Cidades

Cidades

Covid-19 volta a fazer vítimas em Mato Grosso do Sul

Estado ficou duas semanas sem registrar óbitos pela doença

Continue lendo...

Após duas semanas sem vítimas, Mato Grosso do Sul voltou a registrar mortes por Covid-19. Agora, o Estado soma 66 óbitos em decorrência da doença em 2024.

Segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vítima era uma mulher, de 89 anos, residente de Paranaíba. O óbito aconteceu no dia 21 de maio, mas a causa só foi confirmada nesta semana. 

Casos

Conforme o boletim epidemiológico, foram confirmados 52 novos casos na última semana, em 15 municípios do Estado.

Cassilândia foi responsável pela maior parte das ocorrências, com 17 notificações.

Na sequência, aparecem com maior número de novos casos Douradina (13), Dourados (5), Aral Moreira (3) e Chapadão do Sul (3).

Desde o início do ano, o Estado já confirmou 9.382 casos.

Vacina

Atualmente, conforme os dados do vacinômetro da SES, 79,46% da população do Estado está com esquema vacinal completo.

A orientação das autoridades é que as pessoas mantenham a vacinação em dia e completem o ciclo de imunização contra a Covid-19 e outras doenças.

Se atente aos sintomas!

É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:

  • Tosse
  • Espirro
  • Catarro
  • Apertos de mão
  • Contato pessoal próximo
  • Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:

  • Vacinação contra Covid-19
  • Uso de máscara
  • Uso de álcool gel
  • Lavagem das mãos com água e sabão
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Ventilar ambientes
  • Evitar aglomerações e espaços fechados

Assine o Correio do Estado.

CONCURSO PÚBLICO

Governo nomeia 90 professores para vagas ampliadas do Concurso Público de 2022

Com a terceira ampliação de vagas para professores da Rede Estadual Pública, o Concurso rendeu mais de mil vagas desde a sua realização

25/06/2026 10h50

FOTO: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em menos de 10 dias para iniciar a vedação de condutas devido ao período eleitoral, o Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel nomeou os 90 professores da última ampliação de vagas do concurso público para educadores da Rede Estadual de Ensino (REE). Esta é a terceira ampliação de vagas do concurso realizado em 2022

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, a nomeação das quase 100 novas vagas foi divulgada na última sexta-feira (19), e por meio da edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (25) foram divulgados os nomes dos candidatos nomeados.

Com todas as vagas preenchidas, a listagem apresenta nomeação para as disciplinas de Arte, Biologia, História, Língua Inglesa e Sociologia. Ao todo, são 29 cidades que aumentarão o corpo docente da Rede Estadual, sendo:

  • Água clara: 1 vaga (História)
  • Anastácio: 1 vaga (Educação Física)
  • Angélica: 2 vagas (História)
  • Aparecida do Taboado: 2 vagas (História)
  • Aquidauana: 1 vaga (Língua Inglesa)
  • Bandeirantes: 3 vagas (Educação Física e História)
  • Bataguassu: 2 vagas (História)
  • Bonito: 2 vagas (História)
  • Camapuã: 1 vaga (Educação Física)
  • Campo grande: 11 vagas (Língua Inglesa)
  • Corumbá: 8 vagas (História e Língua Inglesa)
  • Costa Rica: 1 vaga (Língua Inglesa)
  • Dourados: 6 vagas (Educação Física, História e Língua Inglesa)
  • Itaquirai: 3 vagas (História)
  • Ivinhema: 2 vagas (Arte e História)
  • Maracaju: 2 vagas (História)
  • Nova Andradina: 2 vagas (História)
  • Paranaíba: 1 vaga (Sociologia)
  • Paranhos: 1 vaga (História)
  • Ponta Porã: 5 vagas (História)
  • Rio Brilhante: 1 vaga (História)
  • Rio Verde de Mato Grosso: 2 vagas (História)
  • São Gabriel do Oeste: 3 vagas (Língua Inglesa)
  • Sete Quedas: 5 vagas (História)
  • Sidrolândia: 7 vagas (História e Língua Inglesa)
  • Sonora: 1 vaga (História)
  • Terenos: 2 vagas (História)
  • Três Lagoas: 9 vagas (Biologia, História, Língua Inglesa)
  • Vicentina: 3 vagas (História)

Como bem acompanha o Correio do Estado, há cerca de um ano e meio, em janeiro de 2025, a Secretaria Estadual de Educação (SED) ampliou o número de 142 vagas às vésperas do início do ano letivo desse mesmo concurso público de provas e títulos realizado em 2022.  

A primeira ampliação ocorreu em janeiro de 2024, com 202 vagas. Agora com o terceiro acréscimo de quase cem vagas, o Concurso Público rendeu ao todo 1.156 vagas, sendo 722 iniciais, previstas em 2022 e 434 apenas das ampliações.

