Cidades

Exportação

Cachaça será reconhecida produto tipicamente brasileiro por Obama

Cachaça será reconhecida produto tipicamente brasileiro por Obama

agência brasil

09/04/2012 - 10h50
Continue lendo...

As relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos vão parar muitas vezes na Organização Mundial do Comércio (OMC) por divergências na imposição de barreiras tributárias e elevados impostos. Mas, na reunião hoje (9) entre os presidentes Dilma Rousseff e o norte-americano Barack Obama as tensões ficarão de lado devido ao reconhecimento da cachaça como produto tipicamente brasileiro, facilitando sua exportação para os Estados Unidos.

Obtida pela destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, a cachaça é tradicionalmente usada na elaboração da caipirinha, que virou marca do Brasil no exterior. No país, são produzidos por ano cerca de 1,5 bilhão de litros de cachaça – a maioria em destilarias e uma parte de fabricação artesanal, em pequenos alambiques. São mais de 30 mil produtores e 5 mil marcas.

Paralelamente, Obama e Dilma negociarão acordos sobre aviação e comunicações. Também foi solucionada a pendência sobre o suco de laranja, pois os norte-americanos vetaram a entrada do produto brasileiro no país. No entanto, após a interferência da OMC, os Estados Unidos aceitaram rever suas leis.

Calendário

Próximo feriado será somente em março

Além da Páscoa e do Carnaval, outros quatro feriados podem ser prolongados; para os campo-grandenses, o aniversário da Capital é mais um deles. Veja a lista

01/01/2025 10h20

Alanis Netto/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em 2025, serão celebrados 12 feriados nacionais, sendo oito deles em dias úteis e seis podendo ser prolongados. Depois desta quarta-feira, 1º de janeiro, o próximo feriado acontece somente em março, com o Carnaval, que começa no dia 1º, um sábado, e termina no dia 4, data que é feriado nacional.

Após o Carnaval, em abril é celebrada a Páscoa. O dia 18 é dedicado à Paixão de Cristo, referente aos dias que antecederam a crucificação e morte de Jesus, desde a Última Ceia até a cruz.

A data cai em uma sexta-feira, e já na segunda-feira, 21 de abril, é Dia de Tiradentes, mais um feriado nacional.

Além do Carnaval e da Páscoa, o calendário de 2025 tem quatro feriados que caem na quinta-feira, podendo ser prolongados. São eles:

  • Dia do Trabalho - 1º de maio;
  • Corpus Christi - 19 de junho;
  • Dia da Consciência Negra - 20 de novembro;
  • Natal - 25 de dezembro.

Em contrapartida, quatro feriados caem aos fins de semana:

  • Independência do Brasil - 7 de setembro (domingo);
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro (domingo);
  • Dia de Finados - 2 de novembro (domingo);
  • Proclamação da República - 15 de novembro (sábado).

O feriado estadual da Criação do Estado de Mato Grosso do Sul, celebrado no dia 11 de outubro, também cairá em um fim de semana.

Já o aniversário de Campo Grande, no dia 26 de agosto, será celebrado em uma terça-feira, possibilidade de mais um feriado prolongado. Os campo-grandenses têm ainda o feriado do Dia de Santo Antônio, padroeiro da Capital, no dia 13 de junho, que será uma sexta-feira.

Assine o Correio do Estado.

MS-382

Casal morre em acidente envolvendo quatro veículos pouco antes da virada do ano

Acidente aconteceu na MS-382, após o casal deixar o filho para celebrar o réveillon em Bonito

01/01/2025 09h15

Veículo foi atingido frontalmente por uma caminhonete e na traseira por um jeep

Veículo foi atingido frontalmente por uma caminhonete e na traseira por um jeep Rio Brilhante Digital

Continue Lendo...

Gledson Peixoto e Andrea Brisolin morreram na noite da última terça-feira, dia 31 de dezembro de 2024, em um acidente envolvendo quatro veículos na MS-382, a cerca de 10 quilômetros de Guia Lopes da Laguna. Conforme apurado pela mídia local, o casal voltava de Bonito após deixar o filho, de 21 anos, na Capital do Ecoturismo, local onde ele celebraria a virada do ano.

Veículo foi atingido frontalmente por uma caminhonete e na traseira por um jeepFoto: Rio Brilhante Digital.

Eles estavam em um Chevrolet Ônix quando uma Toyota Hilux, com placa de Rio Brilhante, colidiu frontalmente com o veículo. Informações preliminares apontam que a caminhonete havia invadido a pista contrária, no entanto, a polícia ainda irá concluir a investigação. A condutora foi socorrida com ferimentos, e não há atualização a respeito de seu estado de saúde.

Após a colisão, outros dois veículos se envolveram no acidente. Um Jeep Compass colidiu contra a traseira do Ônix. O veículo, que foi "prensado", ficou completamente destruído.

O quarto veículo foi uma Fiat Strada, que vinha logo atrás. Os ocupantes dos veículos não apresentaram ferimentos graves.

Gledson e Andrea eram naturais de Jardim e Guia Lopes da Laguna, mas moravam em Campo Grande.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).