No início de todo mês, as filas ficam quilométricas, pois são vários idosos que necessitam de ajuda para utilizar os caixas eletrônicos para sacarem o seu dinheiro”, relatou a denunciante anônima.

O relato também afirmou que a agência apresenta um número alto de clientes, especialmente por ser o banco em que todos os servidores municipais recebem os seus salários, além de diversos idosos que por ali também recebem os seus benefícios previdenciários.

Conforme a Lei nº 2.085/2000, do Estado de Mato Grosso do Sul, as instituições bancárias que atuam no Estado devem realizar o atendimento à população no prazo de 15 minutos.

Em inspeção realizada pelo MPMS, em março deste ano, constatou-se que havia três máquinas no auto-atendimento, mas apenas duas estavam operando, já que uma delas estava “sob manutenção”. Em um dos caixas, uma funcionária prestava auxílio aos idosos. No momento da visita, 10 pessoas aguardavam na fila, aguardando para utilização do equipamento.

Diante do relatado na denúncia e no observado pelos fiscalizadores do órgão, foi solicitado que o banco se pronunciasse dentro de 10 dias, explicando os motivos para tais problemas encontrados na agência.

Em resposta, o Bradesco explicou que, na época da denúncia, houve o fechamento de uma agência do Banco Santander na cidade, o que levou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a transferir por volta de mil beneficiários para receber seus benefícios nesta agência. Ainda, esses novos clientes transferidos “buscaram abertura de conta, pois se sentiram desassistidos pelo fechamento da agência Santander”.

O banco também justificou que o fechamento dos postos de atendimento do Bradesco em Itarumã (GO) e Caçu (GO), ambas cidades que ficam a menos de 100 quilômetros de Cassilândia, também resultou no aumento da demanda da agência alvo da investigação.

Mesmo assim, no início deste mês, a promotora Mayara Santos de Sousa determinou pela instauração do inquérito civil, solicitando duas informações ao banco: o tempo, em média, de espera dos clientes da agência para atendimento e para utilização dos caixas eletrônicos; e a inexistência de registro eletrônico do horário de entrada e saída dos clientes do estabelecimento.

A abertura do procedimento investigativo foi publicada oficialmente no Diário Oficial do órgão, na edição da próxima segunda-feira (22).

Assine o Correio do Estado

Rescaldo

Quase 48 horas após temporal, Prefeitura ainda remove árvores das ruas de Campo Grande

Equipes estão mobilizadas nas sete regiões da Capital para desobstruir vias, retirar destroços e reparar pontos afetados pela tempestade

12/09/2026 18h00

Paulo Ribas

Continue Lendo...

Quase 48 horas após o temporal que atingiu Campo Grande na quinta-feira (10), árvores e galhos derrubados pelo vento ainda ocupam trechos de algumas vias da Capital. Neste sábado (12), a Prefeitura mantém equipes mobilizadas nas sete regiões da cidade para retirar as estruturas, liberar ruas e atender outros pontos afetados pela tempestade.

Em levantamento realizado pelo Correio do Estado neste sábado, uma árvore ainda ocupava aproximadamente metade da pista da Avenida Euler de Azevedo, perto da Rua 13 de Maio. Na Rua Filinto Müller, galhos de grande porte permaneciam sobre parte da via. Na região central, galhos já cortados também continuavam acumulados em um trecho da Rua 13 de Maio.

Segundo a Prefeitura, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) atuam principalmente na retirada de árvores e galhos, limpeza, remoção de destroços e manutenção da iluminação pública, incluindo a substituição de luminárias.

Mais de 100 ocorrências

O temporal provocou mais de 100 registros de árvores caídas, além de quedas de postes, vias interditadas, danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia. A dimensão dos estragos levou a Prefeitura a decretar situação de emergência por 180 dias. O Decreto nº 16.735, publicado em edição extra do Diogrande neste sábado, prevê a mobilização dos órgãos municipais para ações de resposta e recuperação dos pontos atingidos.

O decreto também determina um levantamento detalhado dos danos provocados pela tempestade, incluindo impactos na infraestrutura urbana, arborização, iluminação pública, vias, unidades municipais e prejuízos decorrentes da falta de energia.

A força-tarefa municipal começou ainda na noite de quinta-feira e chegou a contar com 20 equipes concentradas principalmente na liberação de vias bloqueadas por árvores e galhos. Além da Sisep, participam das ações órgãos como Defesa Civil, Agetran, Guarda Civil Metropolitana e SAS, com apoio de Corpo de Bombeiros, Energisa e Solurb.

Operação Antidotum

Santa Casa diz que atendimento seguirá normal após operação que prendeu seis

Conselho de Administração se reuniu após a Operação e declarou solidariedade aos integrantes da diretoria atingidos pelas medidas cautelares

12/09/2026 17h30

02 0826 0003 Fachada Santa Casa GO

02 0826 0003 Fachada Santa Casa GO Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande afirmou neste sábado (12) que os atendimentos no hospital seguem normalmente e não serão interrompidos após a Operação Antidotum, deflagrada na sexta-feira (11) pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

Em nova nota, o Conselho de Administração declarou solidariedade aos integrantes da diretoria atingidos pelas medidas cautelares e afirmou confiar no esclarecimento dos fatos pela Justiça. A manifestação ocorreu após reunião extraordinária realizada na sexta-feira.

A operação investiga supostas fraudes em contratos da Santa Casa e da Santa Casa Saúde, com prejuízo estimado inicialmente em R$ 4,9 milhões. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão em Campo Grande, Dourados e Goiânia (GO).

Entre os presos está a presidente da Santa Casa, Alir Terra Lima, além de outros integrantes da administração e pessoas ligadas às empresas investigadas.

Segundo o MPMS, um dos contratos investigados envolve a digitalização de prontuários, enquanto outro núcleo apura pagamentos feitos pela Santa Casa Saúde a empresas relacionadas ao mesmo grupo econômico.

Relembre o Caso

A crise que culminou na Operação Antidotum ganhou força em 29 de julho, quando médicos da Santa Casa suspenderam cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais em meio à crise financeira enfrentada pelo hospital. Em agosto, denúncias sobre possíveis irregularidades em contratos da instituição passaram a ser acompanhadas pelo Ministério Público. Na última sexta-feira, o MP deflagrou a operação.

Santa Casa já havia se manifestado

Logo após a operação, na sexta-feira, a Santa Casa informou que estava colaborando com as autoridades e aguardava acesso aos autos para conhecer oficialmente o conteúdo das acusações.

Na ocasião, a instituição também afirmou que os atendimentos à população seguiriam normalmente. Um dia depois, a nova nota reforçou a continuidade dos serviços e acrescentou a manifestação de solidariedade do Conselho de Administração aos integrantes da diretoria.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).