Cidades

DEFENDEM CASSAÇÃO

Batalhão de 600 pessoas segue de MS
para Brasília para acompanhar votação

Manifestantes estão indo de avião e ônibus

RODOLFO CÉSAR E GLAUCEA VACCARI

15/04/2016 - 17h55
Continue lendo...

Os primeiros grupos de pessoas do Estado a viajarem para acompanhar a votação do parecer de Comissão que indica o impeachment de Dilma Rousseff (PT) saíram no meio da tarde desta sexta-feira (15) do Centro de Campo Grande.

Os movimentos que apoiam a cassação da presidente conseguiram com sindicatos rurais e com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) 16 ônibus para levar manifestantes a Brasília.

Em torno de 600 pessoas estão previstas para viajar e acompanhar no domingo (17) a votação do parecer elaborado pela comissão, presidida pelo deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que recomenda a abertura de processo de impeachment.

A sessão na Câmara dos Deputados está programada para começar às 13h (horário de Mato Grosso do Sul) e deve estender-se até a noite.

Nesta sexta, um ônibus saiu por volta das 16h e outro veículo viaja no começo da noite. No sábado (16), 20 pessoas vão para o Distrito Federal em voo comercial, depois que os assentos nos dois ônibus que partem da Capital e nos 12 saindo do interior ficaram lotados. Esses veículos seguem juntos a partir do Shopping Bosque dos Ipês, já na BR-163.

Os custos de estadia em Brasília não foram cobertos por apoios obtidos pelo movimento Reaja Brasil, Chega de Impostos e Movimento Brasil Livre. Algumas pessoas ficarão em barracas e outras pagarão hotel.

A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) terá um stand para dar apoio aos manifestantes presentes na frente do Congresso Nacional.

"Vamos acompanhar e fazer pressão nos deputados. Colocamos eles lá e vamos cobrar para que eles votem por nós, a favor do impeachment. Acreditamos que será aprovado (o parecer pela cassação)", disse Juliana Gaioso Pontes, do Pátria Livre.

DE CAMAROTE

Quem não conseguir viajar para Brasília, pode acompanhar a votação na Câmara a partir de telão de seis metros que será instalado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, na frente do Ministério Público Federal. O Chega de Impostos é quem está apoiando essa iniciativa.

O acampamento que está há 29 dias no canteiro será suspenso para que seja instalado esse equipamento. "Vamos para lá para fazer nossa parte e aqui terá telão para as pessoas acompanharem. Quem vier, só é bom trazer uma cadeira e algo para comer", comentou Lucas dos Santos, 18 anos, que está acampado no local e viajará para o DF.

OPINIÕES

As pessoas que estão viajando disseram acreditar que os deputados devem votar favoravelmente à abertura do processo de impeachment.

"O país está cansado de corrupção. É um momento histórico, o futuro do Brasil está em jogo e por isso eu decidi viajar para acompanhar. Acredito na aprovação", opinou João Pedro da Silva Neves, 25 anos, técnico de enfermagem.

Maristela Molinari, 52 anos, está confiante na cassação e fez comentários sobre o futuro presidente. "(Michel) Temer não é bom, mas é melhor que Dilma. O melhor mesmo seria uma nova eleição. Defendo a presidência de Jair Bolsonaro (deputado pelo PSC-RJ)", afirmou a professora.

Ideia compartilhada por Melqui Santana, 19 anos. "Se a Dilma sair, o Temer vai ser melhor. Eles não vão fazer o que a Dilma fez porque estarão mais espertos. Estão vendo a mobilização das ruas. Mas acho que o melhor mesmo para presidência seria o (Jair) Bolsonaro."

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Continue Lendo...

Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assine o Correio do Estado

Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

Continue Lendo...

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).