O salário para estes professores, conforme edital de divulgação do Concurso de 2022, mantinha-se de base inicial na casa dos R$ 4 mil, a depender do nível de especialização, para cumprirem a carga horária de 20 horas/aula.

  • para quem tem graduação: R$ 4.190,82;
  • para quem tem pós em nível de especialização lato sensu: R$ 4.470,20;
  • e para quem tem mestrado/doutorado (Stricto Sensu): R$ 4.609,89

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, o Ministério Público do Estado (MPE) movimenta uma ação para obrigar Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado a abrirem concursos para professor, como forma de controlar as contratações temporárias, que há quase um década aumentam o corpo docente da REE, sem a abertura de concursos.

 

 

 

 

 

TEMPO

Com mínima de 1°C, MS volta a registrar geada em 12 municípios

Massa de ar polar mantém amanhecer congelante no Estado; Iguatemi registrou a menor temperatura desta quinta-feira (25), enquanto previsão do Inmet indica elevação gradual dos termômetros a partir de sexta-feira

25/06/2026 10h30

Geada voltou a cobrir áreas do sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25), após temperaturas próximas de 0°C em municípios da fronteira e da região cone-sul

Geada voltou a cobrir áreas do sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (25), após temperaturas próximas de 0°C em municípios da fronteira e da região cone-sul Paulo Ribas

Continue Lendo...

A intensa massa de ar polar que atua sobre Mato Grosso do Sul manteve o frio rigoroso nesta quinta-feira (25) e provocou novo episódio de geada em pelo menos 12 municípios da região sul do Estado. A menor temperatura foi registrada em Iguatemi, onde os termômetros marcaram apenas 1°C ao amanhecer.

De acordo com levantamento do meteorologista Natálio Abrahão, além de Iguatemi, houve formação de geada em Amambai e Coronel Sapucaia, ambas com mínima de 2°C, Paranhos (2,2°C), Tacuru (1,4°C), Mundo Novo (4,3°C), Sete Quedas (4,4°C), Aral Moreira (4,8°C) e Caarapó (4,3°C).

Também registraram temperaturas bastante baixas Laguna Carapã (5,2°C), Ponta Porã (5°C), Caracol (5°C) e Dourados (7,3°C).

Na Capital, Campo Grande amanheceu com 9,9°C, enquanto Três Lagoas registrou mínima de 10,4°C e Corumbá, 12,8°C.

Os números mostram que, apesar de a massa de ar polar perder força gradativamente, o frio ainda permanece intenso principalmente na faixa sul do Estado, onde as condições atmosféricas favoreceram a formação de geadas pelo segundo dia consecutivo.

Os registros observados nesta quinta-feira ficaram próximos das temperaturas divulgadas pelos institutos meteorológicos ao longo da semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) previa geada para municípios do cone-sul e da fronteira, especialmente em Amambai e Iguatemi. Para Amambai, a previsão indicava mínima de 1°C e ocorrência de geada durante a manhã. Já para Iguatemi, o instituto apontava possibilidade de geada com temperatura mínima prevista de 5°C.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) também havia alertado para a ocorrência do fenômeno entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), com temperaturas variando entre 0°C e 2°C em municípios do extremo sul do Estado.

A nova onda de geadas reforça o impacto da onda de frio considerada a mais intensa de 2026 até o momento em Mato Grosso do Sul.

Temperaturas começam a subir 

Apesar das manhãs ainda frias, a tendência para os próximos dias é de elevação gradual das temperaturas em praticamente todas as regiões do Estado.

Segundo o Inmet, Campo Grande deve sair dos 17°C de máxima previstos para esta quinta-feira e alcançar 24°C na sexta-feira (26). A mínima também sobe de 8°C para 12°C.

Em Dourados, os termômetros devem variar entre 9°C e 23°C na sexta-feira, enquanto em Ponta Porã a previsão indica mínima de 8°C e máxima de 25°C.

Nos municípios que registraram as menores temperaturas da atual onda de frio, o aquecimento também será perceptível. Em Amambai, a mínima prevista sobe de 1°C para 3°C, com máxima de 22°C. Já em Iguatemi, os termômetros devem oscilar entre 7°C e 22°C.

No Pantanal, a recuperação será ainda mais expressiva. Corumbá, que registrou mínima de 12,8°C nesta quinta-feira, pode alcançar máxima de 29°C na sexta-feira. Em Três Lagoas, a previsão varia entre 13°C e 22°C.

De acordo com Natálio Abrahão, a tendência é de elevação das temperaturas até domingo, com retorno gradativo das condições típicas de inverno mais ameno em Mato Grosso do Sul.

Embora o frio perca intensidade nos próximos dias, as madrugadas e manhãs ainda devem seguir geladas, principalmente nas regiões sul, sudoeste e fronteiriça do Estado, onde os efeitos da massa de ar polar permanecem mais evidentes.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).